Buscar

ANEMIA MEGALOBLÁSTICA

Prévia do material em texto

manifestações clínicas da anemia megaloblastica
Apesar de muitas semelhanças, existem diferenças entre os quadros clínicos das anemias por deficiência de cobalamina e ácido fólico. Sendo assim, temos, dentro da deficiência de cobalamina, manifestações: hematológicas, digestivas e neurológicas.
	As hematológicas são as comuns a todas as anemias, ou seja, astenia, palpitação, cefaleia, irritabilidade, e petéquias e púrpuras devido a trombocitopenia. 
	As digestivas, secundárias à má absorção, são diarreia e perda de peso. Além disso, são comuns queixas de queilite angular (inflamação nos cantos da boca) e glossite (eritema e atrofia papilar).
As manifestações neurológicas estão associadas a ausência de uma reação da vitamina, provocando o acúmulo de ácido metilmalônico e a formação inadequada de metionina (importante para a formação da bainha de mielina). As repercussões são muitas, entre elas polineuropatia periférica, diminuição da propriocepção, desequilíbrio, marcha atáxica, diminuição da força dos membros inferiores, déficit cognitivo, psicose.
·	Como a deficiência de folato está mais associada a má alimentação, os pacientes apresentam-se mais desnutridos que os deficientes de cobalamina. As manifestações são muito parecidas, porém o trato gastrointestinal está mais comprometido e não ocorrem prejuízos neurológicos.

Continue navegando