Buscar

Trabalho Projeto Estruturado ARQ

Prévia do material em texto

Atividade Projeto Estruturado (APE)
Nome do acadêmico (a): Gabriel Henrique Parra	
RA: 09019303
Tema da Atividade: Mapear as profissões na área de TI.
Profissões na área de TI
Web Designer
O design está sempre presente no nosso dia a dia, arquitetura urbana e até mesmo em aparelhos eletrônicos. Web Designer é o profissional responsável pela criação de sites. Ele atua no desenvolvimento de peças relacionadas à internet: banner, e-mails marketing, hotsites, etc. Também trabalham com Tratamento de imagens e criação de GIFs animados, sendo importante o pleno domínio de softwares do pacote Adobe, como Photoshop e Illustrator. Para se destacar, o ideal é ter boas noções de programação front-end( CSS. HTML5 e JavaScript ).
Analista de Database Marketing 
Analista de Database Marketing atuam em três áreas principais: coleta e tratamento de informações, análise, geração de inteligência e manutenção de dados.
Coleta: Pode trabalhar em parceria com Analistas de Business Intelligence, profissionais de Mídia, Administradores(as) de Banco de Dados (DBA) ou outros profissionais da área de tecnologia. 
Manutenção mantem base de dados saudáveis, atualizando fontes e cruzamento de dados, garantindo que haja precisão e fidelidade nas correspondências encontradas.
Banco de Dados
Banco de dados é um ambiente onde é possível armazenar dados de forma organizada, gerando conjuntos de arquivos. Ele permite o agrupamento de informações que podem ser extraídas para outras funções. Esses arquivos são operados pelo SGBD, Sistemas de gerenciamento de Banco de Dados. A mais conhecida é a SQL, Structured Query Language.
SQL: Server, um dos maiores do mundo, sob licença da Microsoft.
MySQL: Um Software livre, com código fonte aberto.
FirebirdSQL: Tem código fonte aberto e roda na maioria dos Sistemas UNIX.
Microsoft Acess: Um SGBD que vem junto com o Pacote Office da Microsoft.
Engenharia da Computação 
O engenheiro em computação poderá atuar em organizações que necessitem de instalações, operações e manutenção da rede de computadores, transmissão de dados e sistemas de automação comercial e industrial. O profissional poderá projetar, programar e gerenciar sistemas de software, além de criar e projetar hardware. Também é a atuação no suporte e gerenciamento de redes de computadores.
Analista de Sistemas
Analista de Sistemas têm diversas funções, que podem ser divididas nas áreas principais: o desenvolvimento de software, infraestrutura e gerenciamento da informação. Analista de Sistemas é responsável por atribuições que incluem a documentação, desenvolvimento, testes e evolução de sistemas; soluções e integração de hardware e software; gerenciamento de banco de dados, gerenciamento de redes de pequeno e médio porte; projetista e desenvolvedor de programas; consultoria de equipamentos, programas de processos. Ele também pode atuar com o suporte aos usuários.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
AUTOR: NATHALIA FRANZ. Web Designer. Disponível (http://tutano.trampos.co/11726-guia-profissoes-web-designer/ ) Acesso em: 27 de Março de 2020.
AUTOR: Ludmila Vilaverde. Analista de Database Marketing. Jornalista fissurada em games, redes sociais, tecnologia e curiosidades. Disponível (http://tutano.trampos.co/17120-guia-de-profissoes-database-marketing/) Acesso em: 27 de Março de 2020
AUTOR: Gustavo Furtado de Oliveira Alves. Banco de Dados. É mestre em computação aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, Engenheiro da computação pela ETEP Faculdades e Técnico em informática pela Escola Técnica Pandiá Calógeras. Disponível (https://dicasdeprogramacao.com.br/o-que-e-um-banco-de-dados/) Acesso em: 27 de Março de 2020.
AUTOR: Percília, Eliene. Engenharia da Computação. Brasil Escola. Disponível (https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_computa%C3%A7%C3%A3o) Acesso em: 27 de Março de 2020.
AUTOR: Sergio Kaminski. Analista de Sistemas. Disponível (https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_de_sistemas) Acesso em: 27 de Março de 2020.
1

Continue navegando