Buscar

apol 1 estado ss no brasil apoio popular

Prévia do material em texto

apoio popular. Um dos ícones no que diz respeito à construção da teoria política foi o pensador Nicolau Maquiavel, com sua obra clássica intitulada O Príncipe. Sendo assim, analise as questões abaixo:
 I.A ética política, defendida pela igreja católica, seria aquela por meio da qual o Príncipe defenderia e manteria o seu poder de Estado.
II. Para Maquiavel, as duas moralidades (valores políticos e morais) são incompatíveis, e sendo assim, não podem ser utilizadas dentro da mesma perspectiva, ou seja: vida política e vida comunitária.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	Apenas item I.
	
	B
	I e II.
	
	C
	Apenas a II.
	
	D
	Nenhuma das alternativas
	1C
	2B
	3A
	4D
	5C
	6E
	7D
	8B
	9D
	10A
PRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 2/10 - Estado e Serviço Social no Brasil
O neocontratualismo é uma tese contemporânea, data de meados da década de 1980, seguindo pelos anos 1990. De acordo com seus estudos, quais são os autores de referência do neocontratualismo?
	
	A
	John Locke e Thomas Hobbes.
	
	B
	Norberto Bobbio e John Rawls
	
	C
	Karl Marx e Jean-Jacques Rousseau.
	
	D
	Thomas Hobbes e Kant.
	1C
	2B
	3A
	4D
	5C
	6E
	7D
	8B
	9D
	10A
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 3/10 - Estado e Serviço Social no Brasil
Conforme as Rotas de Aprendizagem e discussões em sala de aula, com relação ao Estado de bem-estar social é correto afirmar:
 
I - é também chamado de Estado-providência, pois nele o governo adota medidas ativas para proteger o bem-estar geral dos cidadãos;
II - as características do Estado de bem-estar social variam de acordo com o governo de cada país, sendo que foram criadas três categorias de implementação deste Estado: o Liberal (ouResidual), o Conservador (ou Meritocrático) e o Social-Democrata;
III - nas décadas de 1950 e 1960, o Brasil apresentou políticas de cunho social fragmentadas, deste modo, a ampliação de serviços e programas se deram de maneira seletiva do público beneficiário, com segmentação do usuário por faixas etárias, necessidades e problemas.
 
Agora indique a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as alternativas II e III apenas;
	
	B
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	C
	Está correta apenas a alternativa II
	
	D
	Estão corretas as alternativas I e II apenas;
	
	E
	Todas as alternativas estão erradas.
	1C
	2B
	3A
	4D
	5C
	6E
	7D
	8B
	9D
	10A
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 4/10 - Estado e Serviço Social no Brasil
Dentre os contratualistas estudados até o momento, Jean-Jacques Rousseau (1712–1778) destaca-se por suas ideias e difere-se da maioria pelos argumentos e comentário, chegando a ser definido como o autor precursor do socialismo utópico. Nesse contexto, a principal obra de Rousseau se destaca por ser:
	
	A
	O Capital, 1867.
	
	B
	O Leviatã, 1651.
	
	C
	O príncipe de Maquiavel, 1532.
	
	D
	Do Contrato Social, 1762.
	1C
	2B
	3A
	4D
	5C
	6E
	7D
	8B
	9D
	10A
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 5/10 - Estado e Serviço Social no Brasil
Leia o fragmento de texto abaixo:
“A cidadania é uma das categorias mais usadas pelo Serviço Social na atualidade, apesar da sua ambiguidade que remonta às suas origens. Entretanto, o seu significado, geralmente, não é explicitado sendo desvelado por adjetivações ou pela perspectiva do texto ou do discurso em que é usada (SILVA, Vini Rabassa. O significado da cidadania no serviço social).
 
Conforme as Rotas de Aprendizagens e discussões em sala de aula, com relação a cidadania é correto afirmar:
I - Conforme afirmam Pinsky e Pinsky (2015), o conceito de cidadania não é estanque, foi e está sendo construído historicamente e a sua definição tem que ser situada no tempo e no espaço, pois pode variar conforme o momento histórico em que estivermos estudando ou vivendo;
II – Conforme Norberto Bobbio (1992), o conceito de cidadania vai se alterando conforme as demandas sociais e deste modo, só se passou a ter preocupação com os direitos das pessoas idosas a partir do momento em que os avanços da medicina garantiram longevidade aos seres humanos;
III - Muitos autores concordam que a gênese dos tratados internacionais dos Direitos Humanos esteja na chamada Convenção de Genebra, sendo este o primeiro tratado que pretendia ser universal e versava sobre “direitos humanitários”
 
Está(ão) correta(s)
	
	A
	apenas I e III
	
	B
	apenas II.
	
	C
	apenas III.
	
	D
	apenas I,II, III
	
	E
	apenas II e III.
	1C
	2B
	3A
	4D
	5C
	6E
	7D
	8B
	9D
	10A
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 6/10 - Estado e Serviço Social no Brasil
Leia o fragmento de texto abaixo e depois indique a alternativa correta.
Com relação ao papel do Estado e sua origem existem diversas interpretações. Ao longo dos últimos séculos as explicações desenvolvidas pelos “Contratualistas” explicaram que o Estado é originário de um contrato social entre os integrantes da sociedade. Essa concepção foi rejeitada por Marx que concebia o Estado como:
	
	A
	Como curador da sociedade, ou seja, aquele que zela pelos interesses de outra pessoa ou instituição;
	
	B
	Um instrumento que molda a sociedade; ele existe antes da sociedade, ou seja, ele é não histórico, transcende a sociedade;
	
	C
	Um instrumento capaz de manter a ordem natural da sociedade, colaborando para o bem comum de diferentes classes sociais;
	
	D
	Um instrumento essencial de dominação popular, estando acima dos conflitos de classe, com interesses legítimos de dominação comum;
	
	E
	Um instrumento que serve aos interesses da classe dominante em qualquer sociedade. Não é o Estado que molda a sociedade, mas a sociedade que molda o Estado pelo modo de produção.
	1C
	2B
	3A
	4D
	5C
	6E
	7D
	8B
	9D
	10A
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 7/10 - Estado e Serviço Social no Brasil
Nos estudos do contratualista Locke, o autor Arruda (2003) nos coloca que o estado surge como uma instituição com a finalidade de:
	
	A
	atender os interesses políticos da minoria que se encontra no poder legislando em favor dos seus próprios interesses.
	
	B
	defender a relação da sociedade civil com defesa dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada.
	
	C
	defender os interesses da população pobre e sem acesso aos bens e serviços e gerar e implantar políticas sociais para a população.
	
	D
	evitar conflito, contudo, sem o poder de influenciar a propriedade, mas apenas garantindo-a e regulamentando-a como direito natural.
	1C
	2B
	3A
	4D
	5C
	6E
	7D
	8B
	9D
	10A
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 8/10 - Estado e Serviço Social no Brasil
De acordo com o debate em estudo, o Estado de Natureza é aquele no qual os homens exercem, ou deveriam exercer plenamente o seu direito natural, em especial o de liberdade e o de igualdade. No Estado de Natureza não há leis fortes, apenas regras mínimas. Nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) No Estado de Natureza os homens estavam fadados a viver a guerra e o caos.
( ) Estado de Natureza significa um estado com leis voltadas totalmente para as questões ambientais.
( ) No Estado de Natureza cada um poderia fazer as suas próprias leis.
( ) No Estado de Natureza o causador do caos era o próprio direito à liberdade.
( ) No Estado de Natureza a Democracia é prioridade central.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F – F
	
	B
	V – F – V – V – F
	
	C
	F – F – V – V – F
	
	D
	F – V – F – V – F
	
	E
	F – F -_F – F - F
	1C
	2B
	3A
	4D
	5C
	6E
	7D
	8B
	9D
	10A
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 9/10 - Estado e Serviço Social no Brasil
Um dos pensadores clássicos sobre a teoria de Estado foi Kant. Este autor diferenciou a moral do direito. Para ele, a moral e o direito teriam objetivos e perfis distintos. Sendo assim, pode-se afirmar que:
 
	
	A
	O Direito, como lei interna do homem, o direcionava às decisões relativas à vida social.
	
	B
	A moral e o direito, ambas relacionadas à moral externa, exerciam coerção no homem, evitando que este tivesse atitudes contráriasao postulado em sociedade.
	
	C
	A partir do momento no qual existem regras de funcionamento e coerção na e perante a sociedade, esta seria regulada por meio da coerção da moral.
	
	D
	Aquilo que estimula o homem a fazer ou deixar de fazer determinada atitude ou atividade, está muito mais relacionado à moral do que ao direito em si.
	1C
	2B
	3A
	4D
	5C
	6E
	7D
	8B
	9D
	10A
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOENTREGAR AVALIACAO
Questão 10/10 - Estado e Serviço Social no Brasil
Dentre os contratualistas, diferentemente de Hobbes, John Locke não pressupõe que o Estado de Natureza é ruim, há apenas o inconveniente de que, pelo fato de todos serem legisladores, não há uma medida da aplicação correta destas leis. Desta forma, Locke defende que:
	
	A
	O estado de natureza é social e político, pois ele não pressupõe uma ausência total das leis e regras, mas sim que os homens vivem aplicando suas próprias leis.
	
	B
	As leis naturais no estado de natureza pressupõem uma permanência na legislação e na constituição de direito.
	
	C
	Hobbes e Locke, dois autores contratualistas, defendem o estado democrático de direito e uma sociedade presente e organizada.
	
	D
	Para Locke, o estado de natureza é unicamente social e político, e os homens, consentem e permitem a formação do Estado natural com total apoio e aprovação do estado político.
	1C
	2B
	3A
	4D
	5C
	6E
	7D
	8B
	9D
	10A
QUESTÃO ANTERIORENTREGAR AVALIACAO

Continue navegando