Buscar

prova exercicio fael

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conforme estudado sobre a Evolução histórica do IFRS SME, no ano de 2001, o IASB deu início ao projeto que tinha o objetivo principal de desenvolver e aplicar padrões contábeis direcionados a pequenas e médias empresas, assim foi designado um comitê com componentes do IASB para fazer com que esse objetivo pudesse ser alcançado, buscando questões, alternativas e possíveis soluções para as pequenas e médias empresas. Portanto, podemos afirmar que:
A - Em abril de 2005, foi percebida pelo IASB a necessidade de que fossem reunidas mais informações sobre as prováveis modificações tanto dos princípios de reconhecimento como da mensuração para o pronunciamento enfocando as pequenas e médias empresas.check_circleResposta correta
Em relação a gestão de estoques, o critério para avaliação que utiliza a ordem cronológica das entradas dos produtos no estoque é:
A - LIFO.
B - MPM.
C - PEPS.check_circleResposta correta
Em 1976 foi instituída pelo art. 5° da Lei 6.385/1976 uma Comissão com objetivos muito claros no Brasil. Objetivos estes semelhantes aos da Security and Exchange Commission (SEC), organismo norte-americano já existente à época, o qual regulava o mercado de capitais. Objetivos estes tais como assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas, entre outros. Também paralelamente à criação desta Comissão, a legislação societária trouxe muitas inovações, principalmente criando registros auxiliares que atendessem simultaneamente à legislação fiscal e aos princípios contábeis geralmente aceitos (então vigentes). Assinale abaixo a alternativa que contém o nome correta da Comissão instituída pelo art. 5° da Lei 6.385/1976.
A - Comissão de Auditores Independentes
B - Comissão de Auditoria Externa
C - Comissão de Auditoria Interna
D - Comissão de Valores Imobiliários
E - Comissão de Valores Mobiliárioscheck_circleResposta correta
Quando existem companhias ou um mesmo grupo econômico que possua atuação em mais de um mercado ou país, atualmente existe a necessidade de que sejam comparadas as informações geradas nos mais diversos locais de atuação empresarial. Essa necessidade advém da internacionalização dos mercados, do crescimento dos investimentos estrangeiros nos diversos países e da formação de blocos econômicos por diversos países. Com isso, existe a necessidade de se proceder à harmonização contábil internacional e de ter um conjunto de padrões que possam permitir a comparação de informações entre companhias de um mesmo grupo ou de grupos distintos. Sobre as vantagens de se proceder à harmonização contábil internacional, analise as afirmações a seguir.
I.Facilitaria o trabalho de consolidação de demonstrações contábeis da matriz e de todas as subsidiárias no exterior, que normalmente requereriam ajustes por diferenças normativas;
II.Diminuiria os investimentos para a realização da auditoria das demonstrações contábeis;
III.Facilitaria e permitiria a compreensão das demonstrações contábeis pelos usuários internacionais. Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que descrê corretamente sobre as vantagens de se proceder à harmonização contábil internacional.
A - Apenas a afirmativa II é verdadeira.
B - Apenas a afirmativa III é verdadeira.
C - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
D - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
E - As afirmativas I, II e III são verdadeiras.check_circleResposta correta
Questão 5 de 10
Com fundação no ano de 1977, e uma missão muito clara de estreitar o relacionamento da profissão contábil em todo o mundo, atende a uma demanda de interesse público e contribui diretamente para o desenvolvimento da economia internacional, quando estabelece e promove a aderência à qualidade técnica dos padrões profissionais. Também busca, naturalmente, a convergência de tais padrões e representa a profissão contábil nos assuntos de interesse público. Ela publica os padrões profissionais e guias de recomendação por meio de seus comitês, que são: Comitês de Padrões de Auditoria, Comitê de Educação, Comitê de Ética, Comitê de Contadores Profissionais para o Gerenciamento dos Negócios, Comitê do Setor Público e Comitê de Auditores Transnacionais. É uma organização mundial que representa a profissão contábil. Não possui qualquer ligação governamental, além de ser apolítica e não ter fins lucrativos. Possui sede localizada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e conta com a participação de 157 membros. O Brasil é representado pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Representa 118 países, ao todo, e aproximadamente 2,5 milhões de profissionais da contabilidade. Assinale abaixo a alternativa que descreve corretamente o nome da organização mundial que representa a profissão contábil, descrita no texto acima. Assinale a alternativa correta.
A - Financial Accounting Standards Board (FASB).
B - International Accounting Standards (IAS).cancelRespondida
C - International Accounting Standards Board (IASB).
D - International Federation of Accountants (IFAC).check_circleResposta correta
Dentro da estrutura do IAS 17 (International Accounting Standard 17 ou Norma Internacional de Contabilidade 17), as ocorrências de arrendamento mercantil são classificadas em dois tipos distintos e enfatizam a transferência dos riscos e dos benefícios relacionados à propriedade dos ativos, do arrendador para o arrendatário. De maneira mais direta, o pronunciamento internacional observa a essência econômica da operação em vez da forma jurídica da mesma. Uma classificação corresponde às operações nas quais podem ser classificados todos os riscos e benefícios ligados à propriedade do ativo e que são substancialmente transferidos para o arrendatário. Na outra classificação são definidas as operações que não são classificadas como arrendamento financeiro, ou seja, aquelas em que os riscos e os benefícios ligados à propriedade dos ativos não são transferidos ao arrendatário. Assinale abaixo a alternativa que descreve corretamente os dois tipos de classificação das ocorrências de arrendamento mercantil dentro das estruturas do IAS 17. Assinale a alternativa correta:
A - Arrendador e arrendatário.
B - Direta e indireta.
C - Econômica e Financeira.
D - Jurídica e não jurídica.
E - Operacionais e financeiras.check_circleResposta correta
Considerando às mudanças nas estimativas contábeis e retificações de erros, alguns procedimentos contábeis devem ser seguidos. Sendo assim, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I-Mudanças de estimativas contábeis devem ser reconhecidas prospectivamente.
II-Erros materiais de períodos anteriores devem ser corrigidos retrospectivamente.
III-Erros imateriais, assim como os materiais, devem ser corrigidos nas informações para que mantenham seus efeitos comparativos.
A - A afirmativa II está correta, apenas.
B - As afirmativas I e II estão corretas, apenas.
C - As afirmativas I e III estão corretas, apenas.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.check_circleResposta correta
E - As afirmativas II e III estão corretas, apenas.cancelRespondida
Esta Norma Internacional define diretamente os procedimentos a serem adotados no registro contábil dos ativos intangíveis, os quais não sejam assuntos de outros pronunciamentos internacionais também emitidos pelo IASB, assim como para a avaliação de tais ativos e relacionado a sua correta divulgação em notas explicativas. Essa norma também deixa claro que é aplicável aos gastos com publicidade, pesquisa e desenvolvimento e com aqueles relacionados ao início das atividades empresariais, também chamados de gastos pré-operacionais. De maneira distinta, este pronunciamento não é aplicável aos casos de ativos representados por impostos diferidos, às operações de arrendamento mercantil, aos ativos financeiros definidos no pronunciamentoIAS 39 (instrumentos financeiros: reconhecimento e avaliação), ao goodwill adquirido em concentração de atividades financeiras, especificado no pronunciamento IFRS 3 (combinações de negócios), aos ativos intangíveis classificados como disponíveis para venda, regulados pelo IFRS 5 (ativo não circulante mantido para venda e operação descontinuada) e para os ativos intangíveis originados de benefícios aos empregados, regulamentados pelo pronunciamento IAS 19 (benefícios aos empregados). Assinale abaixo a alternativa que descreve corretamente o nome da Norma Internacional a que se refere o texto acima. Assinale a alternativa correta:
A - Norma Internacional IAS 19.
B - Norma Internacional IAS 28.
C - Norma Internacional IAS 36
D - Norma Internacional IAS 38.check_circleResposta correta
E - Norma Internacional IAS 39.
Graças aos mercados mais integrados, consequentes à globalização e à internacionalização dos mercados, houve um aumento de interesse acerca dos diversos modelos contábeis existentes. É necessário que as empresas elaborem as suas demonstrações contábeis em um modelo que seja aceito nos mercados em que elas pretendam atuar, quando possuem intenções de aumento de captação de recursos ou negociações de ações em outros mercados, externos às suas matrizes operacionais. Empresas sediadas no Brasil com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), fazendo parte do Novo Mercado ou do Nível 2 de governança corporativa, devem realizar a elaboração das demonstrações contábeis seguindo os padrões nacionais vigentes, além de seguir o padrão norte-americano (US-GAAP) ou o padrão internacional (IRFS). Sobre o padrão internacional (IFRS) International Financial Reporting Standards em língua inglesa, ou "Normas Internacionais de Relatório Financeiro" em português brasileiro, analise as afirmações a seguir:
I.As normas internacionais denominadas IFRS são normas de contabilidade emitidas com objetivo principal de padronizar as demonstrações contábeis em todo o território Brasileiro.
II.A adoção das normas contábeis IFRS possibilita a comparação e transparência das demonstrações contábeis brasileiras em qualquer outro país que também siga o modelo das IFRS.
III.O IASB - International Accounting Standards Board possui como objetivo principal, desenvolver um modelo único de normas internacionais de contabilidade com altíssima qualidade, emitindo normas internacionais chamadas de IFRS, além de ser considerado o orientador do processo de harmonização contábil.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que descrê corretamente sobre o padrão internacional (IFRS) International Financial Reporting Standards em língua inglesa, ou "Normas Internacionais de Relatório Financeiro" em português brasileiro.
A - Apenas a afirmativa II é verdadeira.
B - Apenas a afirmativa III é verdadeira.cancelRespondida
C - Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
D - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.check_circleResposta correta
E - As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
A norma do IASB determina a maneira de serem apresentadas as demonstrações contábeis seguindo as normas internacionais de contabilidade (IFRS) para fins gerais, incluindo diretrizes e conteúdo mínimo necessário a ser apresentado. As demonstrações contábeis precisam ser apresentadas pelas empresas em um período determinado, conforme o exercício social da empresa. Nos casos de haver alterações na data do exercício social da empresa e, consequentemente, as demonstrações contábeis serem apresentadas em um período diferente do período determinado, é necessária a especificação das razões para utilização de um período diferente, assim como o fato de as informações perderem o poder de serem comparadas. Isso vale para o Balanço Patrimonial, para a Demonstração do Resultado do Exercício, para a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e para a Demonstração dos Fluxos de Caixa.
Assinale abaixo a alternativa que descreve corretamente o período determinado para as empresas apresentarem as demonstrações contábeis.
Assinale a alternativa correta:
A - Pelo menos uma vez a cada cinco anos.
B - Pelo menos uma vez a cada dois anos.
C - Pelo menos uma vez a cada quatro anos.
D - Pelo menos uma vez a cada três anos.
E - Pelo menos uma vez ao ano.check_circleResposta correta

Outros materiais