Buscar

prova final Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia

Prévia do material em texto

1.
	O ensino da Geografia, bem como de outras disciplinas, deve estar articulado com as ferramentas tecnológicas disponíveis na escola. A prática docente no ensino de Geografia também pode ser viabilizada por instrumentos menos convencionais no cotidiano escolar, que podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem aponta muitos leques de possibilidades de se planejar, organizar, desenvolver, avaliar e revisar atividades diversificadas em todas as áreas do conhecimento.
(    ) A Geografia em dados momentos planejados, precisa ser ensinada com a utilização dos novos recursos tecnológicos, para facilitar o trabalho docente, bem como a compreensão da disciplina.
(    ) O Google Maps não foi desenvolvido para fins educacionais, mas é uma ferramenta de grande potencial para ajudar no processo de ensino-aprendizagem da Geografia.
(    ) Explorar com os alunos algumas ferramentas adicionais, como a visualização em satélite, o clima e alguns marcadores. Ressaltar para eles que todas as transformações humanas sobre a superfície representam a construção do espaço solidário e perfeito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	Os conhecimentos cartográficos iniciam-se através da alfabetização, denominados por Simielli (2007) como alfabetização cartográfica, sendo o objetivo básico das séries iniciais. Neste sentido, é necessário que o professor desenvolva na criança a visão cartográfica. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Proporcionar atividades a partir do espaço mais próximo da realidade do aluno, ampliando para os mais distantes.
(    ) O espaço para a criança ainda é muito abstrato, e é a partir da sua realidade que a criança adquire noções espaciais.
(    ) O mais importante para a alfabetização cartográfica é saber ler, interpretar e identificar as informações existentes em um mapa.
(    ) Uma das contribuições para o entendimento cartográfico é proporcionar o lúdico e a exploração da linguagem visual, como: gráficos, figuras, imagens e outros. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu início. O lúdico como processo educativo tem demonstrado que não se está abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos a serem apresentados à criança. As atividades lúdicas são importantes para o desenvolvimento sadio e para a apreensão dos conhecimentos através da percepção, imaginação, fantasia e sentimentos. Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente. Com relação ao lúdico, analise as sentenças a seguir:
I- Tornou-se um traço essencial na psicofisiologia do comportamento humano. Brincar é uma atividade paradoxal: livre, imprevisível e espontânea, porém, ao mesmo tempo, regulamentada.
II- Tornou-se uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente. O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade.
III- Corresponde atualmente aos jogos nos computadores e aos momentos de estudo em sala de aula.
IV- Possibilita a socialização, a criticidade e estimula a motivação em aprender e assumir responsabilidades. O lúdico tem intencionalidade, objetivos e consciência clara de sua ação com relação ao desenvolvimento e à aprendizagem infantil.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Trazendo textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, os jornais são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para uma criança tomar gosto pela leitura de jornais, basta inculcar na cabeça dela a ideia de que jornal é coisa de gente grande. 
(    ) É importante fazer os alunos se relacionarem com o jornal como se fossem leitores avançados.
(    ) Antes de começar qualquer trabalho, porém, o professor precisa buscar informação sobre os jornais em estudos desenvolvidos na área e conhecer um pouco da linguagem gráfica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	5.
	O mapa é uma forma reduzida de se representar a Terra, ou parte dela. Essas representações obtêm informações chamadas de linguagens cartográficas, que se compõem de três elementos principais. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Símbolos.
II- Escala.
III- Projeção.
(    ) É a relação entre a distância do mapa reduzida, com a distância real. 
(    ) É a transferência da imagem da esfera terrestre para uma área plana.
(    ) É uma representação gráfica de objetos, que devem ser de fácil reconhecimento no mapa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - III - II.
	6.
	A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor. Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alunos e professores pertencem a um meio geográfico, pelo qual são influenciados e no qual exercem influências. Essa relação com o meio perpassa aspectos sociais, econômicos, culturais, históricos, ambientais e possibilita a proposição de situações didáticas em que os interesses e saberes dos estudantes venham à tona por meio da problematização dos saberes construídos em seu cotidiano. 
(    ) O ensino de geografia deve possibilitar a interação dos sujeitos por meio de uma organização com base na dualidade espaço geográfico e tempo cronológico, privilegiando o desenvolvimento individual dos alunos e a relação coletiva entre professor e aluno, a partir da definição de conteúdos organizados em nível crescente de complexidade.
(    ) Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade e criando possibilidades de avanços na aprendizagem dos alunos pela meritocracia, ou seja, melhores notas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V
	 b)
	F - F - F
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	7.
	Historicamente, pode-se afirmar que o objeto de estudos da ciência geográfica nem sempre foi o mesmo, pois esta área de conhecimento passou por diferentes correntes e concepções teórico-metodológicas e filosóficas. Segundo Müller (2011), a dificuldade para definir o objeto de estudo da geografia ainda persiste, pois ainda existem divergências sobre a questão. Busca-se, porém, superar a fragmentaçãoe as dicotomias (divisões). Com relação ao objeto de estudo da geografia na contemporaneidade, analise as seguintes afirmativas:
I- Há um consenso geral entre os teóricos da geografia sobre a questão do espaço, o espaço geográfico, como principal conceito da geografia, auxiliado por um conjunto de categorias: lugar, região, território, sociedade, paisagem, entre outros.
II- Alguns autores consideram como objeto de estudo da geografia as relações socioespaciais, suas dinâmicas e implicações sobre os espaços. 
III- Há autores que explicam a geografia como uma ciência complexa, múltipla e em constante reformulação, alternando seu foco de estudos entre o binômio: geografia regional X geral; geografia crítica X tradicional; geografia dos lugares e da percepção X geografia das cidades e cultural.
IV- Outros tantos autores a veem como o estudo da diferenciação de áreas, através das descrições das paisagens e seus elementos geográficos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MÜLLER, Rosimar Bizello. Metodologia e conteúdos básicos da geografia. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	8.
	Ao longo do desenvolvimento da Geografia, vislumbrou-se uma diversidade de objetos de análise, com vistas ao alcance de cientificidade dessa área do conhecimento. Considerando o contexto atual, uma das principais defesas que tem balizado o debate teórico-metodológico dessa área de conhecimento é o de que essa ciência objetiva. Sobre o que essa ciência objetiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Explicar os fenômenos atuais por meio de uma reconstrução cultural, mediante fatos religiosos.
	 b)
	Compreender a lógica do arranjo espacial relacionada ao princípio de coerência na ordem espacial.
	 c)
	Realizar grandes sínteses globais, mediante o inventário e a organização do material jornalistico, segundo grandes eixos explicativos.
	 d)
	Analisar o elemento fenomenológico, o real, concebido como aquilo que se apresenta, evidenciando o interesse pelo concreto.
	9.
	Paul Vidal de La Blache é figura de grande importância para a constituição da geografia humana na passagem do século XIX ao século XX. Na época de Paul Vidal de La Blache, a geografia era encarada como auxiliar da história. Por isso, a geografia lablachiana acaba criando tipologias próprias à geografia, em vias de sistematização, e centra-se no estudo da relação entre o homem e o meio, temática que até a atualidade permanece recorrente, além de retomar discussões com relação ao conceito de região, que na geografia também permanece uma temática atual. Rejeitava a ideia preconizada que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade. Referente às ideias que fizeram contraponto à tese de Vidal de La Blache no século XIX, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Milton Santos e seu estudo do espaço em objetos e ações.
	 b)
	Friedrich Ratzel, alemão e teórico do determinismo geográfico.
	 c)
	Karl Marx, que influenciou o desenvolvimento da geografia marxista.
	 d)
	Yves Lacoste e sua geografia a serviço do Estado Maior.
	10.
	Em resumo, a cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. De acordo com a definição de cartografia da Associação Cartográfica Internacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o conjunto dos estudos e das operações acadêmicas, artísticas e técnicas que intervêm a partir dos resultados de observações diretas ou de exploração de um arquivo, em vista da conceitualização e do estabelecimento de mapas, planos e outros modos de expressão, assim como de sua utilização.
	 b)
	É o conjunto dos estudos e das operações científicas, artísticas e técnicas que intervêm a partir dos resultados de observações diretas ou de exploração de uma documentação, em vista da conceitualização e do estabelecimento de mapas, planos e outros modos de expressão, assim como de sua elaboração.
	 c)
	É o conjunto dos estudos e das operações culturais, artísticas e técnicas que intervêm a partir dos resultados de observações diretas ou de exploração de um arquivo, em vista da conceitualização e do estabelecimento de mapas, planos e outros modos de expressão, assim como de sua utilização.
	 d)
	É o conjunto dos estudos e das operações científicas, artísticas e técnicas que intervêm a partir dos resultados de observações diretas ou de exploração de uma documentação, em vista da elaboração e do estabelecimento de mapas, planos e outros modos de expressão, assim como de sua utilização.
	11.
	(ENADE, 2011) Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo. Trata-se de aprendizado que se inicia:
FONTE: ALMEIDA, R. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002 (com adaptações).
	 a)
	Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais.
	 b)
	Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço.
	 c)
	Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.
	 d)
	No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica.
	12.
	(ENADE, 2005) Em uma aula de Geografia, o professor discutiu com os alunos o que é território. Em seguida, solicitou uma pesquisa sobre os conflitos mundiais que envolvem a questão do território, indicando etapas da pesquisa, tais como: o levantamento de fontes bibliográficas, análise de informações, documentos e elaboração de um texto acerca do que foi pesquisado. Propôs aos alunos que se organizassem em grupos para a divisão de tarefas e discussão da importância do trabalho colaborativo, do respeito às diferentes opiniões e da necessidade da tomada de decisões coletivas. De acordo com o tratamento dado aos conteúdos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, pode-se considerar que nessa aula o professor trabalhou, respectivamente, com conteúdos:
	 a)
	Conceituais, atitudinais e procedimentais.
	 b)
	Conceituais, procedimentais e atitudinais.
	 c)
	Atitudinais, conceituais e procedimentais.
	 d)
	Atitudinais, procedimentais e conceituais.

Continue navegando