Buscar

Sistema integrado de manufatura AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema integrado de manufatura
AV 2
Nota: 9,0
1. Em algumas plantas industriais, os equipamentos podem ser programados manualmente, produzindo uma peça por vez, toda vez que forem programados, apresentando restrições no número de características que podem ser reproduzidas. Por isso, é mais adequado que o sistema seja controlado por um computador e monitorado por meio de um processo totalmente automatizado. Os Sistemas de Manufatura Flexíveis (SMF) apresentam, ao menos, três subsistemas. São eles:
I. Sistema de Armazenamento e Processamento de Materiais: equipamentos automatizados ou robotizados que fornecem e gerenciam materiais;
II. Sistema de Processamento: grupo de máquinas com comando numérico (CN) ou comando numérico computadorizado (CNC);
III. Sistema de Controle Computadorizado: realiza o controle operacional do conjunto.
Identifique e assinale a alternativa correta:
Está correta apenas II.
Estão corretas I e III.
Estão corretas II e III.
Estão corretas I, II e III. 
Está correta apenas III.
2. Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial. ERP é conceituado como um sistema que:
auxilia a programação de sistemas produtivos ao ritmo ditado pelos gargalos
visa ao planejamento de recursos críticos e a antecipar necessidades de recursos de curto prazo.
integrado, atende a necessidades de informações para tomada de decisão de todos os setores da empresa em uma base de dados única. 
integra o planejamento de recursos de manufatura a partir de uma base de dados única.
complementa o sistema de planejamento e controle da produção, tendo em vista a melhoria de desempenho do chão de fábrica
3. Analisando a visão geral dos sistemas de produção e de como eles algumas vezes são automatizados e computadorizados, e examinando como os fabricantes podem competir de forma bem-sucedida recorrendo-se a modernas abordagens e tecnologias de manufatura, leia e analise atentamente as afirmações a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente a perspectiva tecnológica a ser adotada e seu respectivo contexto:
Sistemas de produção: envolvem a integração e a coordenação de múltiplas estações de trabalho automatizadas e/ou manuais, por meio do uso de tecnologias de gerenciamento de materiais que visam a alcançar um efeito colaborativo se comparado à operação independente das estações de trabalho.
Automação: o uso de equipamentos automatizados, muitas vezes, pode compensar os custos de manufatura. Isso porque a automação pode reduzir os custos de mão-de-obra e os ciclos de produção, além de aumentar a quantidade produzida e a consistência do produto. 
Manufatura flexível: a flexibilidade na produção permite que os produtos possam competir de maneira efetiva na categoria “baixa diversidade / alto volume” de produtos.
Manufatura integrada por computador (computer integrated manufacturing – CIM): as tecnologias incluem o projeto auxiliado por computador (computer-aided design – CAD), a manufatura auxiliada por computador (computer-aided manufacturing – CAM) e as redes de computadores para integrar as operações de produção e contratos.
Tecnologias de manuseio de materiais: a produção normalmente envolve uma sequência de atividades realizadas em diferentes locais da fábrica. O objeto a ser trabalhado deve ser transportado, armazenado e, principalmente, identificado e rastreado manualmente à medida que se movimenta pela fábrica.
4. A produção manufatura tem como vantagens, a produção manual rápida; a redução dos erros em relação ao artesanato; alto volume produtivo; baixo custo de produção. Como desvantagens, a produção manufatureira possui alto custo de manutenção nas instalações; transporte interno excessivo e estoque acumulado. O E C M (enterprise content management) é:
uma gestão da cadeia de suprimentos que envolve o planejamento e o controle de todas as atividades envolvidas com abastecimento/aquisição (compras), produção (manufatura) e todas as atividades de logística
uma metodologia de medição e gestão de desempenho empresarial voltada para o gerenciamento de conteúdo de business intelligence.
um conjunto de modelos algorítmicos para estimativa de custos empresariais com base na governança de T I.
um sistema integrado de gestão empresarial voltado para o gerenciamento de conteúdo corporativo e composto por um conjunto de tecnologias, ferramentas e métodos que a organização utiliza para distribuir conteúdo digital. 
uma estratégia de negócio que reúne vários processos de forma organizada e integrada e que emprega sistemas integrados de gestão corporativa, com foco no cliente, para o entendimento e a antecipação das necessidades e dos potenciais de uma empresa.
5. O conceito do Sistema de Manufatura Flexível surgiu na Grã-Bretanha, em 1960, e a sua primeira aplicação aconteceu sete anos mais tarde, nos Estados Unidos. Os primeiros sistemas executavam a manufatura de famílias de peças, utilizando máquinas-ferramentas de controle numérico. No contexto da construção civil, o aumento da complexidade dos objetos e processos resultou na inserção de uma mentalidade industrial, principalmente as soluções adotadas na indústria da manufatura. Nesse contexto, a noção de modelagem de produto foi modificada, almejando uma simulação virtual do produto, buscando abrigar todo o “ciclo de vida” do modelo. Esse conceito de gerir a informação com um sistema de múltiplas vistas conectadas a um modelo evoluiu para uma nova metodologia, como uma modelagem paramétrica que busca integrar todos os processos relacionados à construção do produto da edificação. O enunciado se refere a qual método de desenho assistido por computador?
Realidade Aumentada (RA). 
Computer Aided Design 3D (CAD 3D).
Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).
Realidade Virtual (RV).
Building Information Modeling (BIM).
6. Os sistemas de manufatura são projetados para reagirem e se adaptarem às diversas mudanças nos processos industriais, incluindo falhas, esperadas ou não, Sistemas de Manufatura Flexíveis (SMF) - ou Flexible Manufacturing System (FMS) em inglês -, são, basicamente, sistemas de produção altamente automatizados, capazes de produzir uma grande variedade de peças e produtos por meio de um único equipamento e software. Eles fornecem uma série de benefícios de produção e ajudam as empresas a alcançarem o sucesso em seus negócios. O ciclo de vida do produto “motor de automóvel” dura de 8 a 10 anos, sofrendo apenas pequenas variações de projeto. Que tipo de sistema fabril deve ser utilizado para fabricação de tais produtos que possuem ciclo de vida longo e alto volume de produção?
Linha transgredida
Sistema de manufatura integrada por computador, flexível e que tenha estações de usinagem a comando numérico
Sistema flexível de manufatura
Linha transfer 
Sistema artesanal de fabricação
7. Algumas etapas devem ser seguidas para se obter um modelo que explicite as
características do sistema real. São elas:
I. Análise do sistema – é a mais importante das etapas. Portanto, é onde se deve
despender mais tempo. Consiste do total entendimento funcional do sistema a
ser modelado. Após esse estudo, devem ser fixados os objetivos finais da
simulação, o nível de detalhamento do modelo e as condições de simulação.
II. Modelagem e programação – onde é feita a modelagem propriamente dita,
utilizando um software de simulação apropriado. É importante que o código
seja amplamente comentado e construído de forma modular para facilitar o seu
entendimento e eventuais modificações.
III. Validação do modelo – em seguida deve-se testar o modelo com o objetivo de
garantir que este representa fielmente o sistema em questão. A validação é feita
a partir de testes de situações conhecidas. Possíveis erros devem ser corrigidos
nesta etapa.
IV. Análise de sensibilidade – são realizadas modificações no modelo com o intuito
de se conhecer o comportamentodeste sob diferentes condições (verificar
gargalos, etc.).
Analise e responda corretamente:
Apenas os itens estão corretos I, III e IV.
Todos os itens estão incorretos I, II, III e IV.
Todos os itens estão corretos I, II, III e IV. 
Apenas os itens estão corretos I e IV.
Apenas os itens estão corretos III e IV.
8. Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial. O conceito de CAD (Computer-Aided Design) evoluiu desde que apareceu pela primeira vez, em 1960. Quanto à sua filosofia de última geração, que se estabeleceu nos estaleiros criados após o ano 2000, a utilização também nas demais indústrias se deu de modo que:
as máquinas de controle numérico executassem suas operações seguindo instruções de um computador.
um sistema flexível de manufatura pudesse ser integrado, eletronicamente, aos departamentos de engenharia, produção e controle de estoques. 
a construção de um modelo computacional pudesse ser usada para a simulação do funcionamento do produto desenvolvido antes mesmo da fabricação.
o desenho de superfícies fosse complementado por formas geométricas mais elaboradas.
as máquinas operatrizes executassem suas operações seguindo instruções de um computador.
9. Os principais tipos de simulação são a matemática, experimental e a computacional.
Segue algumas de suas principais características (Akbay, 1996):
I. Experimental – esse método geralmente é difícil de ser implementado, pois o
número de configurações alternativas que podem ser testados é pequeno, além
disso é caro e demorado. Quando se trata de sistema que ainda estão sendo
concebidos este método se torna inviável.
II. Matemático – oferece bons resultados pois fornece respostas ideais com pouco
trabalho com as equações. Contudo, pode não ser possível resumir a dinâmica
do sistema em uma equação, ou pode não ser possível resolver a equação.
III. Computacional – não se limita a equações para descrever a dinâmica do
sistema, variabilidade no sistema real pode ser incorporada facilmente na
modelagem associando-se distribuições aleatórias às entradas do modelo,
consequentemente, faz-se necessário o tratamento estatístico dos dados obtidos.
Além disso, é preciso realizar muitas tentativas para descobrir qual o melhor
sistema, o que pode levar bastante tempo. Analise a questão e identifique as acertivas:
Estão incorretos Itens I, II e III.
Estão corretos itens I, II e III. 
Estão corretos apenas os itens I e III.
Estão incorretos apenas os itens I e III.
Estão corretos apenas os itens I e II.
10. Fazer os diferentes tipos de sistemas de informações de uma empresa trabalharem juntos é um grande desafio. Uma solução é implantar aplicativos integrados, isto é, sistemas que abrangem todas as áreas funcionais, executam processos de negócios que permeiam toda a empresa e incluem todos os níveis de gerência. Existem, pelo menos, quatro grandes aplicativos organizacionais integrados: Sistemas ERPs – Planejamento de Recursos Empresariais, Sistemas de Gestão de Cadeia de Suprimentos – SCMs, Sistemas de Relacionamento de Clientes – CRMs e Sistema de Gestão de Conhecimento SGCs. Cada um desses aplicativos integra um conjunto de funções e processos de negócios, a fim de melhorar o desempenho da organização como um todo. Dessa forma, identifique a afirmativa verdadeira:
Os SGCs permitem às organizações administrar melhor seus processos, a fim de capturar e aplicar conhecimentos e expertise. Esses sistemas coletam conhecimento e a experiência relevantes na empresa e também os tornam disponíveis onde e quando forem necessários para melhorar os processos de negócios. 
A Intranet de uma organização pode ligar a organização a diversos parceiros de negócios como fornecedores.
Os SCMs ajudam as empresas a administrar suas relações com os clientes. São sistemas interorganizacionais porque automatizam o fluxo de informações através das fronteiras organizacionais.
Os ERPs são utilizados para integrar processos de negócios nas áreas de manufatura e produção, finanças e contabilidade, vendas e marketing e recursos humanos em um único sistema de software. Uma das características desse sistema, é o armazenamento dos dados em vários repositórios de dados ou banco de dados.
CRMs ajudam as empresas a administrar suas relações com os clientes e fornecedores. Esses sistemas fornecem informações para integrar todos os processos de negócios que lidam com o cliente, em termos de vendas, marketing e serviços.

Outros materiais