Buscar

Economia

Prévia do material em texto

Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva)
	1.Sob a visão dos economistas marginalistas, o valor das mercadorias produzidas depende de dois fatores: a utilidade e a raridade. Assim, quanto maior o valor agregado de um produto, maior poderá ser seu preço de venda. Logo, o empresário age racionalmente quando:
	 a)
	Minimiza seus custos.
	 b)
	Aumenta seu faturamento.
	 c)
	Minimiza suas vendas.
	 d)
	Iguala Receita Marginal aos Custos Marginais.
	
	O desenvolvimento das economias de mercado evoluíram para diferentes formas ao longo de seu processo de maturação. Houve momentos mais prósperos e outros de depressão econômica - como aquele durante a grande crise de 1929. Com relação ao contexto em que se organiza o capitalismo no mundo, analise as sentenças a seguir:
I- O período anterior ao neoliberalismo da década de 1990 é caracterizado como "capitalismo organizado", uma vez que buscou conciliar crescimento econômico com democracia.
II- No Brasil, a necessidade de uma nova forma de organizar o desenvolvimento do capitalismo após a década de 1970 ocorreu, principalmente, devido à desaceleração econômica e aos altos índices de inflação.
III- Uma das propostas concretas do neoliberalismo é o fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores com vistas à diminuição do desemprego e ao aumento da regulamentação no mercado de trabalho.
IV- O projeto neoliberal promoveu um crescimento sustentado da economia mundial, gerando redução da desigualdade tanto nos países centrais quanto nos periféricos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	3.
	O mercado econômico funciona como um espaço de interação constante entre os diferentes agentes econômicos. Uma das vantagens da existência do mercado é que, quanto mais consumidores, maior será a necessidade de produtos ou serviços, e maior será a quantidade de empresas dispostas a oferecê-los. De outro lado, uma das desvantagens é que:
	 a)
	A sociedade não é feita somente de consumidores com renda disponível para satisfazer as suas necessidades; logo, quem não tiver renda disponível não terá sua necessidade atendida.
	 b)
	Os consumidores e as empresas nem sempre concordam com os bens e os serviços que a sociedade precisa, assim as empresas sempre produzem bens com menor custo.
	 c)
	A sociedade é feita de consumidores prestes a satisfazer suas necessidades, porém as empresas nunca procuram satisfazer as necessidades dos consumidores.
	 d)
	As empresas estão sempre prestes para satisfazer as necessidades das pessoas, mas as pessoas preferem poupar.
	4.
	A economia nacional de um país utiliza as ferramentas do comércio internacional para planejar as decisões internas a serem implementadas. Desta forma, uma das ferramentas utilizadas no âmbito do setor externo diz respeito ao "Balanço de Pagamentos [BP]". Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O Balanço de pagamentos é composto por várias contas, dentre elas temos a Balança Comercial e a Balança de Serviços.
(    ) A Balança de Serviços numera exclusivamente a entrada de dólares decorrentes das importações e exportações de serviços. 
(    ) A Balança Comercial mede os ingressos e as saídas do país decorrentes das exportações e importações. 
(    ) As rendas oriundas de juros e/ou lucros adquiridos no exterior não são registrados no Balanço de Pagamentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	5.
	No processo produtivo, temos os custos totais, que em resumo é a somatória dos custos fixos mais os custos variáveis. Logo, conforme a produção vai aumentando, começa acontecer o fenômeno conhecido como economias de escalas. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os custos totais aumentarão em termos absolutos, mas os custos variáveis e fixos por unidade ficarão iguais, pois o aumento da produção não muda a estrutura de custos.
	 b)
	Os custos fixos e variáveis totais vão diminuir, pois à medida que aumentar a produção vai se aproveitar a capacidade instalada.
	 c)
	Esses custos fixos (aluguel, salários etc.) serão diluídos num volume maior de produção, reduzindo o custo total por unidade e reduzindo também o peso relativo dos custos fixos.
	 d)
	Os custos variáveis vão diminuir em termos relativos, ou seja, o custo total e por unidade ficarão maiores.
	6.
	A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo. Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço.
	 b)
	Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.
	 c)
	O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços.
	 d)
	No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis.
	7.
	Para mensurar a atividade econômica de um país, leva-se em consideração as transações entre bens e serviços finais realizados em um ano. De forma básica, três conceitos são destacados como formas de medir a atividade econômica: o conceito de Produto Nacional (PN), o de Renda Nacional (RN) e o de Despesa Nacional (DP). Sobre estes três conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Produto Nacional (PN).
II- Despesa Nacional (DN).
III- Renda Nacional (RN).
(    ) Esta ótica de medição leva em consideração a soma dos pagamentos feitos aos fatores de produção utilizados para se gerar o produto nacional.
(    ) Na prática, para sua contabilização, basta multiplicar as quantidades produzidas (bens e serviços finais) pelo seu respectivo preço. Depois, basta somar os resultados. 
(    ) Esta é a ótica de "quem compra", isto é, corresponde ao gasto realizado pelos agentes econômicos com o produto nacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - III - II.
	
	Na dinâmica econômica existem agentes econômicos que interagem comercialmente no mercado em função de seus interesses. Desta forma, as famílias, as empresas e o Estado vão produzindo e desenvolvendo suas atividades econômicas.Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As empresas atuam e processam os recursos produtivos, considerados relativamente escassos, em função dos desejos e necessidades das famílias.
(    ) As famílias, para satisfazer as suas necessidades, procuram consumir e adquirir os bens e os serviços produzidos pelas empresas por meio do mercado.
(    ) O mercado é considerado um agente através do qual se apresenta um espaço físico, ou não, que oferece as condições para a respectiva troca de bens e serviços.
(    ) O Estado possui o poder de interferir, por meio do mercado, nas relações entre empresários e consumidores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	 *
	Observação: A questão número 8 foiCancelada.
	9.
	Algumas medidas de combate à inflação têm consequências diversas. Para o controle da inflação, as medidas a serem tomadas deverão ser bem conduzidas, para não terminar numa recessão econômica. Dentro da política monetária, o governo utiliza algumas ferramentas, com vistas a reduzir os índices de inflação. Sob esse contexto de política econômica e combate à inflação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estimular a exportação para aumentar a entrada de divisas no país.
	 b)
	Diminuir o volume de moeda da economia, para restringir o consumo e as vendas.
	 c)
	Gerar mais empregos para garantir o crescimento econômico.
	 d)
	Ampliar a arrecadação para estimular as vendas e a consumação.
	10.
	Ao considerar o Fluxo Circular da Renda, os agentes econômicos, famílias e empresas interagem de maneira contínua, resultando num fluxo constante da renda. Quando acontece um "vazamento" desse fluxo da renda entre os agentes, há o risco de ocorrer uma queda da atividade econômica. Considerando isso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mercado financeiro.
II- Governo.
III- Resto do mundo.
(    ) Por meio deste, os vazamentos gerados pelas importações pagas às empresas de outros países é compensado através das exportações pagas pelas famílias dos outros países.
(    ) Por meio deste, o fluxo monetário do vazamento poupança das famílias é encaminhado aos investimentos necessários à atividade econômica.
(    ) Por meio deste, os impostos tirados da renda das famílias são encaminhados às diversas atividades, gastos e serviços sociais que a sociedade precisa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - II - III.
	11.
	(ENADE, 2012) Na década de 1980, o Brasil buscou combater o processo crônico de inflação ao adotar um conjunto de planos econômicos. O primeiro desses planos foi o Cruzado, sob o governo de José Sarney, que tinha algumas características básicas. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- O congelamento de preços e da taxa de câmbio e a criação do gatilho salarial. 
II- A criação do gatilho salarial e das OTNs, com a retirada da tablita para os contratos prefixados. 
III- A redução imediata dos gastos do governo federal e o aumento da tributação direta via imposto de renda. 
IV- O estabelecimento de metas claras para as políticas monetária e fiscal, sem correspondente política de reajustes salariais. 
V- O congelamento dos preços da economia, com o consequente reequilíbrio do poder de compra de todos os segmentos sociais e empresariais.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	III, apenas.
	 b)
	IV e V, apenas.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	II, apenas.
	12.
	(ENADE, 2012) A entrada de uma empresa em uma indústria pode assumir diferentes formas, seja como uma nova empresa, seja como uma empresa existente que visa à diversificação de suas atividades ou do mercado geográfico. Para avaliar as condições de ingresso em determinado mercado, uma empresa potencial entrante pode deparar-se com condutas de inibição a sua entrada aplicadas por empresas estabelecidas. Sobre o que constitui a conduta adotada por empresas e estabelecida para inibir a entrada de empresa potencial entrante, analise as sentenças a seguir:
I- A restrição à empresa potencial entrante de acesso a canais de distribuição.
II- O estabelecimento de preços elevados que incitem a cooperação entre empresas. 
III- O estabelecimento de laços entre fornecedores e consumidores que resultem em elevados custos de mudança para os consumidores. 
IV- A instalação de capacidade produtiva elevada diante de demanda estável desse mercado. 
V- O estabelecimento de reputação, que reflita fatores como qualidade, confiabilidade e relacionamento de longo prazo com os consumidores. 
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I, III, IV e V, apenas.
	 b)
	II, IV e V, apenas.
	 c)
	II e III, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.

Continue navegando