Buscar

Processo de Software Final D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Processo de Software 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Métricas de softwares possibilitam realizar uma das atividades mais fundamentais do processo de gerenciamento de projetos: o planejamento. Segundo Gomes (2016, s.p.), uma métrica pode ser entendida como "a relação entre duas medidas de grandezas iguais ou diferentes. Um exemplo seria o número de defeitos identificados em um lote de produtos finalizados (defeitos [número] / total do lote [número])". Portanto, a partir desse, pode-se identificar a quantidade de esforço, de custo e das atividades que serão necessárias para a realização do projeto. Na engenharia de software, existem dois tipos de medidas: as indiretas e as diretas. Disserte sobre as medidas indiretas e diretas em processos de software.
FONTE: GOMES, Luciano. Medidas, métricas e indicadores na gestão de processos. Disponível em:
<http://blog.iprocess.com.br/2014/05/medidas-metricas-e-indicadores/>. Acesso em: 13 out. 2016.
	Resposta Esperada:
- As medidas diretas são indicadores concretos do projeto através dos atributos do tipo custo, esforço, prazo, quantidade de erros, tamanho, número de linhas de código, entre outros.
- As medidas indiretas são indicadores mais subjetivos e também extraídos através de outras métricas do projeto, como confiabilidade, facilidade de manutenção, usabilidade, qualidade, funcionalidade e eficácia, entre outros.
	2.
	Os modelos representam um esboço do processo, incluindo as principais atividades, sua ordem de execução, requisitos e responsabilidades. No entanto, o modelo não descreve ações, recursos e restrições de execução. É apenas um apoio, não sendo isoladamente suficiente para controlar todo o processo de desenvolvimento de software (SOMMERVILLE, 2007). O ciclo de vida do processo é realizado pelas etapas de Planejamento, Análise e especificação de requisitos, Projeto, Implementação, Testes, Operação e Manutenção. No que diz respeitos às etapas especificação do processo, disserte sobre as etapas de Análise e especificação de requisitos e Projeto.
FONTE: SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 8. ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2007.
	Resposta Esperada:
Análise e especificação de requisitos: envolve a etapa de entendimento do problema e definição do escopo do projeto através da elaboração e refinamento dos requisitos, deixando claro os resultados e funcionalidades do projeto/aplicação desenvolvida.
Projeto: envolve a etapa de criação e definição da arquitetura do projeto e as especificações do software, tendo como referência os requisitos e o modelo de processo utilizado.
Parte inferior do formulário

Continue navegando