Logo Passei Direto
Buscar

Unicesumar - Ensino a Distância

User badge image
Lais Padilha

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com a grande expansão das redes de ensino em curto espaço de tempo e a ampliação consequente das necessidades docentes, a formação destes não logrou, pelos estudos e avaliações disponíveis, prover o ensino com profissionais com qualificação adequada. Pesam nessa condição não só a urgência formativa, mas também nossa tradição bacharelesca, que leva a não considerar com o devido valor os aspectos didático-pedagógicos necessários ao desempenho do trabalho docente com crianças e jovens.
Ao considerar a citação acima e as discussões que buscaram abordar a história da formação dos professores frente às incertezas sobre o valor das teorias, do conhecimento e da escola, somadas às dúvidas relativas à capacidade das instâncias formativas de professores em bem formá-los, analise as afirmacoes abaixo.
I. Essa ideia de “formar professores” está intimamente ligada à perspectiva da escola para todos, a qual culminou na expansão da escola como instância formativa principal das sociedades nos séculos XIX e XX.
II. Paralelamente à criação das ciências da educação (séculos XIX e XX), foram pensadas estruturas que divulgassem essas ciências aos futuros professores, que, então, aplicariam em suas aulas no contexto escolar.
III. A expressão “tradição bacharelesca” pode ser tomada como mais um índice do caminho analítico da formação de professores do século XX, pautada na ideia de que para ser professor, basta aplicar conhecimentos produzidos nas disciplinas do curso.
I apenas.
II apenas.
III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.

Assim como Rui Barbosa, Fernando de Azevedo tornou-se um nome relevante no cenário educacional brasileiro. Azevedo foi responsável por várias obras no campo educacional e justamente por estar atento às questões educacionais do país, também dirigiu sua atenção para a Educação Física.
Sobre a relevância dos estudos realizados por Fernando de Azevedo no campo da Educação Física Brasileira, avalie as afirmativas abaixo e assinale V para as Verdadeiras e F para as falsas.
I. Fernando de Azevedo apresentou um projeto de lei para a criação de uma “cadeira” a ser preenchida por concurso para professor de Educação Física.
II. Fernando de Azevedo, inconformado por encontrar uma sala de ginástica cheia de espadas e fuzis tornou-se professor de Educação Física para lutar por melhorias na área.
III. Fernando de Azevedo apresentou um projeto de lei para a criação de uma “cadeira” a ser preenchida por concurso para professor de Educação Física. O mesmo participou do concurso e assumiu a vaga.
V, V, V.
F, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, F, V.

Sabe-se que as primeiras décadas do século XX testemunharam um grande interesse pelo corpo e suas práticas. A defesa pela expansão da Educação Física realizada na escola foi um traço característico daquele momento e um grande estimulador para a expansão das práticas corporais existentes na época. Tal característica, levantou a necessidade de se olhar para os lugares voltados à formação de pessoas capacitadas para o trabalho com essas práticas corporais, bem como para as publicações dirigidas à capacitação dessas pessoas.
Considerando o período mencionado no fragmento acima e seu conhecimento sobre a Educação Física Escolar (EFE) no século XX, assinale a alternativa que apresenta as publicações que obtiveram destaque no cenário da EFE brasileira nessa época e seus respectivos autores.
Educação Física Cultural, publicada em 1934 por Annibal Silveira; Educação Physica, publicada em 1935 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Autonomia, publicada em 1938 por Elenor Kunz.
Educação Physica, publicado em 1930 por Fernando Marinho; Educação Física, publicado em 1936 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Autonomia, publicada em 1938 por Elenor Kunz.
Educação Física Cultural, publicada em 1930 por Fernando Marinho; Educação Physica, publicado em 1936 por Elenor Kunz; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.
Educação Physica, publicado em 1932 por Annibal Silveira; Educação Física Cultural, publicado em 1937 por Fernando Marinho; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.
Educação Physica, publicado em 1930 por Annibal Silveira; Educação Física, publicado em 1936 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.

No campo da Educação Física, faz-se importante adequar algumas normas e procedimentos aplicados empiricamente, pelos professores dessa especialidade, aos princípios básicos recomendados pela Didática Geral. Assim, as fases da atividade docente devem ser estudadas e apropriadas pelos mesmos, bem como reflexões e considerações sobre aspectos teóricos da Educação.
Ao considerarmos o fragmento acima, nota-se as contribuições de Alfredo Faria Júnior (1937-2019) para o campo da Educação Física, em especial para a formação de professores dessa área. Nesse sentido, com posse dessas informações e de seus conhecimentos adquiridos na disciplina, assinale a alternativa correta.
Alfredo Faria Júnior apresenta para o campo da Educação Física, uma perspectiva semelhante ao que já acontecia dentro da disciplina, contribuindo de forma "singela" para a Educação Física escolar.
Na obra "Introdução à didática de Educação Física", de Alfredo Faria Júnior, nota-se que o autor busca refutar a necessidade de uma didática do professor de Educação Física para atuar no contexto escolar.
Alfredo Faria Júnior destaca a importância de a Educação Física olhar para os aspectos pedagógicos, desvinculando o ensino das "ciências anátomo-fisiológicas" que estruturavam esse campo desde o seu surgimento.
Uma das inúmeras contribuições da obra "Introdução à didática de Educação Física", de Alfredo Faria Júnior, foi o rompimento da ideia de que o professor de Educação Física era apenas um excelente executante.
Para Alfredo Faria Júnior, o professor de Educação Física deveria mostrar para a comunidade escolar uma postura didática de ensino, refutando o trabalho com as "ciências anátomo-fisiológicas" da área.

O processo de escolarização moderna teve início já no final do século XVIII, na Alemanha, experimentando grande pujança durante o século XIX. O alemão Johann Friedrich Herbart (1776-1841) propôs uma das primeiras teorizações pedagógicas de grande aceitação no mundo escolar.
De acordo com a teoria de Johann Friedrich Herbart, analise as afirmativas a seguir:
I. O filósofo determinou a maneira correta dos professores organizarem suas aulas.
II. Herbart impactou os docentes, traçando os passos formais para a organização de conteúdo.
III. O filósofo determinou a maneira correta dos professores ministrarem as suas aulas expositivas.
IV. O filosofo defendeu a ideia de uma organização de conteúdos pautada na memorização.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

A relação da Educação Física com o ambiente escolar é antiga e complexa: antiga, pois a escola pensada como um direito de todos teve seu nascimento marcado pela intensidade de defesas sobre a importância de ter em seu interior os alunos executando práticas corporais; e complexa, pois, mesmo com a intensidade de discursos que advogavam a importância dessas práticas, adequá-las às rotinas escolares sempre fora uma tarefa cheia de percalços, muitos dos quais ainda existem hoje.
Com base no fragmento acima, nota-se que a Educação Física Escolar (EFE) é marcada historicamente por desafios e dilemas, os quais tornam esse componente curricular uma área de conhecimento que ainda carece, atualmente, de atenção e estudos mais aprofundados. Nesse sentido, considerando a história da EFE, assinale a alternativa correta.
A EFE tem sua origem a partir do campo educacional, constituindo a necessidade de formar professores desvinculados aos conhecimentos da área da saúde.
A forma de atuar do professor de EFE, inicialmente, foi influenciada pelos conhecimentos provenientes das áreas da anatomia, fisiologia, biomecânica.
A ginástica foi uma das primeiras atividades da EFE, a qual possibilitou aos professores dessa prática uma atuação pedagógica semelhante aos outros professores da escola.
Com a novidade do esporte enquanto uma prática corporal da EFE, no século XX, vemos a posição pedagógica dos professores da área igual aos demais docentes da escola.
Em todos os momentos na EFE em que as ênfases a uma prática corporal se alternaram para outras, tais atividades eram ensinadas diferentemente dos contextos não escolares.

Na virada do século XX, contra a centralidade do professor, passível de ser vista nos “passos formais” a serem por ele dados em sua aula, a partir da perspectiva da pedagogia “tradicional”, nota-se o surgimento de um importante conjunto de pesquisas e obras pedagógicas que relatam a importância da “ação discente” durante sua própria aprendizagem. Este novo olhar para a Educação ficou conhecido como pedagogia da Escola Nova.
Considerando o enunciado acima e as discussões sobre a pedagogia Escolanovista, avalie as afirmativas abaixo.
I – Os “passos formais” do filósofo alemão Herbart se constituíram como ações de valorização da Educação na perspectiva da Escola Nova.
II – Na perspectiva da Escola Nova, o conhecimento a ser construído se desenvolve pela conjunção das ações docentes e discentes.
III – O aluno, na abordagem da Escola Nova, passa a ser um agente passivo no processo de construção do conhecimento escolar.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III.

Apesar de não possui formação na área pedagógica, Rui Barbosa (1849-1923) foi uma figura bastante atuante em prol da Educação e da Educação Física no cenário político e cultural do Brasil, principalmente ao exercer o papel de relator sobre reformas educacionais do ano de 1879.
Nota-se que a atuação de Rui Barbosa no parecer sobre a Reforma do Ensino Primário, trouxe um olhar diferenciado para a Educação, agregando em sua estrutura também a necessidade de uma “cultura física”. Nesse sentido, conhecendo o valor dado à Educação Física por Rui Barbosa, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas.
I – Rui Barbosa destacava a necessidade de pensar o ensino do esporte de rendimento como base de uma cultura ser ensinada dentro da escola.
II – Para Rui Barbosa, pensar a Educação Física na escola seria uma forma de manter a estruturação da Educação brasileira.
III – A Educação Física perspectivada por Rui Barbosa estava alinhada a ideia de uma Educação moderna por meio do ensino da ginástica.
F, F, F.
F, V, F.
F, F, V.
V, F, V
V, V, V.

Educação do corpo trata-se de toda e qualquer atenção que é dada à movimentação, ao asseio, à aparência, aos gestos e aos olhares que são trocados em qualquer esfera da sociedade. Nesse sentido, essa educação corporal acontece durante todo o tempo de nossa vida e em todas as relações que estabelecemos com as outras pessoas nas diferentes instituições da sociedade.
Considerando o fragmento acima e seus conhecimentos sobre a educação do corpo, avalie as afirmações a seguir.
I – No cotidiano escolar, ao longo dos anos, nota-se que os professores viabilizam suas rotinas pedagógicas de modo a contemplar a educação do corpo.
II – A educação do corpo acontece em diversas esferas da sociedade, ficando apenas as estruturas formais de ensino, como a escola, de fora desse processo.
III – Conforme evidenciado nos estudos sobre o contexto escolar, o papel do professor, ao ensinar, está associado a educação do corpo.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III.

Nos estudos realizados, pode-se observar a dedicação de estudiosos em busca do conhecimento. Descartes (1979) defendia um conhecimento “metódico”. Já Bacon (1984) pautava seu conhecimento na “experimentação”. A busca pela objetividade desses e de tantos outros pesquisadores é que o caracterizou a ciência e o conhecimento por ela produzidos.
Considerando a reflexão apresentada, e o entendimento de ciência, avalie as afirmativas a seguir com (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas:
I. Ciência consiste em um conjunto de saberes compartilháveis por uma comunidade epistêmica determinada.
II. Ciência é o ato de educar. No seu sentido mais amplo, significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.
III Ciência é um aglomerado de saberes e enunciados que as colocam em relação com um domínio de objetos. Esse aglomerado constitui um corpo de proposições fundadas em razões objetivas objetivamente suficientes.
V, V, V.
V, F, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com a grande expansão das redes de ensino em curto espaço de tempo e a ampliação consequente das necessidades docentes, a formação destes não logrou, pelos estudos e avaliações disponíveis, prover o ensino com profissionais com qualificação adequada. Pesam nessa condição não só a urgência formativa, mas também nossa tradição bacharelesca, que leva a não considerar com o devido valor os aspectos didático-pedagógicos necessários ao desempenho do trabalho docente com crianças e jovens.
Ao considerar a citação acima e as discussões que buscaram abordar a história da formação dos professores frente às incertezas sobre o valor das teorias, do conhecimento e da escola, somadas às dúvidas relativas à capacidade das instâncias formativas de professores em bem formá-los, analise as afirmacoes abaixo.
I. Essa ideia de “formar professores” está intimamente ligada à perspectiva da escola para todos, a qual culminou na expansão da escola como instância formativa principal das sociedades nos séculos XIX e XX.
II. Paralelamente à criação das ciências da educação (séculos XIX e XX), foram pensadas estruturas que divulgassem essas ciências aos futuros professores, que, então, aplicariam em suas aulas no contexto escolar.
III. A expressão “tradição bacharelesca” pode ser tomada como mais um índice do caminho analítico da formação de professores do século XX, pautada na ideia de que para ser professor, basta aplicar conhecimentos produzidos nas disciplinas do curso.
I apenas.
II apenas.
III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.

Assim como Rui Barbosa, Fernando de Azevedo tornou-se um nome relevante no cenário educacional brasileiro. Azevedo foi responsável por várias obras no campo educacional e justamente por estar atento às questões educacionais do país, também dirigiu sua atenção para a Educação Física.
Sobre a relevância dos estudos realizados por Fernando de Azevedo no campo da Educação Física Brasileira, avalie as afirmativas abaixo e assinale V para as Verdadeiras e F para as falsas.
I. Fernando de Azevedo apresentou um projeto de lei para a criação de uma “cadeira” a ser preenchida por concurso para professor de Educação Física.
II. Fernando de Azevedo, inconformado por encontrar uma sala de ginástica cheia de espadas e fuzis tornou-se professor de Educação Física para lutar por melhorias na área.
III. Fernando de Azevedo apresentou um projeto de lei para a criação de uma “cadeira” a ser preenchida por concurso para professor de Educação Física. O mesmo participou do concurso e assumiu a vaga.
V, V, V.
F, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, F, V.

Sabe-se que as primeiras décadas do século XX testemunharam um grande interesse pelo corpo e suas práticas. A defesa pela expansão da Educação Física realizada na escola foi um traço característico daquele momento e um grande estimulador para a expansão das práticas corporais existentes na época. Tal característica, levantou a necessidade de se olhar para os lugares voltados à formação de pessoas capacitadas para o trabalho com essas práticas corporais, bem como para as publicações dirigidas à capacitação dessas pessoas.
Considerando o período mencionado no fragmento acima e seu conhecimento sobre a Educação Física Escolar (EFE) no século XX, assinale a alternativa que apresenta as publicações que obtiveram destaque no cenário da EFE brasileira nessa época e seus respectivos autores.
Educação Física Cultural, publicada em 1934 por Annibal Silveira; Educação Physica, publicada em 1935 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Autonomia, publicada em 1938 por Elenor Kunz.
Educação Physica, publicado em 1930 por Fernando Marinho; Educação Física, publicado em 1936 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Autonomia, publicada em 1938 por Elenor Kunz.
Educação Física Cultural, publicada em 1930 por Fernando Marinho; Educação Physica, publicado em 1936 por Elenor Kunz; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.
Educação Physica, publicado em 1932 por Annibal Silveira; Educação Física Cultural, publicado em 1937 por Fernando Marinho; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.
Educação Physica, publicado em 1930 por Annibal Silveira; Educação Física, publicado em 1936 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.

No campo da Educação Física, faz-se importante adequar algumas normas e procedimentos aplicados empiricamente, pelos professores dessa especialidade, aos princípios básicos recomendados pela Didática Geral. Assim, as fases da atividade docente devem ser estudadas e apropriadas pelos mesmos, bem como reflexões e considerações sobre aspectos teóricos da Educação.
Ao considerarmos o fragmento acima, nota-se as contribuições de Alfredo Faria Júnior (1937-2019) para o campo da Educação Física, em especial para a formação de professores dessa área. Nesse sentido, com posse dessas informações e de seus conhecimentos adquiridos na disciplina, assinale a alternativa correta.
Alfredo Faria Júnior apresenta para o campo da Educação Física, uma perspectiva semelhante ao que já acontecia dentro da disciplina, contribuindo de forma "singela" para a Educação Física escolar.
Na obra "Introdução à didática de Educação Física", de Alfredo Faria Júnior, nota-se que o autor busca refutar a necessidade de uma didática do professor de Educação Física para atuar no contexto escolar.
Alfredo Faria Júnior destaca a importância de a Educação Física olhar para os aspectos pedagógicos, desvinculando o ensino das "ciências anátomo-fisiológicas" que estruturavam esse campo desde o seu surgimento.
Uma das inúmeras contribuições da obra "Introdução à didática de Educação Física", de Alfredo Faria Júnior, foi o rompimento da ideia de que o professor de Educação Física era apenas um excelente executante.
Para Alfredo Faria Júnior, o professor de Educação Física deveria mostrar para a comunidade escolar uma postura didática de ensino, refutando o trabalho com as "ciências anátomo-fisiológicas" da área.

O processo de escolarização moderna teve início já no final do século XVIII, na Alemanha, experimentando grande pujança durante o século XIX. O alemão Johann Friedrich Herbart (1776-1841) propôs uma das primeiras teorizações pedagógicas de grande aceitação no mundo escolar.
De acordo com a teoria de Johann Friedrich Herbart, analise as afirmativas a seguir:
I. O filósofo determinou a maneira correta dos professores organizarem suas aulas.
II. Herbart impactou os docentes, traçando os passos formais para a organização de conteúdo.
III. O filósofo determinou a maneira correta dos professores ministrarem as suas aulas expositivas.
IV. O filosofo defendeu a ideia de uma organização de conteúdos pautada na memorização.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

A relação da Educação Física com o ambiente escolar é antiga e complexa: antiga, pois a escola pensada como um direito de todos teve seu nascimento marcado pela intensidade de defesas sobre a importância de ter em seu interior os alunos executando práticas corporais; e complexa, pois, mesmo com a intensidade de discursos que advogavam a importância dessas práticas, adequá-las às rotinas escolares sempre fora uma tarefa cheia de percalços, muitos dos quais ainda existem hoje.
Com base no fragmento acima, nota-se que a Educação Física Escolar (EFE) é marcada historicamente por desafios e dilemas, os quais tornam esse componente curricular uma área de conhecimento que ainda carece, atualmente, de atenção e estudos mais aprofundados. Nesse sentido, considerando a história da EFE, assinale a alternativa correta.
A EFE tem sua origem a partir do campo educacional, constituindo a necessidade de formar professores desvinculados aos conhecimentos da área da saúde.
A forma de atuar do professor de EFE, inicialmente, foi influenciada pelos conhecimentos provenientes das áreas da anatomia, fisiologia, biomecânica.
A ginástica foi uma das primeiras atividades da EFE, a qual possibilitou aos professores dessa prática uma atuação pedagógica semelhante aos outros professores da escola.
Com a novidade do esporte enquanto uma prática corporal da EFE, no século XX, vemos a posição pedagógica dos professores da área igual aos demais docentes da escola.
Em todos os momentos na EFE em que as ênfases a uma prática corporal se alternaram para outras, tais atividades eram ensinadas diferentemente dos contextos não escolares.

Na virada do século XX, contra a centralidade do professor, passível de ser vista nos “passos formais” a serem por ele dados em sua aula, a partir da perspectiva da pedagogia “tradicional”, nota-se o surgimento de um importante conjunto de pesquisas e obras pedagógicas que relatam a importância da “ação discente” durante sua própria aprendizagem. Este novo olhar para a Educação ficou conhecido como pedagogia da Escola Nova.
Considerando o enunciado acima e as discussões sobre a pedagogia Escolanovista, avalie as afirmativas abaixo.
I – Os “passos formais” do filósofo alemão Herbart se constituíram como ações de valorização da Educação na perspectiva da Escola Nova.
II – Na perspectiva da Escola Nova, o conhecimento a ser construído se desenvolve pela conjunção das ações docentes e discentes.
III – O aluno, na abordagem da Escola Nova, passa a ser um agente passivo no processo de construção do conhecimento escolar.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III.

Apesar de não possui formação na área pedagógica, Rui Barbosa (1849-1923) foi uma figura bastante atuante em prol da Educação e da Educação Física no cenário político e cultural do Brasil, principalmente ao exercer o papel de relator sobre reformas educacionais do ano de 1879.
Nota-se que a atuação de Rui Barbosa no parecer sobre a Reforma do Ensino Primário, trouxe um olhar diferenciado para a Educação, agregando em sua estrutura também a necessidade de uma “cultura física”. Nesse sentido, conhecendo o valor dado à Educação Física por Rui Barbosa, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas.
I – Rui Barbosa destacava a necessidade de pensar o ensino do esporte de rendimento como base de uma cultura ser ensinada dentro da escola.
II – Para Rui Barbosa, pensar a Educação Física na escola seria uma forma de manter a estruturação da Educação brasileira.
III – A Educação Física perspectivada por Rui Barbosa estava alinhada a ideia de uma Educação moderna por meio do ensino da ginástica.
F, F, F.
F, V, F.
F, F, V.
V, F, V
V, V, V.

Educação do corpo trata-se de toda e qualquer atenção que é dada à movimentação, ao asseio, à aparência, aos gestos e aos olhares que são trocados em qualquer esfera da sociedade. Nesse sentido, essa educação corporal acontece durante todo o tempo de nossa vida e em todas as relações que estabelecemos com as outras pessoas nas diferentes instituições da sociedade.
Considerando o fragmento acima e seus conhecimentos sobre a educação do corpo, avalie as afirmações a seguir.
I – No cotidiano escolar, ao longo dos anos, nota-se que os professores viabilizam suas rotinas pedagógicas de modo a contemplar a educação do corpo.
II – A educação do corpo acontece em diversas esferas da sociedade, ficando apenas as estruturas formais de ensino, como a escola, de fora desse processo.
III – Conforme evidenciado nos estudos sobre o contexto escolar, o papel do professor, ao ensinar, está associado a educação do corpo.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III.

Nos estudos realizados, pode-se observar a dedicação de estudiosos em busca do conhecimento. Descartes (1979) defendia um conhecimento “metódico”. Já Bacon (1984) pautava seu conhecimento na “experimentação”. A busca pela objetividade desses e de tantos outros pesquisadores é que o caracterizou a ciência e o conhecimento por ela produzidos.
Considerando a reflexão apresentada, e o entendimento de ciência, avalie as afirmativas a seguir com (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas:
I. Ciência consiste em um conjunto de saberes compartilháveis por uma comunidade epistêmica determinada.
II. Ciência é o ato de educar. No seu sentido mais amplo, significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.
III Ciência é um aglomerado de saberes e enunciados que as colocam em relação com um domínio de objetos. Esse aglomerado constitui um corpo de proposições fundadas em razões objetivas objetivamente suficientes.
V, V, V.
V, F, V.

Prévia do material em texto

30/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
1/7
ATIVIDADE 2 - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 2020C3
Período:27/07/2020 08:00 a 14/08/2020 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 15/08/2020 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Com a grande expansão das redes de ensino em curto espaço de tempo e a ampliação consequente das
necessidades docentes, a formação destes não logrou, pelos estudos e avaliações disponíveis, prover o
ensino com profissionais com qualificação adequada. Pesam nessa condição não só a urgência formativa,
mas também nossa tradição bacharelesca, que leva a não considerar com o devido valor os aspectos
didático-pedagógicos necessários ao desempenho do trabalho docente com crianças e jovens.
 
GATTI, Bernardete. A formação inicial de professores para a educação básica: licenciaturas, Revista USP, n.
100, p. 33-46, 2014.
 
Ao considerar a citação acima e as discussões que buscaram abordar a história da formação dos professores
frente às incertezas sobre o valor das teorias, do conhecimento e da escola, somadas às dúvidas relativas à
capacidade das instâncias formativas de professores em bem formá-los, analise as afirmações abaixo.
 
I. Essa ideia de “formar professores” está intimamente ligada à perspectiva da escola para todos, a qual
culminou na expansão da escola como instância formativa principal das sociedades nos séculos XIX e XX.
II. Paralelamente à criação das ciências da educação (séculos XIX e XX), foram pensadas estruturas que
divulgassem essas ciências aos futuros professores, que, então, aplicariam em suas aulas no contexto
escolar.
III. A expressão “tradição bacharelesca” pode ser tomada como mais um índice do caminho analítico da
formação de professores do século XX, pautada na ideia de que para ser professor, basta aplicar
conhecimentos produzidos nas disciplinas do curso.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas.
II apenas.
III apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
30/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
2/7
Assim como Rui Barbosa, Fernando de Azevedo tornou-se um nome relevante no cenário educacional
brasileiro. Azevedo foi responsável por várias obras no campo educacional e justamente por estar atento às
questões educacionais do país, também dirigiu sua atenção para a Educação Física.
 
HEROLD, Carlos J. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: Unicesumar, 2018
(adaptado).
Sobre a relevância dos estudos realizados por Fernando de Azevedo no campo da Educação Física Brasileira,
avalie as afirmativas abaixo e assinale V para  as Verdadeiras e F para as  falsas.
 
I.   Fernando de Azevedo apresentou um projeto de lei para a criação de uma “cadeira” a ser preenchida por
concurso para professor de Educação Física.
II.  Fernando de Azevedo, inconformado por encontrar uma sala de ginástica cheia de espadas e fuzis
tornou-se professor de Educação Física para lutar por melhorias na área.
III. Fernando de Azevedo apresentou um projeto de lei para a criação de uma “cadeira” a ser preenchida por
concurso para professor de Educação Física. O mesmo participou do concurso e assumiu a vaga.
 
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
F, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, F, V.
3ª QUESTÃO
Sabe-se que as primeiras décadas do século XX testemunharam um grande interesse pelo corpo e suas
práticas. A defesa pela expansão da Educação Física realizada na escola foi um traço característico daquele
momento e um grande estimulador para a expansão das práticas corporais existentes na época. Tal
característica, levantou a necessidade de se olhar para os lugares voltados à formação de pessoas
capacitadas para o trabalho com essas práticas corporais, bem como para as publicações dirigidas à
capacitação dessas pessoas.
 
HEROLD JÚNIOR, Carlos. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar,
2020.
 
Considerando o período mencionado no fragmento acima e seu conhecimento sobre a Educação Física
Escolar (EFE) no século XX, assinale a alternativa que apresenta as publicações que obtiveram destaque no
cenário da EFE brasileira nessa época e seus respectivos autores.
ALTERNATIVAS
30/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
3/7
Educação Física Cultural, publicada em 1934 por Annibal Silveira; Educação Physica, publicada em 1935 por Mário
Ramos; e, Pedagogia da Autonomia, publicada em 1938 por Elenor Kunz.
Educação Physica, publicado em 1930 por Fernando Marinho; Educação Física, publicado em 1936 por Mário Ramos;
e, Pedagogia da Autonomia, publicada em 1938 por Elenor Kunz.
Educação Física Cultural, publicada em 1930 por Fernando Marinho; Educação Physica, publicado em 1936 por
Elenor Kunz; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.
Educação Physica, publicado em 1932 por Annibal Silveira; Educação Física Cultural, publicado em 1937 por
Fernando Marinho; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.
Educação Physica, publicado em 1930 por Annibal Silveira; Educação Física, publicado em 1936 por Mário Ramos; e,
Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.
4ª QUESTÃO
No campo da Educação Física, faz-se importante adequar algumas normas e procedimentos aplicados
empiricamente, pelos professores dessa especialidade, aos princípios básicos recomendados pela Didática
Geral. Assim, as fases da atividade docente devem ser estudadas e apropriadas pelos mesmos, bem como
reflexões e considerações sobre aspectos teóricos da Educação.
 
FARIA JÚNIOR, Alfredo. Introdução à didática de educação física. Rio de Janeiro: Fórum Editora, 1972.
 
Ao considerarmos o fragmento acima, nota-se as contribuições de Alfredo Faria Júnior (1937-2019) para o
campo da Educação Física, em especial para a formação de professores dessa área. Nesse sentido, com
posse dessas informações e de seus conhecimentos adquiridos na disciplina, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Alfredo Faria Júnior apresenta para o campo da Educação Física, uma perspectiva semelhante ao que já acontecia
dentro da disciplina, contribuindo de forma "singela" para a Educação Física escolar.
Na obra "Introdução à didática de Educação Física", de Alfredo Faria Júnior, nota-se que o autor busca refutar a
necessidade de uma didática do professor de Educação Física para atuar no contexto escolar.
Alfredo Faria Júnior destaca a importância de a Educação Física olhar para os aspectos pedagógicos, desvinculando o
ensino das "ciências anátomo-fisiológicas" que estruturavam esse campo desde o seu surgimento.
Uma das inúmeras contribuições da obra "Introdução à didática de Educação Física", de Alfredo Faria Júnior, foi o
rompimento da ideia de que o professor de Educação Física era apenas um excelente executante.
Para Alfredo Faria Júnior, o professor de Educação Física deveria mostrar para a comunidade escolar uma postura
didática de ensino, refutando o trabalho com as "ciências anátomo-fisiológicas" da área.
5ª QUESTÃO
30/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
4/7
O processo de escolarização moderna teve início já no final do século XVIII, na Alemanha, experimentando
grande pujança durante o século XIX. O alemão Johann Friedrich Herbart (1776-1841) propôs uma das
primeiras teorizações pedagógicas de grande aceitação no mundo escolar.
 
HEROLD JUNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
De acordo com a teoria de Johann Friedrich Herbart, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O filósofo determinou a maneira correta dos professores organizarem suas aulas.
II. Herbart impactou os docentes, traçando os passos formais para a organização de conteúdo.
III. O filósofo determinou a maneira correta dos professores ministrarem as suas aulas expositivas.
IV. O filosofo defendeu a ideia de uma organização de conteúdos pautada na memorização.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
II e IV,apenas
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
A relação da Educação Física com o ambiente escolar é antiga e complexa: antiga, pois a escola pensada
como um direito de todos teve seu nascimento marcado pela intensidade de defesas sobre a importância de
ter em seu interior os alunos executando práticas corporais; e complexa, pois, mesmo com a intensidade de
discursos que advogavam a importância dessas práticas, adequá-las às rotinas escolares sempre fora uma
tarefa cheia de percalços, muitos dos quais ainda existem hoje.
 
HEROLD JÚNIOR, Carlos. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: UniCesumar, 2019.
  
Com base no fragmento acima, nota-se que a Educação Física Escolar (EFE) é marcada historicamente por
desafios e dilemas, os quais tornam esse componente curricular uma área de conhecimento que ainda
carece, atualmente, de atenção e estudos mais aprofundados. Nesse sentido, considerando a história da EFE,
assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
30/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
5/7
A EFE tem sua origem a partir do campo educacional, constituindo a necessidade de formar professores
desvinculados aos conhecimentos da área da saúde.
A forma de atuar do professor de EFE, inicialmente, foi influenciada pelos conhecimentos provenientes das áreas da
anatomia, fisiologia, biomecânica.
A ginástica foi uma das primeiras atividades da EFE, a qual possibilitou aos professores dessa prática uma atuação
pedagógica semelhante aos outros professores da escola.
Com a novidade do esporte enquanto uma prática corporal da EFE, no século XX, vemos a posição pedagógica dos
professores da área igual aos demais docentes da escola.
Em todos os momentos na EFE em que as ênfases a uma prática corporal se alternaram para outras, tais atividades
eram ensinadas diferentemente dos contextos não escolares.
7ª QUESTÃO
Na virada do século XX, contra a centralidade do professor, passível de ser vista nos “passos formais” a
serem por ele dados em sua aula, a partir da perspectiva da pedagogia “tradicional”, nota-se o surgimento
de um importante conjunto de pesquisas e obras pedagógicas que relatam a importância da “ação discente”
durante sua própria aprendizagem. Este novo olhar para a Educação ficou conhecido como pedagogia da
Escola Nova.
 
HEROLD JÚNIOR, Carlos. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar,
2020.
 
Considerando o enunciado acima e as discussões sobre a pedagogia Escolanovista, avalie as afirmativas
abaixo.
 
I – Os “passos formais” do filósofo alemão Herbart se constituíram como ações de valorização da Educação
na perspectiva da Escola Nova.
II – Na perspectiva da Escola Nova, o conhecimento a ser construído se desenvolve pela conjunção das
ações docentes e discentes.
III – O aluno, na abordagem da Escola Nova, passa a ser um agente passivo no processo de construção do
conhecimento escolar.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III.
8ª QUESTÃO
30/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
6/7
Apesar de não possui formação na área pedagógica, Rui Barbosa (1849-1923) foi uma figura bastante
atuante em prol da Educação e da Educação Física no cenário político e cultural do Brasil, principalmente ao
exercer o papel de relator sobre reformas educacionais do ano de 1879.
 
MACHADO, Maria Cristina Gomes. Rui Barbosa. Recife: Editora Massangana, 2010.
 
Nota-se que a atuação de Rui Barbosa no parecer sobre a Reforma do Ensino Primário, trouxe um olhar
diferenciado para a Educação, agregando em sua estrutura também a necessidade de uma “cultura física”.
Nesse sentido, conhecendo o valor dado à Educação Física por Rui Barbosa, avalie as afirmações a seguir
com V para verdadeiras e F para falsas.
 
I – Rui Barbosa destacava a necessidade de pensar o ensino do esporte de rendimento como base de uma
cultura ser ensinada dentro da escola.
II – Para Rui Barbosa, pensar a Educação Física na escola seria uma forma de manter a estruturação da
Educação brasileira.
III – A Educação Física perspectivada por Rui Barbosa estava alinhada a ideia de uma Educação moderna por
meio do ensino da ginástica.
 
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, F, F.
F, V, F.
F, F, V.
V, F, V
V, V, V.
9ª QUESTÃO
Educação do corpo trata-se de toda e qualquer atenção que é dada à movimentação, ao asseio, à aparência,
aos gestos e aos olhares que são trocados em qualquer esfera da sociedade. Nesse sentido, essa educação
corporal acontece durante todo o tempo de nossa vida e em todas as relações que estabelecemos com as
outras pessoas nas diferentes instituições da sociedade.
 
HEROLD JÚNIOR, Carlos. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar,
2020.
 
Considerando o fragmento acima e seus conhecimentos sobre a educação do corpo, avalie as afirmações a
seguir.
 
I – No cotidiano escolar, ao longo dos anos, nota-se que os professores viabilizam suas rotinas pedagógicas
de modo a contemplar a educação do corpo.
II – A educação do corpo acontece em diversas esferas da sociedade, ficando apenas as estruturas formais
de ensino, como a escola, de fora desse processo.
III – Conforme evidenciado nos estudos sobre o contexto escolar, o papel do professor, ao ensinar, está
associado a educação do corpo.
 
É correto o que se afirma em:
30/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
7/7
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III.
10ª QUESTÃO
Nos estudos realizados, pode-se observar a dedicação de estudiosos em busca do conhecimento. Descartes
(1979) defendia um conhecimento “metódico”. Já Bacon (1984) pautava seu conhecimento na
“experimentação”. A busca pela objetividade desses e de tantos outros pesquisadores é que o caracterizou a
ciência e o conhecimento por ela produzidos.
 
HEROLD JUNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: Unicesumar, 2018.
 
Considerando a reflexão apresentada, e o entendimento de ciência, avalie as afirmativas a seguir com (V)
para as Verdadeiras e (F) para as Falsas:
 
I. Ciência consiste em um conjunto de saberes compartilháveis por uma comunidade epistêmica
determinada.
II. Ciência é o ato de educar. No seu sentido mais amplo, significa o meio em que os hábitos, costumes e
valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.
III Ciência é um aglomerado de saberes e enunciados que as colocam em relação com um domínio de
objetos. Esse aglomerado constitui um corpo de proposições fundadas em razões objetivas objetivamente
suficientes.
 
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
 
ALTERNATIVAS
V, V, V.
V, F, V.
V, F, F.
F, V, V.
F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina