Buscar

Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100922 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
No Quilombo dos Palmares, o mais importante dos quilombos no Brasil, os refugiados sobreviviam
a ) da extração do ouro.
b ) da cultura da cana-de-açúcar e do café.
c ) cometendo pequenos furtos na região.
 d ) da cultura do milho, da mandioca, do feijão e da bananeira.
QUESTÃO 2
"O Conselho de Direitos Humanos nasceu sob o signo da provisoriedade, pois apenas no prazo de um ano dever-se-á decidir sobre o futuro do sistema de relatores especiais, do procedimento de queixas individuais perante os mecanismos extraconvencionais de proteção, e sobre a Subcomissão para a Promoção e a Proteção de Direitos Humanos. Algumas decisões, contudo, já foram tomadas, como a criação de um 'mecanismo universal de revisão periódica' que deve servir para estudar a situação dos direitos humanos em todos os países. Ainda, algumas mudanças deverão ser implementadas no que se refere ao Conselho. Para assegurar às ONGs o seu estatuto consultivo, deverão ser emendados os artigos 68 e 71 da Carta. Dever-se-á reconhecer, ademais disso, a todos os sete comitês estabelecidos por tratados internacionais o estatuto de observadores permanentes perante o Conselho de Direitos Humanos."
(VILLAN DURAN, Carlos. Luzes e sombras do novo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 6-17, dez. 2006. Disponível em: <" title="Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452006000200002&lng=en&nrm=iso>">www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452006000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 fev. 2016.)
 a )
Entre suas principais atribuições, o Conselho de Direitos Humanos tem como vocação institucional "promover o respeito universal pela proteção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas, sem distinções de nenhum tipo e de forma justa e equitativa (Assembleia Geral, Resolução 60/251, §2).
b ) Antes da criação do Conselho de Direitos Humanos, havia a Comissão de Direitos Humanos, que, sem qualquer efetividade, não sobreviveu nem mesmo 10 anos.
c )
O Conselho de Direitos Humanos é formado por 47 Estados-membros, eleitos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, de forma que a escolha acaba tendo cunho político.
d ) Não há qualquer relação de funções entre a antiga Comissão de Direitos Humanos e o novo Conselho de Direitos Humanos.
e )
A grande novidade trazida com o Conselho de Direitos Humanos foi a Revisão Periódica Universal (RPU), que é um mecanismo em que se realiza um exame da situação de direitos humanos da totalidade dos Estados-membros da ONU em ciclos de quatro anos (no primeiro ciclo) e quatro anos e meio (a partir do segundo ciclo). A RPU passa a ser de adoção obrigatória e o Estado-membro examinado não participa da avaliação, nem mesmo pode aceitar ou rejeitar as "recomendações" feitas.
QUESTÃO 3
"No que tange à saúde, o artigo 15 e seguintes do Estatuto do Idoso estabelecem o acesso universal do idoso à saúde plena, garantida pelo Sistema Único de Saúde mediante prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde" (SANTIN, 2009, p. 521).
Sobre o direito à saúde do idoso é correto afirmar:
a )
Não há previsão na legislação estatutária de obrigação de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos.
 b )
Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover seu sustento, impõe-se ao Poder Público prover alimentos, no âmbito da assistência social.
c )
Diante da condição de incapacidade, ao idoso, mesmo que esteja no domínio de suas faculdades mentais, não é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.
d ) Ao idoso internado ou em observação não é assegurado o direito a acompanhante.
e )
O Estatuto do Idoso perdeu uma grande oportunidade de estabelecer proibições relacionadas ao aumento indiscriminado dos planos de saúde particular em razão da idade.
QUESTÃO 4
Os negros da etnia banto, capturados em Moçambique, foram levados para algumas regiões da América. No Brasil, eles desembarcaram majoritariamente em quais estados?
 a ) Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro.
b ) Bahia, Pernambuco, Alagoas.
c ) Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo.
d ) Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro.
QUESTÃO 5
No período em que vigorou o tráfico negreiro, as duas colônias portuguesas que mais forneceram mão de obra escrava para a América, antes que esse posto passasse para a região do Golfo da Guiné, foram, respectivamente,
a ) São Tomé e Príncipe e Angola.
 b ) Guiné Portuguesa e Angola.
c ) Guiné Portuguesa e São Tomé e Príncipe.
d ) Cabo Verde e Guiné Portuguesa.
QUESTÃO 6
Sobre a Identidade nacional brasileira assinale a alternativa verdadeira.
a ) O Brasil democrático não alterou sua forma identitária tradicional, adotando ainda modelos da república velha.
b ) O Brasil apresentou uma identidade baseada na igualdade social dos agentes.
 c ) Durante o período getulista o samba e a feijoada ganharam contornos nacionais sendo eleitos os símbolos populares da nacionalidade.
d ) O Brasil criou uma identidade miscigenada no século XIX.
QUESTÃO 7
A exploração econômica da Guiné Portuguesa não ocorre de imediato. No entanto, os portugueses desenvolvem na Guiné um negócio que lhes renderia divisas. De que negócio se trata?
 a ) Comércio de escravos.
b ) Algodão.
c ) Cana-de-açúcar.
d ) Café.
QUESTÃO 8
Sobre o currículo formal, real e oculto pode-se afirmar que:
a ) O currículo formal é aquele que existe de fato, o real é o determinado pelo agente governamental e o oculto é inexistente.
b ) Estas distinções não existem, senão na teoria dos pedagogos.
 c )
Os agentes educacionais, professores, diretores, pais e alunos, devem saber que existem estas formas de currículo e que deve-se levar em conta, como gestor de educação, a sua existência e sua interferência no andamento da escola.
d ) A forma de tratar estes currículos distintos é se ater ao currículo formal e esquecer os outros.

Continue navegando