Buscar

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
Marcos Roberto da Cruz
Odilmar de Souza Junior
Adelmo Cesar Sant’ana
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Educação Física LEF 0195
27/06/2019
RESUMO
O presente relatório trata sobre considerações do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Escolar II, realizado no período de 27 de Maio a 20 de junho do ano de 2019, na escola Municipal Francisco Feifareck Júnior. O corpo docente do colégio possui 2 professores de Educação Física. Constam neste relatório os momentos considerados significativos durante todo o estágio de docência.
Palavras-chave: Criança, rotina, Brincadeira.
1 INTRODUÇÃO
Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Escolar II constitui-se em um quesito de grande relevância para nós acadêmicos de Educação Física durante a nossa formação, por nos proporcionar um elo entre a teoria estudada e a prática, permitindo-nos adquirir uma experiência na docência e até mesmo termos certeza de que estamos ou não no caminho certo. 
O estágio foi realizado na Escola Municipal Francisco Feifareck Júnior em Vidal Ramos SC, entre os dias 27 de Maio a 20 de Junho de 2019. O local do estágio apresenta uma estrutura boa com uma quadra, parque, gramada e parquinha. Havendo recursos matérias adequado para cada idade dos alunos a serem utilizadas e tendo recurso humano (professor de Educação Física), na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 
Com o Estágio podemos perceber a importância de um planejamento de aula, até mesmo a se organizar e ter uma organização pedagógica, obtendo uma experiência satisfatória e aprendizagem diferente da realidade escolar pública.
Os objetivos do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Escolar II que concluímos podem considerar as seguintes teses: 
* Criar um domínio cultural no aluno-mestre e por em prática os conhecimentos teóricos que adquirimos durante a realização desse curso; 
* Analisar através do trabalho a realidade da profissão pelo aluno-mestre, quando do seu contato direto com os alunos para melhor desenvolver suas necessidades como futuras mestre; 
* Observar e aplicar o processo ensino aprendizagem através do movimento, proporcionando a atuação dos alunos como sujeitos ativos no processo educacional. 
A Educação Física é responsável pelo desenvolvimento dos alunos, devendo oportunizar a eles a praticas e aprendizagens que utilizem o movimento de forma eficiente e controlada. O relatório está dividido em relato de observação, docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e conclusão.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	A Educação Física ao longo dos anos experimentou várias tendências passando pela tendência militar, médica, desportista, ainda as tendências da cientificidade, profissionalizante e a tendência educacional onde cada uma tem uma visão diferente de como a Educação Física deveria atuar no universo social. Hoje as duas tendências que prevalecem são a da Saúde ligada a medicina e a Educacional a Educação, uma com direito a atuação os Bacharéis em Educação Física e a outra dos Cursos de Licenciatura em Educação Física.
Para um entendimento melhor torna-se necessário uma abordagem de Silvino Santin no seu texto “Educação Física Sabedoria de Viver” diferenciando as duas tendências hoje consolidadas e atuantes nesta área. A TENDÊNCIA PROFISSIONALIZANTE talvez o mais numeroso, tem uma Educação Física definida como uma atividade profissional liberal. O profissional da Educação Física, segundo esta tendência, deve ser equiparado ao bacharel em direito, ao médico, ao economista, etc.
Somente assim a Educação Física seria reconhecida, garantindo-se uma fatia no mercado de trabalho e via legislação, assegurando-se a reserva deste mercado. Sua luta, fundamentalmente, volta-se para a política de organização profissional e institucional da classe tentando estabelecer uma legislação federal que dê suporte jurídico aos direitos profissionais fundamentais dos egressos dos Cursos de Educação Física.
Muitos são os benefícios que a Educação Física traz para um melhor desenvolvimento e desempenho do nosso corpo como os tratamentos na fisioterapia em recuperação de movimentos perdidos, na gravidez os movimentos adequados ajudam a mulher a ter melhor desempenho no parto, além de fortalecer as paredes abdominais dando maior rigidez evitando a chamada “barriga d’água”, melhora o desempenho sexual, o cérebro passa a ter maior irrigação melhorando os pensamentos.MATTOS, Mauro Gomes; NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física Infantil: inter-relação movimento, leitura, escrita. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2007.
A pratica da ginástica dança, natação diminui o interesse aos vícios das drogas e do álcool, melhora a estética do corpo, dando maior rigidez à pele, seios, nádegas, melhorando o tônus muscular. Com a prática dos exercícios físicos teremos um coração mais vigoroso, artérias livres de gorduras, articulações azeitadas, níveis de açúcar normais, equilíbrio hormonal, sono mais tranquilo, pressão normal, bom humor, postura correta, melhora da autoestima, mais fôlego, as mulheres passam a ter mais alívio da TPM, mamas protegidas contra câncer, os homens a próstata mais protegida, os dois passam a ter mais entusiasmo no sexo, memória mais afiada, ossos mais fortes e sistema imunológico reforçado.
Por isso hoje a educação física é tratada com um fator de saúde e devemos dar a atenção devida tanto nas academias e consultórios como nas escolas.GONÇALVEZ, Maria Cristina ET al. Repensando a Educação Física: Educação Infantil ao Ensino Fundamental. 
3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
 Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Escolar IIconstitui-se em um quesito de grande relevância para nós acadêmicos de Educação Física durante a nossa formação, por nos proporcionar um elo entre a teoria estudada e a prática, permitindo-nos adquirir uma experiência na docência e até mesmo termos certeza de que estamos ou não no caminho certo. 
O estágio foi realizado na Escola Municipal Francisco Feifareck Junior em Vidal Ramos SC, entre os dias 27 de Maio a 20 de Junho de 2019. O local do estágio apresenta uma estrutura boa com uma quadra, parque, gramada e parquinha. Havendo recursos matérias adequado para cada idade dos alunos a serem utilizadas e tendo recurso humano (professor de Educação Física), na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 
O estágio nos deu o conhecimento necessário e adequado para que nós possamos
aplicar, assim que julgar necessário dentro de uma sala de aula ou mesmo em outra atividade.
Ao concluir este relatório chegamos à conclusão de que o estágio supervisionado é
uma maneira de estudo utilizado em que o estabelecimento usufrui para nos introduzir,
através de um mestre, de como é e será a nossa futura profissão de educador.
É difícil no começo, pois ser observado pelos alunos e pelos professore, nos trouxe
medo, mas com o decorrer das aulas a segurança que tivemos, de que estamos proposta a fazer, vai ser feito muito bem, se fortalece, então as aulas passaram despercebidas, terminando e deixando o gosto da saudade e o desejo de seguir em frente e um dia quem sabe.
Houve momentos cansativos que geraram o desanimo, a tristeza e até mesmo a
desincentivação, mas com a ajuda dos amigos, da professora de estágio e familiares esses obstáculos foram superados e agora estamos preparadas para transmitir ao meu semelhante todos os nossos conhecimentos adquiridos, pois chegamos à reta fina.
Com o Estágio podemos perceber a importância de um planejamento de aula, até mesmo a se organizar e ter uma organização pedagógica, obtendo uma experiência satisfatória e aprendizagem diferente da realidade escolar pública.
Os objetivos do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Escolar I, que concluímos podem considerar as seguintes teses:
* Criar um domínio cultural no aluno-mestre e por em prática os conhecimentos teóricos que adquirimos durante a realização desse curso;
* Analisar através do trabalho a realidade da profissão peloaluno-mestre, quando do seu contato direto com os alunos para melhor desenvolver suas necessidades como futuras mestre;
* Observar e aplicar o processo ensino aprendizagem através do movimento, proporcionando a atuação dos alunos como sujeitos ativos no processo educacional.
A Educação Física é responsável pelo desenvolvimento dos alunos, devendo oportunizar a eles a praticas e aprendizagens que utilizem o movimento de forma eficiente e controlada. O relatório está dividido em relato de observação, docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e conclusão.
4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (considerações finais)
 O estágio supervisionado, como espaço interativo de apropriação e revisão do fazer pedagógico da educação física, é um momento de significativa aprendizagem e possibilidade de vivenciar práxis associando o conteúdo e o conhecimento apreendidos em sala de aula à vivência propriamente dita do exercício da profissão docente. Todos os momentos de vivência do estágio permitem que os alunos reflitam sobre a profissão professor. O tema é discutido em seminários, debates em sala de aula e também por intermédio das aulas virtuais. Procura-se nesses encontros discutir, refletir e responder às perguntas comuns citadas neste texto. As fichas preenchidas e os portfólios construídos nos auxiliam no desenvolvimento dessas reflexões e do aprendizado.
Dessa forma, o estágio possibilita ao aluno fazer uma ligação entre tudo o que vem aprendendo e estudando no curso com a realidade e a dinâmica do cotidiano escolar, oferecendo-lhe a oportunidade de refletir sobre os conhecimentos teóricos adquiridos de forma isolada e articulá-los com o objetivo de desenvolver a práxis como reflexão/ação sobre e na construção humana. O estágio do curso de Educação Física da Fumec tem possibilitado essa ponte.
Os alunos reconhecem isso e conseguem vivenciar bem os três momentos de estágio do curso: observação, coparticipação e docência supervisionada.
O que ainda é um grande desafio é a realização do acompanhamento desses alunos porque o curso é à distância e os alunos são provenientes de locais bastante diferenciados. Como não se trabalha com a figura do tutor, o próprio professor da disciplina de Estágio, o professor supervisor, é quem o acompanha, em parceria com a unidade escolar. Essa parceria se concretiza de forma colaborativa entre todos os envolvidos.
Estágio supervisionado do curso de Educação Física licenciatura, modalidade àdistância.
Considera-se, finalmente, que o estágio supervisionado é um grande desafio nos cursos de formação de professores pela importância e complexidade que lhe são conferidas. Portanto, é necessário refletir constantemente sobre esse processo, sua organização e desenvolvimento. Este texto é uma tentativa de contribuir nesse sentido, instigando novas discussões a respeito.
REFERÊNCIAS
MATTOS, Mauro Gomes; NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física Infantil: inter-relação movimento, leitura, escrita. 2. Ed. São Paulo: Phorte, 2007.
GONÇALVEZ, Maria Cristina ET al. Repensando a Educação Física: Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Modulo três. Curitiba: Equipe BNL, 2008.

Continue navegando

Outros materiais