Buscar

Estudo dirigido Período Fetal

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – PERÍODO FETAL
1) Quais as medidas comumente usadas para determinar a idade fetal?
Ultrassom e a medição do comprimento topo da cabeça-nádegas podem ser usados para medir o tamanho e deduzir a data provável do parto.. Além disso, no segundo e terceiro trimestres, outras medidas passam a ser usadas mais frequentemente, como o diâmetro biparietal, a circunferência da cabeça, a circunferência abdominal e o comprimento do fêmur. O peso do feto é comumente um critério útil para estipular a idade , mas pode haver discrepância, principalmente se a mãe tiver distúrbios metabólicos.
2) Descreva os eventos marcantes que ocorrem entre a 9a e 12a semanas.
No início da 9º semana, a cabeça constitui quase a metade do comprimento cabeça-nádegas. Há uma aceleração do crescimento do corpo e, no fim das 12 semanas, o CCN é mais que o dobro. 9 Semana = Face larga, olhos muito separados, orelhas pouco implantadas, pálpebras fundidas. No fim das 12 semanas, os membros superiores quase atingiram seu comprimento final relativo, mas os inferiores ainda não estão bem desenvolvidos e são mais curtos do que o seu comprimento relativo final. A genitália externa não está em sua forma fetal madura até a 12ª semana. A formação da urina começa nesse intervalo e os produtos da excreção fetal são transferidos para a circulação materna.
3) Descreva os eventos marcantes que ocorrem entre a 13a e 16a semanas.
Há um crescimento muito acelerado Com 16 semanas, a cabeça é pequena, comparada com a de um feto de 12 semanas, e os membros inferiores estão mais compridos. Com 14 semanas, os movimentos do bebê estão mais coordenados, mas ainda não são percebidos pela mãe. No início da 16ª semanas, os ossos estão claramente visíveis em ultrassom, movimentos lentos dos olhos, ovários diferenciados e folículos primordiais com ovogônias, olhos ocupam posição anterior na face e não mais ântero-lateral.
4) Descreva os eventos marcantes que ocorrem entre a 17a e 20a semanas.
O crescimento é mais lento e os movimentos fetais são percebidos com maior frequência pela mãe. A pele é coberta por vérnix caseosa, que protege a pele contra abrasões, rachaduras e endurecimento que poderiam resultar da exposição ao líquido amniótico. Usualmente, o feto é coberto por lanugo, que ajuda a manter a vérnix presa à pele. Há a formação da gordura marrom, que produz calor. Com 18 semanas, o útero está formado e a canalização da vagina já começou Com 20 semanas, os testículos começaram a descer, mas ainda estão na parede abdominal posterior.
5) Descreva os eventos marcantes que ocorrem entre a 21a e 25a semanas.
Há um ganho substancial de peso e o feto já é mais proporcional. Com 20 semanas, há movimentos rápidos dos olhos. Com 24 semanas, um líquido tensoativo mantém abertos os alvéolos pulmonares em desenvolvimento e as unhas dos dedos das mãos já são visíveis.. Embora um feto de 22 a 25 semanas possa viver caso nasça prematuramente, ele pode morrer devido à imaturidade do sistema respiratório.
6) Descreva os eventos marcantes que ocorrem entre a 26a e 29a semanas.
Nesse período, os fetos costumam viver ao nascer prematuramente, já que os pulmões já realizam trocas gasosas adequadas. O sistema nervoso está maduro a ponto de dirigir movimentos rítmicos e de controlar a temperatura do corpo. Com 26 semanas, as pálpebras estão abertas, cabelo e lanugo desenvolvidos e unhas dos pés visíveis. A eritropoiese no baço termina com 28 semanas, época na qual a medula óssea torna-se o principal local do processo.
7) Descreva os eventos marcantes que ocorrem entre a 30a e 34a semanas.
Com 30 semanas, o reflexo pupilar à luz pode ser induzido. Usualmente, a pele é rosada e lisa e os membros superiores e inferiores parecem gordos. Fetos com 32 semanas ou mais costumam sobreviver ao nascer prematuramente.
8) Descreva os eventos marcantes que ocorrem entre a 35a e 38a semanas.
Fetos com 35 semanas seguram-se com firmeza e se orientam espontaneamente à luz. Com 37 e 38 semanas, o sistema nervoso está funcionalmente maduro para efetuar algumas funções integrativas. Nesse período, as circunferências da cabeça e do abdome são quase iguais. O crescimento torna-se mais lento com a aproximação do nascimento. O tórax é saliente e as mamas fazem leve protrusão em ambos os sexos. Usualmente, os testículos estão no escroto.
9) O que pode ser considerado um baixo peso ao nascer?
Recém-nascidos com baixo peso são aqueles com peso ao nascer inferior a 2500g e os de muito baixo peso são aqueles que apresentam peso ao nascer menor que 1500g.
10) Como pode ser calculado uma Data provável do parto?
Podemos estipular em 266 dias ou 28 semanas após a fecundação; 280 dias ou 40 semanas após o último período menstrual normal; Cerca de 12% das crianças nascem 1 a 2 semanas após a data esperada do nascimento; A regra comum é contar para trás 3 meses a partir do primeiro dia do último período menstrual normal e acrescentar 1 anos e 7 dias.
11) Vários fatores podem influenciar o crescimento fetal, comente sobre estes fatores maternos, fetais ou ambientais.
Entre os fatores que influenciam o crescimento fetal estão o tabagismo, o consumo de álcool, o consumo de drogas ilícitas, a desnutrição materna, gravidez múltipla, fluxo sanguíneo placentário deficiente e fatores genéticos.
12) Uma mulher de 19 anos de idade no segundo trimestre da gestação pergunta a você se o feto dela seria vulnerável a medicamentos vendidos sem receita médica. O que você diria a ela?
Que o feto está vulnerável sim a esses medicamentos, os quais podem chegar pela circulação placentária. O primeiro trimestre de gestação é o mais delicado e o de maior risco de ação danosa para o feto, por que é nessa fase que ocorrem as principais transformações embriológicas, sendo, portanto, imprescindível ser redobrado o cuidado na administração de medicamentos durante o período embrionário. Quando se utiliza um fármaco durante o período da gestação, deve-se avaliar sempre o fator risco- -benefício para mãe e feto. O medicamento de escolha deve ser aquele que não possui efeito teratogênico ou qualquer alteração funcional.
13) Descreva sobre a ultrassonografia.
A ultrassonografia  é um método diagnóstico  que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. Por meio de uma ultrassonografia com doppler, o médico é capaz de ver o fluxo sanguíneo nos principais vasos. Fornece diagnóstico de imagens que complementa aquele feito com raios-X, medicina nuclear e ressonância magnética. Ultrassom não fornece a qualidade de imagem desses outros métodos, e é suscetível a artefatos, mas possui grandes vantagens em relação aos demais exames radiológicos.
14) O que é amniocentese diagnóstica? 
A amniocentese é um procedimento médico realizado para obter uma amostra do líquido amniótico (o líquido da bolsa que banha o feto). O procedimento é realizado utilizando-se um aparelho de ultrassom para guiar uma agulha através do abdome materno até a cavidade amniótica. Quando a agulha chega na cavidade amniótica aspira-se cerca de 20 ml de líquido para análise. Uma das indicações da amniocentese é a translucência nucal aumentada.

Continue navegando