Buscar

Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem

Prévia do material em texto

Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem
Os elementos da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código.
As funções da linguagem são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos da comunicação.
Em Análise do Discurso vimos que alguns filósofos, pensadores e linguistas foram responsáveis pela elaboração da análise da linguagem em aspectos estruturais (sintaxe) e semânticos (sentido). 
Os elementos da comunicação foram desenvolvidos pelo linguista russo, Roman Jakobson que diz que para haver interação, os seis elementos abaixo devem estar presentes:
· Emissor: orador, narrador, autor.
· Receptor: ouvinte, leitor, telespectador, usuário, destinatário.
· Código: o sistema linguístico ou comunicativo, um conjunto de signos e regras linguísticos, Língua.
· Mensagem: texto, discurso, o conteúdo, o que está sendo dito.
· Contexto: o referente, a situação.
· Canal de comunicação: o contato, o meio.
· Ruído: ou seja, qualquer coisa que interfira na comunicação. (Não é obrgatório)
Os elementos comunicativos desempenham seis funções:
1. Função Referencial, Denotativa ou Informativa: foco no referente (contexto), objeto ou situação da mensagem trata, com informações objetiva. Típicos de textos descritivos, científicos e jornalísticos. Utiliza sentidos reais, literais das palavras ou expressões, como forma de garantir que a informação esteja em destaque.
2. Função Emotiva ou Expressiva: foco no emissor é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista. Típico em artigos de opinião, poemas líricos, diários e cartas pessoais.
3. Função Conativa ou Apelativa: foco no receptor/destinatário com objetivo de persuadi-lo. Típico de mensagens publicitárias, propagandas, textos religiosos.
4. Função fática: também chamada de função de contato. Foco no canal, no veículo de transmissão, quando o emissor busca estratégias para manter a interação com o receptor. Visa estabelecer contato entre os sujeitos. Um exemplo é uma saudação entre duas pessoas que se encontraram.
5. Função metalinguística: foco no código,  quando o objetivo da mensagem é falar sobre a própria linguagem. Como em de dicionários e gramáticas. Autorretratos.
6.  Função poética: foco na mensagem; valoriza o texto na sua elaboração. Típico de obras literárias e publicitárias.

Continue navegando