Buscar

PROVA ESTRATEGIA DE LEITURA 2 RESPOSTAS

Prévia do material em texto

Aprender a ler não é só uma das maiores experiências da vida escolar. É uma vivência única para todo ser humano. Ao dominar a leitura, abrimos a possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínios, participar ativamente da vida social, alargar a visão de mundo, do outro e de si mesmo. Baseado no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As atividades de leitura devem ser planejadas com objetivos definidos.
(    ) Levantar hipóteses, antecipar previsões e acontecimentos a respeito do texto a ser lido, baseado no gênero, título, subtítulo etc.
(    ) Selecionar sempre textos complexos, para estimular o senso crítico dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, Heloísa Cerri. Compreender, eis a questão! Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/linguaportuguesa/praticapedagogica/compreendereisquestao423576.shtml>. Acesso em: 26 set. 2013.
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	2.
	Ao ler, pode-se agir de diversos modos, entre os quais ler esteticamente, cujo ato centra-se no sentido aparente das palavras, aquele que está evidente. Outro modo é ler criticamente, ou seja, efetuar-se, do texto, uma leitura que priorize a abertura de lacunas, que permita ao leitor criação e recriação a partir do que leu. Este tipo de leitura leva em conta a necessidade de uma formação para o ato de ler, considera um leitor reflexivo, que aja e interaja no meio social. Além disso, leva em conta uma escola que trabalhe em vista de tal formação e um professor que assim procede no trabalho pedagógico. Acerca da leitura, vista sob esta ótica, tem-se que "[...] o ato de ler é um processo abrangente e complexo; é um processo de compreensão, de intelecção de mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica e de interação com o outro pela mediação da palavra" (BRANDÃO; MICHELETTI, 1998, p. 17). Assim, percebe-se que a leitura e o ensino desta é uma tarefa que exige dedicação, exige prática, exige meios, modos que permitam ao aluno (leitor) sentir-se atraído, criar o hábito e aperfeiçoar a prática. Acerca da leitura crítica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine; MICHELETTI, Guaraciaba. Teoria e prática da leitura. In: Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1998.
	 a)
	O tipo de leitura considerado crítico tende a excluir o leitor do envolvimento com o texto.
	 b)
	Pela leitura crítica, o leitor mantém um distanciamento considerável em relação ao texto.
	 c)
	Através da leitura crítica, o leitor sente repulsa pelo texto.
	 d)
	A leitura efetuada de modo crítico toma por base o questionamento do texto lido.
	3.
	O ato de leitura, dentro ou fora do ambiente escolar, orienta-se por objetivos variados, a exemplo do estudo, da aquisição de informações, da revisão de textos escritos pelo próprio aluno, ler por prazer, por sentir necessidade etc. O aluno-leitor precisa identificar tais objetivos, com vistas a direcionar o trabalho à realização de cada um desses. Assim, considera-se diferente ler para identificar determinada informação dentro do texto do ato de ler por simples prazer. No caso da primeira modalidade, deve-se direcionar o trabalho de modo que seja possível tal identificação. Portanto, objetivos diferentes requerem estratégias diferentes, próprias que se atinja o objetivo. Uma estratégia é a Leitura Pontual, a qual é aplicada em situações específicas de leitura. Acerca da estratégia de leitura denominada Leitura Pontual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nesta estratégia, o aluno tem por cunho a realização de alguma pesquisa ou a leitura para separar informações específicas.
(    ) Nesta estratégia, o aluno necessita manter para si o conhecimento adquirido, distanciando-se da socialização do conhecimento.
(    ) Nesta estratégia, o aluno consegue captar uma informação global do texto lido, excluindo a separação de pontos relevantes do texto.
(    ) Nesta estratégia, o aluno consegue mensurar o nível de compreensão do texto que foi lido.
(    ) Nesta estratégia, o aluno-leitor deveria realizar a discussão com vistas ao desenvolvimento da comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V - V.
	4.
	A leitura crítica é uma habilidade de grande importância quando se trata de interpretação de textos. Quando são escritos, os textos possuem marcas determinadas por quem os escreve, pela época, em que contexto e em que lugar foram escritos. Ao leitor, cabe compreender e filtrar estas marcas que, em determinadas situações, podem influenciar na compreensão da real mensagem que o texto deseja transmitir. Assinale a alternativa CORRETA quando à compreensão do texto:
	 a)
	A compreensão só ocorre quando há conhecimento prévio do assunto porque, caso o leitor seja leigo, não compreenderá o assunto.
	 b)
	A compreensão refere-se ao sentido que o texto lido faz ao leitor e mantém relação direta com a interação entre leitor e texto.
	 c)
	A compreensão ocorre quando o leitor consegue codificar o texto, ou seja, quando compreende o que está escrito nas entrelinhas.
	 d)
	Para que haja compreensão, é necessário que o leitor conheça outros textos do autor que o escreveu.
	5.
	O processo de esquematizar e sistematizar trabalha com o conceito de reduzir o texto de forma que ele continue compreensível, porém de maneira sintetizada. Entre os processos de esquematização, podemos citar como exemplos o resumo, o organograma, o mapa conceitual, entre outros. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A sistematização pode ser utilizada nas disciplinas exatas, porém, quando se trata de textos muito longos, a
esquematização e a sistematização não são estratégias eficientes.
	 b)
	Entre os processos de esquematização e sistematização mais eficientes para memorizar textos está o organograma, pois a partir deste modelo o leitor consegue compreender melhor e mais rápido.
	 c)
	Quando os textos utilizados em sala de aula, dentro de determinadas disciplinas, necessitam ser compreendidos, o professor pode utilizar como estratégia a esquematização e a sistematização.
	 d)
	Os gráficos e as tabelas são esquemas que devem ser trabalhados somente nas disciplinas que se referem a dados estatísticos ou de aspecto quantitativo, pois nas ciências humanas este tipo de esquema não se adéqua.
	6.
	O ato de ler vai muito além de simplesmente decodificar palavras. Ler implica compreender as ideias que outro alguém colocou no papel, de acordo com o conhecimento prévio que já possuímos sobre determinado conteúdo. Além disso, também é necessário avaliar os argumentos do texto, a fim de validá-los ou confrontá-los. Leia o excerto a seguir: "Quase sempre o leitor crítico não se prende ao nome do autor, é verdade que o título sempre vai dizer algo mais a ele. Seja num texto verbal ou não verbal, ele sempre se colocará em alerta, não aceitando aquilo como uma verdade. E mesmo nos textos de ficção, ele sabe que o que está ali é apoiado no real, no sentido do real. Ele lê nas entrelinhas. Ele sabe que há pistas que o transportam para além do texto". Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.tribodolivro.com/2012/06/masoqueeumleitorcritico.html>. Acesso em: 31 ago. 2016.
	 a)
	O leitor crítico deve, acima de tudo, compreender que o texto, quando tem por finalidade somente o lazer, não é passível de leitura crítica, pois não apresenta cientificidade suficiente para criar sobre ele argumentos.
	 b)
	Quando o texto é ficcional, não há necessidade de fazer inferências, pois a necessidade de aceitar ou refutar as hipóteses não é necessária, já que se sabe que o texto não é baseado na realidade.
	 c)
	Mesmo quando se trata de uma leitura para entretenimento, quando o leitor é crítico, elepode fazer inferências e é capaz de aceitar ou refutar hipóteses, de acordo com os argumentos apresentados.
	 d)
	O leitor crítico, quando lê para entretenimento, sabe que há pouca possibilidade de aproveitar algum tipo de informação ou conhecimento, pois a leitura para lazer, mesmo que baseada na realidade, não apresenta veracidade nos fatos.
	7.
	A escola tem um importante papel na formação de um leitor crítico. Só se aprende a ler com criticidade se a escola, por exemplo, criar condições para que o leitor, por meio da reflexão sobre o funcionamento da língua nos textos, seja capaz de desenvolver sua competência discursiva, de modo a interagir em diferentes situações. Sobre as etapas de leitura, analise as sentenças a seguir:
I- Na primeira etapa, que é a da decodificação, o leitor costuma fazê-la mais de uma vez, pois ele pode procurar o significado de verbetes desconhecidos.
II- O sentido que o texto tem pertence à etapa da compreensão.
III- Na interpretação, o leitor compreende que no texto lido podem existir fatos explícitos ou implícitos.
IV- Na última etapa, o indivíduo termina o processo de leitura entendendo ou não a mensagem do texto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	Frequentemente, na educação básica e também no Ensino Superior, percebe-se a grande dificuldade de os alunos lerem e interpretarem e, consequentemente, estudarem corretamente. E disso depreende-se que ler não é uma atividade tão simples como se pensa. A leitura, efetuada de maneira crítica, implica a tomada da várias atitudes. Ler criticamente não é um simples ato de decodificar, de ler despreocupadamente, de ler para adquirir informações ou acumular saberes ou ainda ampliar os conhecimentos. Ler criticamente, ao contrário, resume-se em concentrar-se naquilo que o texto expõe de mais importante, nos pontos mais relevantes, destacar ideias consideradas centrais e ideias tidas como secundárias, ditas menos importantes. Tal aspecto requer, da parte do leitor, reflexão, análise comparativa, saber diferenciar aspectos maiores, melhores, piores, mais relevantes, menos importantes, poder de síntese, julgar as ideias expostas pelo autor da obra, estabelecer intertexto. Para se efetuar uma leitura de maneira crítica, além disso, é importante que se coloquem em prática alguns conhecimentos básicos, conforme apresentado nos itens que seguem. No que se refere ao processo de leitura crítica e os conhecimentos necessários, analise as sentenças a seguir:
I- A leitura crítica requer que sejam analisadas a veracidade e a credibilidade do que é exposto no texto.
II- Para se ler um texto criticamente, é preciso que se analise a escolha efetuada das palavras e da sua significação.
III- A leitura crítica requer da parte do leitor única e exclusivamente a interpretação de palavras e a decifração de sinais.
IV- É importante que, para ler criticamente, o leitor consiga compreender a presença de estereótipos e a parcialidade no texto.
V- Ler de modo crítico significa também analisar a presença da linguagem que trabalha com aspectos emocionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	9.
	A compreensão da realidade em que a pessoa se insere, a análise dos aspectos que compõem o mundo e a extração de conclusões acerca deste passam pela leitura. Por isso, percebe-se o quanto esta é importante. É graças a ela que se pode dominar o saber, que se pode conhecer as diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, a leitura, para ser crítica, necessita passar por etapas, as quais contemplam diferentes habilidades. E para ser crítico, o leitor não pode ater-se à simples habilidade da decodificação. Por isso, o aluno, no campo da leitura, necessita ser avaliado e trabalhado no sentido de desenvolver outras habilidades além de ser um decodificador de palavras. É preciso que ele saiba associar o que leu com o mundo, com a realidade, colocar em prática os conhecimentos, analisar o texto e o modo como este está estruturado, o gênero textual, a linguagem, ler e compreender o que o autor deixou claro e aplicar os conhecimentos adquiridos na leitura e compreensão de outros textos. No que se refere ao processo de leitura crítica e às etapas pelas quais ela deve passar para ser desenvolvida, analise as sentenças a seguir:
I- A leitura crítica é desenvolvida através do entendimento das ideias contidas no texto.
II- A leitura crítica desenvolve-se via questionamento, por parte do leitor dos argumentos utilizados pelo autor no embasamento das ideias contidas no texto.
III- Inicialmente, o leitor crítico decodifica o texto e identifica uma ideia superficial.
IV- A leitura crítica pressupõe uma única etapa: a compreensão.
V- A leitura crítica passa pelas etapas de decodificação, compreensão, interpretação e retenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
	10.
	No processo de leitura, considerado crítico, conforme expõem muitos estudiosos, são contempladas algumas etapas, consideradas estas de grande importância, com vistas a que o leitor não se atenha somente a uma leitura superficial. O que se requer deste é o desenvolvimento de habilidades que possam ir além da decodificação de letras e palavras. É preciso ler para não ficar somente no nível da apreensão das ideias superficiais, mas ter a capacidade de compreender o argumento defendido pelo autor e compreender a estrutura textual, o gênero dentro do qual este foi elaborado, o que o autor disse claramente e o que ele deixou nas entrelinhas e que somente os mais versados na leitura têm condições de depreender. Além disso, no ato de leitura são colocados em prática conhecimentos adquiridos com outras leituras, estudos, os chamados conhecimentos de mundo, que podem contribuir para o entendimento do texto que se estaria lendo. Observe as etapas de uma leitura crítica:
I- A seguir, tem-se a interpretação, a qual diz respeito àquilo que está evidente ou é apresentado nas entrelinhas do texto. A atribuição do sentido textual é garantida pela etapa de interpretação.
II- Tem-se, então, a etapa de retenção das informações, que é o armazenamento das informações e, a partir destas, associá-las a outros conhecimentos, outras leituras que serão feitas. Além disso, na retenção, compreendem-se as informações implícitas no texto.
III- A etapa de decodificação passa por um processo de leitura superficial, de modo que o leitor possa captar o que o autor quis apresentar.
IV- Já na etapa de compreensão, o leitor consegue apreender qual é a tipologia adotada pelo autor, bem como inferir a intenção do autor ao escrever.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, em ordem crescente, dessas etapas:
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	IV - III - I - II.

Continue navegando