Buscar

BALANÇO PATRIMONIAL1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BALANÇO PATRIMONIAL
O balanço patrimonial é o relatório que evidencia qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da empresa em uma determinada data.
A demonstração contábil informa sobre os bens, direitos e obrigações de uma empresa. Sendo possível identificar todos os seus investimentos e fontes de recurso.
Isso é feito de forma a colocar o patrimônio em equilíbrio, igualando bens e direitos a obrigações e a participação dos acionistas. Desse equilíbrio advém o termo balanço, que remete a uma balança de 2 pratos perfeitamente equilibrada, onde de um lado estão os Ativos (Bens e Direitos de uma empresa) e de outro estão seus Passivos (Obrigações) somados com seu patrimônio líquido (o que sobra se todos os passivos forem saldados).
Dessa forma, se o patrimônio líquido (PL) pode ser melhor explicado e compreendido através da equação: “PL = Ativos – Passivos”, o balanço patrimonial pode ser melhor compreendido como uma variação dessa equação que afirma o mesmo da seguinte forma: “Ativos = Passivos +PL”.
Isso posto, fica mais fácil compreender porque o balanço é organizado em duas colunas, a da esquerda com os ativos, e a da direita com os passivos da empresa. E também porque o resultado da adição dos valores dispostos nas duas colunas, os totais de passivos e ativos devem sempre ser iguais.
Ativos: Bens e Direitos
Os bens e direitos são a parte do patrimônio de uma empresa que é chamada de ativos. Eles são recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros. Assim sendo, compensa também diferenciá-los.
Bens são tudo que possa satisfazer alguma necessidade da organização, eles possuem um valor e são de posse da empresa. Por exemplo, móveis, imóveis, equipamentos, máquinas, e até mesmo dinheiro em cofre.
Um direito, por outro lado, nada mais é do que um bem que não está sobre o poder direto da empresa. Como, por exemplo, dinheiro depositado em um banco, recursos recebidos pelo aluguel de uma máquina, ou mesmo o pagamento ainda não recebido de algo que você já vendeu.
Passivos: Obrigações
Os passivos são representados pelas obrigações para com terceiros, que para ser saldadas exigirão a liquidação de ativos.
As obrigações são de certa forma opostas aos direitos, elas se originam de bens que não são seus, mas estão sobre o seu poder como uma máquina alugada, dinheiro emprestado, o trabalho de um funcionário. Tais itens geram obrigações que em algum ponto serão pagas através da liquidação de ativos.
Patrimônio Líquido
Patrimônio Líquido é o patrimônio que pode ser efetivamente convertido em valor monetário se necessário, o que resta, quanto todas as obrigações são pagas com os recursos dos bens e direitos.
Ele também pode ser enxergado como a diferença positiva entra os ativos e passivos de uma empresa.
Organização do Balanço Patrimonial
Conforme explicamos anteriormente, para melhor representar o equilíbrio da equação “Ativos = Passivos – PL”, o balanço patrimonial é organizado com o detalhamento de todos os ativos a esquerda e passivos a direita.
Além disso, os ativos e passivos são agrupados em contas de acordo com seu tipo e organizados por ordem de liquidez. Os valores mais líquidos (que podem ser mais rapidamente transformados em dinheiro) aparecem primeiro no balanço.
Para facilitar essa organização os ativos são separados nos seguintes blocos de contas:
· Ativos Circulantes: Direitos que a empresa consegue transformar em dinheiro (realizar) em menos de 1 ano. Dentro desse blocos estarão dispostas contas como: Caixa, Bancos, Contas a Receber e Estoques.
· Ativos não Circulantes: Bens e direitos com realização acima de um ano.
De forma similar os passivos também são separados em:
· Passivo Circulante: obrigações que vencem no prazo de até um ano.
Onde estarão contas como: Fornecedores, Empréstimos e Impostos.
· Passivo não Circulante: obrigações com vencimento superior a um ano.
E por último na coluna dos passivos são mostrados os valores referentes ao Patrimônio Líquido. Recursos diretamente investidos pelos sócios, reservas de capital e etc.
Conclusão
O Balanço Patrimonial é um documento de importância imensa para empresas. Não somente por ser de apresentação obrigatória, mas por ser capaz de demonstrar o verdadeiro estado do patrimônio de uma organização.
Como profissionais de contabilidade, devemos prezar pelas melhores práticas e garantir que nossos clientes estejam trabalhando em conformidade com as legislações e de posse de informações estratégicas relevantes para o seu negócio.
Por último, como o Balanço Patrimonial é entregue via ECD (Escrituração Contábil Digital), é importante ficar atento a todas as atualizações no SPED, e se adiantar para que nenhum contratempo comprometa a conformidade de nossos clientes.
O Portal SPED Brasil é autoridade no cenário fiscal nacional e dissemina informações sobre o SPED a mais de 13 anos.
Biografia; https://www.spedbrasil.com.br/balanco-patrimonial/

Continue navegando