Buscar

Resenha: CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS DESENVOLVIDOS DE ARENITOS DA FORMAÇÃO AQUIDAUANA-MS

Prévia do material em texto

O texto lido trata-se do estudo da Formação Aquidauana, que está localizada no Mato Grosso do Sul. Os autores descrevem sua formação e evolução que vem ocorrendo e dissertam sobre a carência de trabalhos sobre a região. O relevo tem uma grande importância na evolução do solo pois, ele está ligado com a quantidade de agua que é infiltrada no solo assim acelerando os processos de intemperismos. Assim o texto tem o intuito de avaliar o relevo, as características morfológicas, físicas e químicas da topografia da formação Aquidauana.
O trabalho foi realizado através de aberturas de trincheiras, foi feita a classificação da drenagem do solo, houve a coleta de amostras para a análise e após as análises serem feitas, ocorreu classificação do solo segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.
Com essas analises podemos observar os resultados obtidos, tanto nos aspectos morfológicos tanto nos aspectos físico e químicos. Veri00ficaram uma cor avermelhada no solo e uma melhor drenagem nas paisagens condicionantes e onde a agua não penetra tanto encontra-se uma cor amarelada e os solos tem predominância de argila e constatou a influência das matérias de origem e o revelo na gênese do solo.
Ao decorrer do texto, tive dificuldades no entendimento dos processos que são indicados nas tabelas. Pois são informações direcionadas aos estudantes que estudando o solo com profundida e tem a aptidão de entender os termos técnicos. 
E as classificações químicas também ficou um entendimento superficial, pois são processos complexos e precisam de estudo mais aprofundado sobre química.

Continue navegando