Buscar

AGORA QUE COMI, VOU COMER TODO DIA CONSUMO EM EXCESSO

Prévia do material em texto

DIA 20 – VOLTE AOS TRILHOS 
AGORA QUE COMI, VOU COMER O DIA TODO.
Você já teve esse pensamento? 
Hoje, você vai aprender a responder aos pensamentos; especificamente aquele que o incentiva a abandonar a dieta pelo resto do dia, depois que você comeu alguma coisa não planejada. 
Seu pensamento pode ser parecido com: “Não posso acreditar que me dei permissão para comer isto! Eu realmente estraguei tudo. Então, agora, vou comer o que quiser durante o dia inteiro e retomar a dieta amanhã”.
Mas, não há razão para esperar. Será que você estragou tudo, de verdade? Claro que não! O que você comeu? Um hambúrguer extra? Um sonho recheado? Um pedaço de torta? 
Vamos supor que você tenha comido um alimento contendo 500 calorias. Para engordar 450g, você teria que comer aproximadamente 3500 calorias extras - sete vezes mais do que você comeu; 500 a mais não irá afetar substancialmente o seu peso. 
Então, você comeu 500 calorias extras - bem, e daí? Faz mais sentido parar agora ou continuar comendo? Não há motivo para continuar comendo 100, 200, 300 ou até mesmo 3000 calorias extras. Essa ideia está representada graficamente mais adiante.
É claro que é melhor parar de comer assim que possível.
No momento em que se der conta disso, e após ter comido, NÃO SE CULPAR, e entender que quanto mais comer:
- Se sentirá ainda pior depois
- Irá adiar teus resultados
- E o que comer a mais não lhe trará tanto prazer
Reconheça que cometeu esse deslize. Diga para si mesmo: “Tudo bem, eu não deveria ter comido aquilo. Cometi um erro. Mas, com certeza, não vai ser este erro que vai me fazer engordar nesta semana”. 
Elogie-se por ter parado de comer - seja qual for o momento quando isso ocorreu. Se você desejava continuar comendo e não o fez, merece elogios! É importante não se sentir desmoralizado, precisa se dar um desconto por ser um ser humano e ter cometido erro. 
Fique atento a sentimentos de fracasso e desamparo, é normal desviar-se da dieta de vez em quando. Ninguém é perfeito. 
OUTRO ERRO:
Continue a comer normalmente. Algumas pessoas pensam: “Agora que comi algo que não podia, tenho que compensar; não comerei mais nada pelo resto do dia”. 
Ao pensar assim, você pode se sentir infeliz, ressentido ou ansioso com a expectativa de que terá muita fome mais tarde. E então, pode acabar decidindo comer tudo o que quiser. 
Entenda. Não é um problema tão grande. Vá em frente e continue seguindo o planejamento pelo resto do dia. Aprenda com tudo isso. Use esta experiência como uma oportunidade para aprender a evitar ocorrências semelhantes no futuro.

Continue navegando