Buscar

A CÉLULA

Prévia do material em texto

CTEB
A CÉLULA
	MÓDULO 4 – RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO
Fabiano Liparoti Lino
1 – É o estudo dos fluxos elétricos produzidos no interior dos corpos dos seres vivos em diferentes porções e com funções particulares.
Nosso corpo reage a impulsos do sistema nervoso e que ele é capaz de comandar todas as funções, de todos os sistemas do organismo.
2 – Diferença de potencial elétrico entre os meios intracelular e extracelular.
Muitos íons têm um gradiente de concentração através da membrana, incluindo o potássio (K+), que está a uma concentração elevada no interior da célula e a uma baixa concentração no exterior. Sódio (Na +) e Cloreto (Cl-) estão em concentrações elevadas na região extracelular, e baixas concentrações nas regiões intracelulares. Estes gradientes de concentração possuem a energia potencial necessária para conduzir a formação do potencial de membrana.
3 – Um complexo de moléculas protéicas grandes que, em troca de energia metabólica (hidrólise de ATP), transporta sódio para fora da célula e potássio para dentro dela (a cada três íons Na+ levados para fora, dois íons K+ são bombeados para dentro). Esta é uma das razões para o alto consumo energético das células nervosas.
4 – Vírus.
5 – Eucariontes são formados por membrana plasmática, citoplasma e núcleo que é delimitado por uma membrana denominada carioteca e apresentam membranas internas delimitando organelas na região citoplasmática.
Procariontes são formados por membrana plasmática e citoplasma, sendo que o material nuclear, denominado nucleóide, não é delimitado por carioteca, inexistentes em células procarióticas. Nessas células não há organelas delimitadas por membranas.
6 – Bactérias e algas azuis, atualmente denominadas cianobactérias.
7 – Gema do ovo, alvéolos de laranja
8 – Uma matriz amorfa, rica em água, por pequenas moléculas, proteínas, DNA e ribossomos. 
9 – Fase dispersante, geralmente água;
Fase dispersa, representada por diferentes partículas.
10 – Responsável pela forma e sustentação interna da célula, pela ciclose(movimento do citoplasma), pela contração das células musculares e pelo movimento ameboide. É também responsável pela tixotropia do citoplasma.
11 – Mitocôndras 
12 – Participação da divisão celular e formação de cílios e flagelos.
13 – Complexo de Golgi.
14 – São capazes de selecionar, por mecanismo de transporte Ativos e Passivos, os ingredientes que devem passar, tanto para dentro como para fora. As membranas biológicas estabelecem um gradiente entrópico entre o interior(Entropia Baixa) e o exterior(Entropia Alta), conseguindo manter o interior em estado estacionário.
15 – São passagens que permitem a comunicação entre o lado externo e interno da célula. Os canais podem ser olhados como uma falha na continuidade da membrana.
16 – Mecanismos capazes de realizar transporte Ativo, isto é, contra gradientes de concentração, elétricos ou ambos.

Continue navegando