Buscar

PROPOSTA DE REDAÇÃO DO FILME RAÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Data da entrega 27/05
Assista o filme: “RAÇA (A luta pela igualdade) - DUBLADO - Stephan James” link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=LiooRD3Iej0
O vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=d6Q3-uYxLAg
Leia a matéria: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/05/20/estudante-e-vitima-de-racismo-em-troca-de-mensagens-de-alunos-de-escola-particular-da-zona-sul-do-rio.ghtml
Texto dissertativo:
https://www.youtube.com/watch?v=4C9lTDSowzc
Redação sobre o racismo na prática: proposta de intervenção
Muitos alunos têm grandes dificuldades para desenvolver uma conclusão de acordo com esperado pelo Enem. Para você resolver esse problema, veja como elaborar uma proposta de intervenção perfeita.
Respeite os direitos humanos
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em novembro de 2017, que desrespeitar os direitos humanos não deve zerar a redação. A decisão foi tomada para evitar que diferenças ideológicas fossem determinantes na nota. Ainda assim, esse quesito poderá penalizá-lo em até 200 pontos. Por isso todo cuidado é pouco.
Para ter certeza de que sua intervenção não fere nenhum direito humano, você pode consultar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948. Confira alguns itens que você não deve citar:
Direto à vida
Nenhum de seus argumentos deve propor a morte de alguém para solucionar o problema. Por isso, não use discursos de genocídio, morte ou tortura, afinal, este é um dos principais direitos: o direito à vida.
Discursos de exclusão
Também não se deve propor ideias que aumentem ou alimentem a desigualdade ou a exclusão social. Evite propor que as fronteiras sejam fechadas ou que afrodescendentes sejam segregados, por exemplo. Você também não deve atacar alguma minoria, seja ela étnica, seja de gênero.
Lembre-se do que deve ser feito
Os vestibulares e o Enem não cobrarão de você uma solução para o problema, mas uma proposta de intervenção — não precisa ser original e você pode propor a ampliação de políticas já adotadas. Seu foco deve ser na viabilidade, ou seja, a proposta poderá ser aplicada com a legislação atual? Ao lembrar disso, você evitará perder tempo imaginando soluções criativas para a situação, uma vez que tais itens não são considerados na correção.
Além disso, atente-se à proposta. Não há necessidade de fazer sua intervenção apenas no parágrafo final. Entretanto, na maioria dos casos, é mais lógico mantê-la ao fim do texto, uma vez que virá após sua argumentação. Entretanto, é possível que o próprio Enem (ou outra banca de vestibular) peça que as propostas sejam apresentadas ao longo de todo o texto. Por isso, não perca o foco.
Seja coerente
Sua proposta de intervenção deve ser coerente com o restante do texto. Isso significa que você não deve apresentar propostas para problemas não mencionados na redação. Por outro lado, verifique se você fez intervenções para as dificuldades apresentadas durante o texto.
Seja específico
Os alunos precisam ser bem específicos em suas conclusões, evitando medidas vagas. Dizer, somente, que “medidas são necessárias” para resolver o problema não é suficiente. Ou seja, é preciso apontar o que deverá ser feito para que a dificuldade citada seja corrigida.
Aponte os autores
Para deixar sua proposta de intervenção mais objetiva, aponte quais serão os autores ou agentes das suas medidas. Evite se referir à “sociedade em geral”. Tente identificar partes concretas da sociedade. Será o Governo Federal, a Câmara Legislativa, algum ministério ou associação? Aponte quais são!
Como fazer?
Explique como os autores implementarão as propostas. É possível que elas sejam realizadas a partir de leis, de conscientização na mídia, programas educativos etc.
Quantidade de propostas
Você até pode fazer mais de uma, entretanto, isso não é necessário. É mais fácil fazer poucas, mas que sejam completas, do que mostrar muitas propostas de forma simples, sem demonstrar como elas podem ser aplicadas na sociedade.
Como criar a proposta?
Agora que você já sabe como deve ser a proposta de intervenção, o que acha de fazer a sua? Ainda ficou com dificuldades? Não se preocupe! Fazer um esquema ajudará a não se perder enquanto escreve. Os pontos que não devem ser deixados para trás são:
· quem fará mudanças necessárias;
· o que fará? (o que será implementado);
· como fará? (quais as etapas de implementação);
· qual o objetivo a ser alcançado?
Para exemplificar, utilizando a proposta do racismo, veja como ficaria o esquema:
· Quem fará? O governo federal.
· O que fará? Aumentar o investimento no ensino fundamental e médio.
· Como fará? Com valorização dos professores, melhoria na estrutura das escolhas e criação de campanhas de conscientização.
· Qual o objetivo? Alcançar igualdade de oportunidades entre as raças.
Ficou com dificuldades para ligar cada parte? Veja um bom exemplo:
“AINDA QUE OS AVANÇOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS CONTRA O RACISMO SEJAM VISÍVEIS, MOSTRA-SE EVIDENTE A NECESSIDADE DE SE CRIAREM OUTRAS MEDIDAS AO COMBATE AO RACISMO. ALÉM DAS LEIS EM VIGOR, O GOVERNO DEVE AUMENTAR O INVESTIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COM A VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES, MELHORAR A ESTRUTURA ESCOLAR E CRIAR CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA O RACISMO. ASSIM, A IGUALDADE DE OPORTUNIDADE ENTRE AS RAÇAS SERÁ MAIOR E HAVERÁ MENOS MOTIVOS PARA A CRIAÇÃO DE COTAS.”
Para escrever com qualidade e ter uma boa nota no vestibular, é necessário se exercitar. Por isso, faça o maior número possível de redações e treine cada parte do texto. Além de elaborar uma redação sobre racismo e preconceito de modo geral, tente escrever sobre outros assuntos. Dessa forma, você estará capacitado para dissertar sobre os mais variados temas. Portanto, leia jornais e revistas, capazes de ampliar seu pensamento crítico sobre a sociedade.
Atividade produção textual:
1. O texto dissertativo estrutura-se da seguinte forma:
– Título
– Introdução (apresentação do tema)
– Desenvolvimento (defesa de suas ideias, de modo argumentado)
– Conclusão (reforço da sua opinião sobre o tema).
 2. O seu texto deve conter no mínimo 15 linhas e, no máximo, 20 linhas.
Agora você desenvolverá um texto seguindo as orientações anteriores 
Sobre o seguinte tema:
“Racismo no Brasil: As dificuldades na escola e na universidade o que fazer para diminuí-lo.”

Continue navegando