Buscar

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica 2

Prévia do material em texto

RENATA PEREIRA PEDRASSANI
8083944
GESTÃO DEMOCRÁTICA
SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ-RO
2020
1) Há processos de participação democrática na escola envolvendo todos os agentes escolares? Como ocorre?
Infelizmente, muito pouco; pois não conheço nem tinha ouvido falar ainda de escolas que trabalham como as relatadas nos artigos.
Atualmente, com assombrosas mudanças ocorrendo no mundo do trabalho e das relações entre as pessoas, é necessário que se tenha clareza sobre o que é a gestão democrática e sobre como efetivá-la. Infelizmente, grande parte da população não tem conhecimentos sequer que podem ter essa participação; porque tal modelo de gestão não era desenvolvido pelas gerações anteriores, que viveram uma realidade totalmente diferente da atual. Sendo assim, vê-se a necessidade de desenvolver nos educandos estas habilidades, para que as novas gerações saibam participar, tenham um olhar crítico e uma postura proativa. O processo precisa iniciar-se, portanto, com o corpo docente e equipe pedagógica da escola, que, uma vez tenha incorporado as habilidades necessárias para uma atitude participativa, possa ensiná-las às novas gerações. 
Há pouco tempo a família (comunidade) e a escola viram o quanto é importante e está sendo indispensável a junção de ambas para uma melhor e mais qualificada educação para seus filhos, mas ao que parece é que as duas partes não estão sabendo lidar com as novas oportunidades.
2) Qual a importância da “escola comunicativa” no processo democratização e avanços qualitativos da escola?
Do ponto de vista habermasiano, o diálogo possibilita a busca do consenso, que se dá a partir do questionamento da validade dos valores e da verdade existentes no sistema. A busca do consenso, no processo educativo, exige a problematização sobre a realidade, ou melhor, sobre o mundo vivido.
Fonte::///D:/Dados%20do%20Usuario/Downloads/1603-Texto%20do%20artigo-7471-1-10-20070831.pdf
A escola comunicativa favorece a educação, pois estando envolvida com a sociedade facilita para que os alunos sejam transformadores sociais, buscando meios para melhorar a comunidade em que vivem e dando maior valor à educação em si e a escola por ficarem sabendo na prática que há um meio para melhorar o seu mundo e que há pessoas empenhadas em transforma-lo. 
“é impossível construir uma sociedade autenticamente democrática contando apenas com indivíduos técnica e socialmente capacitados”. (CORTINA, 2005)
Uma gestão comunicativa e democrática valoriza todos os saberes, do mais simples ao mais intelectual, porque todos podem ajudar de alguma forma.
A escola comunicativa e democrática tem grande importância porque possibilita uma escola de qualidade que visa os interesses da população e faz com que se viva e se aprenda democracia.
Referências
BRITO, R. de O; SÍVIRES, L. As características da participação da comunidade escolar em um modelo de gestão compartilhada. Revista Sophia. V.11(1),2015, p. 9-20.
HAPP. A. M. A escola como organização comunicativa. ANPED, 29ª reunião, 2006
::///D:/Dados%20do%20Usuario/Downloads/1603-Texto%20do%20artigo-7471-1-10-20070831.pdf
	Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica, ministrada pelo Tutor Alexandre Jose cruz.

Continue navegando