Buscar

empreendedorismo Avaliação I - ( Cod512496)

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Flávia Stinglin (2467272)
	
	Disciplina:
	Empreendedorismo (ADM63)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512496) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19900553
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O intraempreendedor é qualquer pessoa, dentro da empresa, que utiliza seu talento para criar e conduzir o projeto de caráter empreendedor no interior da organização. Segundo Hashimoto (2006), este intraempreendedor se comporta de maneira diferente, com competências diferenciadas dos demais. Sobre as competências do intraempreendedor, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	Possui habilidade para compreender o setor e as implicações de suas tendências e mudanças.
	 b)
	Possui habilidade para motivar e influenciar o comportamento dos subordinados.
	 c)
	Possui habilidades para entender o produto, o desenho, a concepção e o potencial do produto.
	 d)
	Possui habilidade para criar uma rede de contatos com pessoas de pouca influência.
	2.
	Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram o exemplo da professora Sara Sarasvathy, que descobriu que os empreendedores nem sempre esmiúçam um problema de modo a visualizar o resultado do processo chamado de causalidade. Ao invés disso, os empreendedores usam o processo de efetuação, conhecem primeiro os meios disponíveis e assim escolhem os possíveis resultados. Sobre o processo de efetuação, analise as sentenças a seguir:
I- O princípio da colcha de retalhos enfatiza a criação de algo novo a partir dos meios já existentes, sendo que os retalhos são os meios (quem sou, o que conheço e quem conheço).
II- O princípio da perda suportável enfatiza a negociação com os stakeholders que estão dispostos a participar do projeto de formar um novo empreendimento. 
III- O princípio da limonada enfatiza a necessidade de usar os imprevistos ao invés de evitá-los, transformando as dificuldades em oportunidades. 
IV- O princípio do pássaro na mão enfatiza o quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Os empreendedores são percebidos como indivíduos importantes para o setor econômico e o desenvolvimento social de uma região. Assim, para que um empreendedor tenha sucesso é primordial possuir algumas competências. O empreendedor precisa ter as definições do tão famoso "CHA". Sobre o significado desta sigla e como pode ser definida, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O "C" do CHA é definido como competência, o "H" como habilidade e o "A" como aprimoramento.
	 b)
	A habilidade, neste caso, está relacionada à ação, à proatividade e a ter iniciativa.
	 c)
	Com relação à atitude, é correto afirmar que está associada ao aprendizado teórico.
	 d)
	O conhecimento pode ser considerado o saber adquirido na escola, no dia a dia quando aprendeu a escrever, até o final de uma graduação, é um conhecimento contínuo. Essas competências são técnicas.
	4.
	Empreender, principalmente em momentos de crise, torna-se uma alternativa para muitos brasileiros, mas não basta sonhar, é preciso colocar no papel a ideia e que esta traga retorno para o empreendedor. Para colocar em prática, é preciso identificar oportunidades, criar novos negócios ou novos mercados. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza o empreendedorismo:
	 a)
	Assumir riscos calculados; criar valor; identificar oportunidades.
	 b)
	Assumir riscos; buscar informações; não criar valor.
	 c)
	Assumir riscos não calculados; não buscar informações; identificar oportunidades.
	 d)
	Assumir incertezas; aceitar o fracasso; trabalhar em equipe.
	5.
	A GEM - Global Entrepreneurship Monitor - elaborou dois tipos de estágios para demonstrar o nível de atividade empreendedora da população. Esses níveis são chamados de Taxa de Empreendedorismo inicial (TEA) e Taxa de Empreendedores Estabelecidos. Partindo desse pressuposto, classifique V para a sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Os empreendedores nascentes são aqueles envolvidos na estruturação do próprio negócio, mas que não possuem pagamento de salários ou pró-labores, por exemplo.
(    ) Os empreendedores novos são aqueles envolvidos na estruturação do próprio negócio, mas que não possuem pagamento de salários ou pró-labores por exemplo, por mais de três meses.
(    ) Os empreendedores estabelecidos administram um negócio e são proprietários de um negócio novo que já pagou salários e gerou pró-labores ou qualquer forma de remuneração aos proprietários por mais de quarenta e dois meses.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GEM. Empreendedorismo no Brasil. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo et al. Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2014.
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	6.
	Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre essas oito dimensões, analise as sentenças a seguir: 
I- Quanto à dimensão estratégia, o empreendedor é orientado pela percepção da oportunidade.
II- Quanto à dimensão controle de recursos, o empreendedor foca na posse ou emprego de recursos necessários.
III- Quanto à dimensão da estrutura administrativa, o empreendedor foca em uma estrutura simples, com várias redes informais. 
IV- Quanto à dimensão de orientação para o crescimento, o empreendedor foca em um crescimento seguro, lento e firme. 
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	O Brasil buscou se estruturar e apoiar o empreendedorismo com diversos programas de incentivo. Em situações como a de ensino de empreendedorismo, pode até mesmo ser comparado aos Estados Unidos. Sobre esses programas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os programas Softex e Gênesis, criados em 1990, apoiam atividades empreendedoras ligadas a softwares em universidades.
(    ) O programa do Governo Federal, Brasil Empreendedor, buscou dar capacitação a milhões de empreendedores.
(    ) Empretec e Jovem Empreendedor do Sebrae buscam o desenvolvimento do empreendedor e melhorar seu desempenho.
(    ) Cursos das universidades que se dedicam ao ensino do empreendedorismo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Muitas discussões foram levantadas sobre o termo empreendedorismo. Grandes pesquisadores levantaram diversas questões sobre o que é ser empreendedor e quando se está empreendendo. Para tanto, é importante verificar as classificações das escolas com diferentes perspectivas trazidas por Cunningham e Lischeron (1991). Sobre essas escolas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escola Bibliográfica.
II- EscolaPsicológica.
III- Escola Clássica.
IV- Escola da Administração.
V- Escola da Liderança.
VI- Escola Corporativa.
(    ) Estuda os empreendedores a partir das características comportamentais e de personalidade.
(    ) Estuda a vida e a história de grandes empreendedores, mostrando os traços que são inatos e não podem ser desenvolvidos. 
(    ) Marcada pela inovação. Acredita que o empreendedor cria algo novo e não apenas possui, por exemplo, Henry Ford II, que herdou a fábrica da família.
(    ) O empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo.
(    ) Para ela, o empreendedor é quem administra e organiza um negócio com seus ônus e bônus (lucros ou prejuízos), planejando, organizando, direcionado e controlando o negócio.
(    ) Estuda o empreendedorismo em prol de organizações complexas que possuem ações como abrir novos mercados, desenvolver produtos, entre outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CUNNINGHAM, J. Barton; LISCHERON, Joe. Defining entrepreneurship. Journal of Small Business Management, 1991.
	 a)
	II - I - III - V - IV - VI.
	 b)
	II - III - I - IV - V - VI.
	 c)
	I - II - IV - III - VI - V.
	 d)
	III - IV - V - VI - I - II.
	9.
	Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Sobre o empreendedorismos e a administração, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente.
	 b)
	A administração não deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros, pois não são consideradas empresas.
	 c)
	A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes era utilizada apenas para empresas com fins lucrativos.
	 d)
	A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente.
	10.
	Entre 1270 e 1290 foi cunhada, pela primeira vez, a palavra empreendedorismo por Marco Polo, buscando estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Com base nessa questão histórica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Idade Média. Definia aquele que gerenciava grandes projetos de produção com recursos provenientes do governo do país.
(    ) Século XVII. Relação entre assumir riscos e empreendedorismo. O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar algum serviço. Preços pré-fixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor.
(    ) Século XVIII. Empreendedores confundidos com gerentes ou administradores, sendo analisados somente como aqueles que organizam a empresa sempre a serviço do capitalista.
(    ) Séculos XIX e XX. Capitalista e empreendedor foram diferenciados. Industrialização.
Agora, assinale a alternativa a que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando