Buscar

Perspectivas Profissionais

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Gina Amaral 
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais 
	Avaliação:
	Avaliação II – Individual 
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Em um mundo em que cada vez mais o público que frequenta a educação básica e que frequentará a educação superior é composto por pessoas que conhecem e usam as novas tecnologias de informação e comunicação, faz-se necessário conhecer seu perfil. Assim, quando observamos as pessoas que já nasceram em um mundo onde as tecnologias digitais, as TIC, já faziam parte do cotidiano, podemos identificar algumas características específicas que compõem seu perfil. Sobre estas características, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Aqueles nascidos em um mundo digital são mais orientados para resultados.
	
	b) Aqueles nascidos em um mundo digital são mais imediatistas e conectados.
	
	c) Aqueles nascidos em um mundo digital são mais auditivos em seu estilo de aprendizagem.
	
	d) Aqueles nascidos em um mundo digital são digitalmente alfabetizados.
	 
	 
	2.
	A Educação a Distância vem sendo considerada um instrumento relevante para o acesso ao ensino superior. De acordo com Tarcia et al. (2017, p.15), "historicamente, tivemos uma educação de qualidade para poucos. Com a expansão do número de vagas no ensino superior e com o crescimento da oferta de cursos na modalidade a distância, a qualidade assume posição central diante do impacto das tecnologias e dos novos paradigmas educacionais". Neste sentido, o modo como as tecnologias vêm sendo empregadas em cada geração do EAD transforma-se constantemente. Sobre as características da 5ª geração, que iniciou a partir dos anos de 2005, analise as sentenças a seguir:
I- A mediação dos conteúdos passou a ser contextual e isenta de interação entre professor e aluno.  
II- O M-Learning passou a vigorar e a permitir a criação de novos ambientes de aprendizagem.
III- Os conteúdos podem ser acessados pelos estudantes por dispositivos móveis, a qualquer hora e lugar. 
IV- O acesso aos conteúdos é rápido e os acadêmicos podem sanar suas dúvidas através de vários canais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TARCIA, R. M. L et al. Os significados da qualidade na Ead. In: Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016. Curitiba: InterSaberes, 2017.
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	 
	 
	3.
	As pessoas que aprenderam a lidar com as tecnologias precocemente têm mais facilidade de adaptação aos novos modos de comunicação e informação. Coelho (2012, p. 89) explica que essa nova geração é formada, especialmente, por indivíduos que não se amedrontam diante dos desafios expostos pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e experimentam e vivenciam múltiplas possibilidades oferecidas por novos aparatos digitais. Sobre os nativos digitais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COELHO, Patrícia Margarida Farias. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto livre: Linguagem e tecnologia, v. 5, n. 2, p. 88-95, 2012.
	
	a) Os nativos digitais são as pessoas que nasceram e depois de adultos começaram a ter acesso à era digital, novas tecnologias.
	
	b) Os nativos digitais são identificados pela facilidade que têm em ler livros e revistas, levando em consideração que o mais importante no momento de aprender é ter o material em mãos para manuseá-lo.
	
	c) Os nativos digitais são os nativos, aqueles que não têm o menor conhecimento da tecnologia e que na medida do possível descobrem algo novo.
	
	d) Os nativos digitais são conhecidos pelo fato de nascerem e crescerem rodeados da tecnologia, seu acesso é facilitado pelo fato de conviver com a tecnologia desde o seu nascimento.
	 
	 
	4.
	O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como a internet, classificadas como tecnologias conectadas, altera radicalmente o mundo atual em que vivemos. Basta olhar a nossa volta e perceber que a cada dia as pessoas estão mais e mais conectadas pelo uso destas tecnologias. O impacto disso na sociedade como um todo também se faz intensamente nas escolas e nos processos educativos em geral. Sobre estes impactos da inserção e desenvolvimento de novas TIC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Novas linguagens surgiram com os recursos digitais, tornando a sociedade mais complexa, fato que indica a necessidade de preparação das pessoas para este mundo atual.
(    ) Na educação faz-se necessário primeiro equacionar os problemas presentes para posteriormente focar no ingresso nas redes de conexões digitais.
(    ) Ocorre uma exclusão do estudante que não tem acesso contínuo às redes digitais, o que certamente acarreta em consequências negativas para a sua aprendizagem no mundo atual.
(    ) Pesquisas em bases de dados on-line, bibliotecas digitais, portais educacionais, publicações, compartilhamentos e discussões on-line, são alguns exemplos de serviços digitais que integram a educação no mundo atual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	5.
	O ensino a distância iniciou em 1965 com as TVs educativas, com um formato de ensino por meio de programas gravados, que ofereciam cursos para aperfeiçoamento pessoal e profissional. Ao longo dos anos, várias mudanças ocorreram com relação às TIC e ao ensino EaD, estruturando as gerações de ensino a distância. Sobre as características que conceituam o E-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Consiste em uma forma de comunicação que as pessoas conseguem pesquisar conteúdos diferenciados na instituição de ensino.
	
	b) Consiste numa ferramenta que conecta as pessoas com as tecnologias, com maior rapidez na atualização dos conteúdos.
	
	c) Consiste em um programa que permite interação em tempo real entre as pessoas por videoconferência.
	
	d) Consiste na modalidade de ensino organizada por meio de correspondências e materiais encaminhados pelo correio.
	 
	 
	6.
	Competência é tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que agrega valor, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações. Com relação aos atributos que são considerados competências importantes para os acadêmicos da educação a distância, analise as opções a seguir:
I- Fluência digital.
II- Gestão de conflitos.
III- Administração de tempo.
IV- Autonomia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções I, II e III estão corretas.
	
	b) As opções I, II e IV estão corretas.
	
	c) As opções I, III e IV estão corretas.
	
	d) As opções II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. Ademais, a UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade e ao uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, em que ocorrem as pesquisas científicas.
	
	b) A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
	
	c) A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido às instituições de ensino confessionais.
	
	d) A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
	 
	 
	8.
	A TV Cultura, conhecida como C2 Cultura em sua fundação que ocorreu em 1960 e reinaugurada no final da mesma década, teve como missão desde o seu início a veiculação deprogramas educativo, sendo, portanto, um marco histórico na educação a distância em território nacional. Atualmente, a TV Cultura é considerada um dos canais de TV de maior qualidade do mundo. O seu surgimento pode ser classificado em qual geração da educação a distância?
	
	a) Na 4ª geração da educação a distância.
	
	b) Na 2ª geração da educação a distância.
	
	c) Na 1ª geração da educação a distância.
	
	d) Na 3ª geração da educação a distância.
	 
	 
	9.
	A inserção das tecnologias acarretou mudanças na sociedade e na forma como as pessoas passaram a interpretar os fatos do cotidiano, mudou a forma de pensar, agir e alterou as relações de trabalho. Com o avanço da multiplicidade das fontes de informação por meio das tecnologias, Litto e Formiga (2011), afirmam que a informação abundante e veloz passou a fazer parte da vida das pessoas, com um impacto cada vez maior. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
	
	a) Os programas de televisão de educação favorecem os alunos em termos do horário em que são transmitidos e facilitam a interação entre professor e aluno.
	
	b) A tecnologia está disponível para todos, isso significa que tudo o que estiver nas redes sociais é verdadeiro e pode ser aproveitado.
	
	c) O fato de não ter acesso a muita informação, acaba facilitando o aprendizado dos alunos que buscam a educação a distância para concluir seu curso de graduação.
	
	d) Hábitos, costumes e valores são facilmente modificados por meio de novelas, os noticiários conseguem influenciar a população e até alterar os resultados eleitorais.
	 
	 
	10.
	O ensino a distância passou por cinco gerações distintas num processo evolutivo, começando pelo ensino por correspondência oferecido pelo Instituto Monitor e Instituto Universal brasileiro até chegar aos dias atuais com a modernização das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, gerações de educação a distância foi o termo criado para determinar o período em que ocorrem os avanços tecnológicos e, consequentemente, resulta em avanços nesta modalidade de ensino. Acerca da quarta geração (1995-2005), assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Múltiplas mídias.
	
	b) Multimídia conectada e contextual.
	
	c) Multimídia interativa.
	
	d) Multimídia colaborativa.
	 
	 
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Gina Amaral 
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais 
	Avaliação:
	Avaliação II – Individual 
	Acadêmico:
	Gina Amaral 
	1.
	O momento econômico atual do país está desfavorável, uma vez que há um número grande de desempregados. Isso provoca um rigor maior dos processos seletivos que têm mais oferta de mão de obra e podem triar melhor os candidatos. Com relação à escolha dos candidatos, descreva as etapas do processo seletivo e sua importância para a empresa. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
Anúncio das vagas pelas empresas; triagem inicial dos candidatos que podem preencher o perfil da vaga; análise doscurrículos (destaque para a importância de sua elaboração); entrevista propriamente dita em que mais uma triagem éfeita a partir dos perfis percebidos dos profissionais; entrevistas pessoais para o candidato demonstrar suas capacidades. Assim, ao final do processo, as empresas terão material suficiente para conseguir escolher o candidato adequado à vaga.
	2.
	O processo de submissão de um artigo científico para ser publicado em uma revista envolve algumas etapas. Segundo Barrass (1979), ao submeter um artigo científico a uma revista é necessário ter conhecimento sobre o escopo da revista, ou seja, verificar quais os temas são de interesse da revista. Caso seu artigo esteja fora de escopo, automaticamente, ele será rejeitado. Disserte sobre algumas características do processo de publicação de artigos. 
FONTE: BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: EDUSP, 1979. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
Antes de iniciar o processo de submissão de um artigo científico a um veículo com 
Autonomia. E necessário verificar e seguir alguns critérios: 
O artigo apresentar conhecimento relevante do assunto. 
O artigo deve ser completo, original e imparcial. 
O artigo deve apresentar referências fieis às fontes 
bibliográficas. 
	
	Acadêmico:
	Gina Amaral 
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais 
	Avaliação:
	Avaliação II – Individual 
	Acadêmico:
	Gina Amaral 
Parte superior do formulário
	1.
	Empregabilidade são características que vão permitir ao profissional ter uma chance maior de conseguir uma posição de trabalho pelas suas condições diferenciadas. Empregabilidade significa a capacidade de conseguir manter-se empregado de acordo com sua postura, ética profissional, capacidade de solucionar problemas, ter formação condizente com as necessidades da empresa, enfim é um conjunto de características que o colaborador tem, que auxiliará na permanência do seu emprego. Com relação às características da empregabilidade, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Relacionamento com seus semelhantes para criar grupos fechados que sustentem seus pontos de vista e que ajudem a se proteger perante instabilidades na empresa.
	
	b) Conhecimento dos produtos e dos serviços oferecidos pela empresa para melhor entender no que se está atuando e aprimorar a qualidade dos serviços prestados.
	
	c) Relacionamento com veteranos, para aprender com aqueles que já conhecem os processos e, com os novatos, porque podem trazer um novo olhar sobre o que está sendo feito.
	
	d) Relacionamento com aqueles que estão abaixo e acima na hierarquia da empresa para aperfeiçoar as habilidades de entendimento e suporte.
	 
	 
	2.
	Competências individuais são fundamentais para a definição de habilidades requeridas pelas organizações e podem ser pensadas em termos individuais, mas também em caráter grupal. Com relação à competência individual, analise as afirmativas a seguir:
I- As competências individuais representam as habilidades, os conhecimentos e as atitudes dos indivíduos que trabalham em uma organização.
II- As competências individuais podem variar de acordo com o grau de complexidade do trabalho.
III- A tríade CHA - conhecimento, habilidade e atitude - são os fatores que compõem as competências.
IV- As competências podem ser entendidas de diversas maneiras.
V- As competências são expressas pelo nível de estudo que cada indivíduo dedica à organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e V estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa II está correta.
	
	d) Somente a afirmativa V está correta.
	 
	 
	3.
	Atualmente, o Brasil compartilha de uma concepção de universidade que, resultou de um processo de construção com base nas IEs de outras partes do mundo. Hoje, algumas universidades apresentam interesse na realização de projetos relacionados a questões sociais. Sobre o contexto histórico das universidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A extensão é considerada o berço do ensino superior, tendo em vista seu potencial para transformar os cenários econômicos. 
(    ) A prática de extensão requer significativos investimentos na área de laboratórios, bem como na área de equipamentos de ponta. 
(    ) A extensão na universidade brasileira surge a partir de movimentos políticos e sociais realizados na Universidade Livre de São Paulo.
(    ) O movimento extensionista surge nas universidades inglesas, fruto de reivindicações das comunidades marginalizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	4.
	Segundo Pelissoli e Loyola (2004, p. 1), o M-learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem que permite a alunos e professores criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizandopara isso dispositivos móveis com acesso à internet. Sobre os dispositivos móveis que possibilitam o uso do M-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PELISSOLI, Luciano; LOYOLLA, Waldomiro. Aprendizado móvel (M-Learning): dispositivos e cenários. In: Actas do Congresso Internacional de Educação a Distância, Brasil. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/074-TC-C2.htm>. Acesso em: 8 nov. 2004.
	
	a) Televisores e aparelhos de DVD.
	
	b) Redes sociais e televisão.
	
	c) Computadores pessoais e redes de computadores.
	
	d) Tablet, laptop e smartphone.
	 
	 
	5.
	A educação a distância teve seu início propriamente dito no século XVIII. Mais especificamente em 1728, por um curso que foi divulgado pela Gazeta de Boston. O tutor responsável pelo curso oferecido era o Prof. Caleb Philipps. Qual era o meio de comunicação utilizado neste primeiro curso na modalidade de ensino a distância?
	
	a) Foi utilizado o meio de comunicação via correspondência.
	
	b) Foi utilizado o meio de comunicação via programa televisivo.
	
	c) Foi utilizado o meio de comunicação via telefônica.
	
	d) Foi utilizado o meio de comunicação via programa radiofônico.
	 
	 
	6.
	A etiqueta profissional oferece mais segurança e mesmo espontaneidade ao profissional que deve estar atento para exercer sua função adequadamente. As organizações cada dia mais valorizam profissionais que tenham tanto etiqueta como postura profissional, pois os comportamentos estão diretamente relacionados com a forma de se portar no ambiente de trabalho, o que, sem dúvida, está relacionado com a empregabilidade. Com relação às definições de etiqueta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Etiqueta é um conjunto de normas e procedimentos, características da boa educação, polidez, cortesia e hospitalidade, no relacionamento entre pessoas ou grupos, por ocasião de solenidades, eventos sociais ou mesmo no cotidiano. 
(    ) Etiqueta é a forma com que as pessoas se conduzem de acordo com normas próprias num pequeno grupo, visando a um convívio e uma comunicação assertiva.
(    ) Etiqueta é o conjunto harmonioso de boas maneiras, bons costumes (cultura), atitudes, gestos (linguagem do corpo), fisionomia, traje, palavras e voz, com o objetivo de melhorar e facilitar as relações humanas.
(    ) As normas e os procedimentos, a polidez, a hospitalidade no relacionamento entre pessoas ou grupos por ocasião de solenidade, os eventos sociais, ou mesmo no cotidiano, são características da boa educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	7.
	O Fórum Econômico Mundial, em um de seus artigos, estabelece algumas habilidades relacionadas ao trabalho, divididas em três grupos: aptidões, habilidades básicas e multifuncionais. As aptidões são divididas em cognitivas e físicas, ou seja, estão relacionadas com as capacidades dos indivíduos. Posteriormente, há as habilidades básicas, que são subdivididas em conteúdo e processo. Após, aquelas habilidades mais complexas, as multifuncionais são subdivididas em sociais, sistêmicas, resoluções de problemas complexos, habilidades de gerir recursos e técnicas. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Aptidões.
II- Habilidades básicas.
III- Habilidades multifuncionais.
(    ) Raciocínio lógico.
(    ) Leitura e compreensão.
(    ) Destreza manual.
(    ) Criatividade.
(    ) Negociação.
(    ) Tomada de decisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - II - I - III - II.
	
	b) III - II - I - II - III - I.
	
	c) I - II - I - I - III - III.
	
	d) II - I - I - II - III - II.
	 
	 
	8.
	O processo de submissão de um artigo científico para ser publicado em uma revista envolve algumas etapas. Segundo Barrass (1979), ao submeter um artigo científico a uma revista é necessário ter conhecimento sobre o escopo da revista, ou seja, verificar quais os temas são de interesse da revista. Caso seu artigo esteja fora de escopo, automaticamente ele será rejeitado. Com relação ao processo de publicação de artigos, analise as sentenças a seguir:
I- O artigo deve apresentar conhecimento relevante do assunto.
II- O artigo precisa ser escrito em linguagem rebuscada, direcionada ao público especializado.
III- O artigo deve ser completo, original e imparcial.
IV- O artigo deve apresentar referências fieis às fontes bibliográficas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: T. A. Queiroz: EDUSP, 1979.
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	9.
	O papel do docente em uma Instituição de Ensino superior possui atribuições singulares que o distinguem de um docente que trabalha na Educação Básica. A verdade é que não é somente as responsabilidades e funções do docente que se alteram no âmbito do Ensino Superior, pois o estudante neste nível de ensino também possui atribuições singulares que devem ser observadas. De qualquer modo, o docente, que, por exemplo, tem tempo parcial ou tempo integral, possui desde a sua contratação certas responsabilidades em seu serviço. Sobre a responsabilidade docente nestes dois tipos de contratações, de tempo integral e de tempo parcial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O docente contratado em tempo integral divide suas 40 horas semanais com pelo menos 20 horas semanais para pesquisa, gestão, avaliação, orientação e outras atividades a parte da ministração de aulas.
(    ) O docente contratado em tempo parcial precisa ter reservado pelo mesmo 50 por cento de suas 10 horas semanais para atividades extras, ou seja, que não sejam para ministrar aulas.
(    ) O docente de tempo integral poderá dividir suas 40 horas entre, no máximo, duas Instituições, sendo que em uma delas poderá somente ministrar aulas e na outra realizar pesquisas.
(    ) O docente de tempo parcial, também é denominado de docente horista, pois pode alterar sua carga horária desde 4 horas até 39 horas, pois ao passar deste limite já se caracteriza como integral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) V - F - F - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) F - V - F - F.
	 
	 
	10.
	A educação a distância passou por cinco gerações distintas, cada uma delas teve sua relevância e contribuiu para que a educação a distância tivesse o prestígio que tem nos dias atuais. Sobre as gerações de educação a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A primeira geração de educação a distância surgiu na Inglaterra e estava pautada no Tele Ensino, no período de 1850 e 1910.
(    ) A terceira geração de educação a distância trouxe como novidade a utilização da multimídia, no período entre 1985 e 1995.
(    ) A quarta geração de educação a distância trouxe o M-Learning como alternativa aos serviços telefônicos pagos pelos acadêmicos.
(    ) A quinta geração de educação a distância introduz o uso do M-Learning, por meio do uso de multimídia conectada e contextual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	11.
	(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.PORQUE
II- A transformação  permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
	
	b) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	c) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Continue navegando