Buscar

ciencias politicas IV

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Ciência Política (DIR56)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Reposição ( Cod.:464363) ( peso.:3,00)
	Prova:
	14509452
	Nota da Prova:
	5,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As teorias contratualistas, elaboradas por filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, foram atualizadas por John Rawls. Nessa atualização foram incorporadas as noções de posição originária, véu da ignorância e princípio da diferença. A posição originária diz respeito ao momento no qual precisamos decidir como viver em sociedade. Na posição originária não sabemos qual será nosso lugar na sociedade, todos os indivíduos estariam sob o véu da ignorância. Sem saber qual será a posição ocupada todos seriam justos para evitar beneficiar ou prejudicar grupos específicos. As desigualdades só seriam aceitas se as oportunidades estivessem abertas a todos sem discriminação e para beneficiar cidadãos menos privilegiados, o chamado princípio da diferença. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A igualdade social absoluta é o ponto de partida e a base do contrato social.
(    ) O véu da ignorância permite a tomada de decisão evitando privilégios à grupos específicos.
(    ) Na posição originária todos conhecem seu papel e atribuições na sociedade.
(    ) O princípio da diferença propõe valorizar as pessoas talentosas e seu trabalho na sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	2.
	A República é conhecida como uma forma de governo cujo chefe do Estado é eleito pelo povo ou seus representantes, sendo que seu governo tem uma duração limitada. A eleição é realizada através de voto livre e secreto, sendo que o chefe de Estado será chamado de Presidente da República. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A República Aristocrática exerce no governo uma classe privilegiada pela origem ou conquistas. Resume-se a um grupo de pessoas que possuem vantagens sociais e populares.
(    ) A República Democrática é representativa e participativa com governo direto ou misto, considerado um governo democrático.
(    ) A República Democrática é conhecida como a república em que o poder do Estado pertence ao povo ou a um parlamento que a represente.
(    ) Não há diferenças entre a república aristocrática e democrática no que diz respeito à candidatura a governante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	3.
	Maquiavel é conhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, justamente por escrever como o Estado e o Governo realmente são. Maquiavel restringe a classificação de Aristóteles em duas formas de governo: monarquia (poder centrado em um indivíduo) e república (poder temporário em que o povo vota). Sobre as concepções de política de Maquiavel, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Política é a forma de conciliar a natureza humana com a marcha inevitável da história: envolve fortuna e virtu.
(    ) Por fortuna, compreende-se a contingência própria das coisas políticas: é a manifestação de Deus ou a Providência Divina. Podendo o homem, com seu papel na história, desafiar e mudar a fortuna.
(    ) Por virtu, compreendem-se a habilidade de atuar da modo certo e tempo certo, tendo as características: força de caráter, entusiasmo militar, desenvoltura no cálculo, inteligência, rigor no trato dos adversários.
(    ) É um dos, se não o mais importante, pensadores do liberalismo clássico, defendendo que o Estado deve garantir o exercício e a segurança da propriedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	No século XX, houve alteração na política adotada por determinadas nações, transferindo a responsabilidade ao Estado. O Welfare State é conhecido como um tipo de organização política e econômica em que o Estado é o agente da promoção social e organizador da economia, sendo que nos anos 70 começou a entrar em crise. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A crise foi gerada por conta da burocratização e centralização excessiva.
(    ) Uma crise correspondente à falência do Estado foi gerada na Segunda Guerra Mundial, não afetando a sociedade. 
(    ) A crise do Welfare State foi conhecida também como uma crise de caráter financeiro.
(    ) A crise do Welfare State não teve como consequência a perda de eficácia social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	A teoria do Estado estuda os fenômenos do Estado, desde sua origem, formação, estrutura, organização, funcionamento, bem como suas finalidades, compreendendo-se no seu domínio tudo que considera no Estado ou sobre sua influência. A teoria sistematiza conhecimentos, desde jurídicos, filosóficos, políticos, históricos, econômicos, entre outros. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É a ciência empírica que estuda a formação e divisão do poder.
	 b)
	Significa elevação para a participação no poder ou para a influência na sua repartição, seja entre estados, seja no interior de um estado, entre grupos humanos que nele existem.
	 c)
	É atribuir um âmbito muito restrito, é limitá-la praticamente à análise jurídica e das funções entre os estados.
	 d)
	Uma elaboração intelectual define os principais atributos do poder político em uma sociedade, estabelecendo suas relações com os diversos grupos sociais, suas funções e formas de atuação e de legitimação, além de sua evolução ao longo do tempo.
	6.
	O pensamento político contemporâneo está baseado numa série de correntes anteriores que chegaram a determinar o relacionamento com os períodos históricos (breves) à atual forma dos sistemas políticos, bem como sua caracterização ideológica atual. Destacamos alguns autores importantes no estudo de ideias políticas, com diversos conceitos, na visão dos pensadores: Hannah Arendt, John Ralws e Anthony Giddens. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Arendt pontua que as características dos regimes nacional-socialista, hitlerista e stalinista, adequando os fatores que acenderam a condução destes dois regimes para o totalitarismo.
(    ) A visão do pensador John Rawls busca retomar a teoria do contrato social, em sua obra ?O Liberalismo Político?, que exibe princípios de justiça, liberdade e igualdade. 
(    ) As ideias geraram debates instigados, defendendo o princípio da liberdade.
(    ) A terceira via (neoliberalismo e social-democrata), como sistema de governo, expõe sinais de exaustão aos problemas crescentes da sociedade contemporânea.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Podemos considerar como clássicos da política, autores que apresentam uma contribuição significativa para a teoria política e a formação do Estado moderno. Nesse contexto, destacam-se Nicolau Maquiavel com a representação realista do Estado, Thomas Hobbes com a defesa do Estado como poder absoluto, John Locke com a base do pensamento liberal clássico e Jean Jacques Rousseu com a crítica às instituições civis. Sobre as teorias dos principais pensadores políticos clássicos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nicolau Maquiavel.
II- Thomas Hobbes.
III- John Locke.
IV- Jean Jacques Rousseau.
(    ) Os direitos naturais da propriedade e liberdade são a base do estado civil.
(    ) O medo e a consciência da necessidade da paz social levam à submissão a um poder soberano.
(    ) Através de suas análises, demonstra queo Estado é um fim em si mesmo.
(    ) A política é a esfera do poder e a atividade da consistência coletiva.
(    ) A liberdade e a igualdade são fundamentais para a existência do contrato social legítimo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - II - I - III.
	 b)
	III - II - I - I - IV.
	 c)
	I - IV - III - I - II.
	 d)
	II - III - IV - II - I.
	8.
	A Ciência Política tem como objetivo estudar os comportamentos políticos, bem como de toda a organização política dentro do Estado, avaliando sobre todos os aspectos. Seja na origem, organização, funcionamento e suas finalidades. Referente à Ciência Política, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Ciência Política não pode ser considerada como um conhecimento ordenado, racional, objetivo e método da realidade política.
	 b)
	A Ciência Política pode ser entendida como a observação, a análise, a comparação, a sistematização e o esclarecimento dos acontecimentos e eventos políticos.
	 c)
	A Ciência Política reconhece as alternativas de poder a não ser do Estado, com uma linha de pensamento voltada à economia.
	 d)
	O Estado e o poder não são fundamentais para a compreensão e o estudo da Ciência Política.
	9.
	O sistema de partido único é alvo de diversas críticas nos escritos de Ciência Política, sendo que em todos os textos pesquisados nenhum dos autores apresentam características positivas sobre o sistema. A formação dos tipos de sistemas partidários está intimamente ligada ao modelo de sistema eleitoral. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sistema majoritário de segundo turno tende ao multipartidarismo no primeiro turno.
(    ) O sistema majoritário de segundo turno tende ao bipartidarismo no segundo turno.
(    ) O sistema majoritário simples possibilita o surgimento do sistema pluripartidário.
(    ) O sistema proporcional possui configurações partidárias tendem bipartidarismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	O absolutismo preponderou no Ocidente até o século XVIII, quando a burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos cansaram de sustentar o luxo e os caprichos de uma nobreza decadente através de altas taxas e imposto aplicados pelo rei. Neste contexto um dos movimentos mais marcantes contra o absolutismo foi:
	 a)
	A segunda  Guerra Mundial.
	 b)
	A Revolução Francesa.
	 c)
	A primeira  Guerra Mundial.
	 d)
	A Guerra dos Canudos.
	11.
	(ENADE, 2016) A formação histórico-social do Brasil revela posição periférica com relação ao desenvolvimento dos países de economia central, o que lhe atribui patamar desigual e, ao mesmo tempo, combinado das forças produtivas, porque o arcaico e o moderno convivem numa aliança de dominação burguesa para a (super) exploração e apropriação da riqueza socialmente produzida pela classe trabalhadora. Considerando o texto acima, uma das particularidades do capitalismo brasileiro consiste:
FONTE: FERNANDES, F. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5 ed. São Paulo: Globo, 2006 (adaptado).
	 a)
	Na adesão ao modelo universal da democracia tipicamente burguesa.
	 b)
	Na dissociação entre o desenvolvimento capitalista e a adoção do regime democrático.
	 c)
	Na transição do modelo urbano-industrial para o chamado agronegócio.
	 d)
	Na adoção do capitalismo como principal resultado dos movimentos populares.
	12.
	(ENADE, 2016) A partir da análise da relação Estado/sociedade civil em Gramsci, pode-se afirmar que o controle social [...] é contraditório.
CORREIA, M. V. C. Controle Social na Saúde. In: MOTA, A. E. et al. (Orgs.). Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, v. 1, p. 111- 138, 2006.
A partir do fragmento do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O controle social pode ocorrer via políticas públicas e, na perspectiva das classes subalternas, envolve sua capacidade de interferir na gestão pública, mediante disputa pela construção da hegemonia.
PORQUE
II- Segundo a perspectiva gramsciana, o controle social é balizado por uma correlação de forças contraditórias e exercido, de um lado, pelo Estado e, por outro lado, pela sociedade civil.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Parte inferior do formulário

Continue navegando