Buscar

Direitos Humanos e Conselhos de Direitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Hobbes, Locke e Rosseau têm ideias importantes com relação ao homem viver em sociedade. Uma delas tornou-se um dos fundamentos do capitalismo, geradora de um dos maiores males de nossa sociedade atual e fator de luta constante na garantia de direitos, ou seja, para Locke e Rosseau, a propriedade é resultado do trabalho, fato que desencadeou as desigualdades sociais. Desde então, estas desigualdades só aumentaram, distanciando cada vez mais aqueles que produzem o capital daqueles que detém o capital. Descreva como os direitos humanos buscam amenizar essa distância.
	Resposta Esperada:
*A Declaração Universal dos Direitos Humanos traz, em seu artigo 1º, que todos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. *Ser igual em dignidade, segundo o referido documento, consiste em todos terem, ao nascer, as mesmas condições de acesso à sociedade. *No entanto, a sociedade brasileira é repleta de vulnerabilidades políticas, econômicas e sociais, que se refletem na desigualdade de oportunidades, expressas através das questões sociais. *Na tentativa de diminuir a distância entre os que produzem daqueles que detém o capital, é que nascem os movimentos sociais, os quais visam dar visibilidade à problemática através da repercussão social na busca pelo apoio da sociedade às mudanças reivindicadas.
	2.
	Os conselhos de direitos são órgãos que atuam na promoção de ações administrativas, socioeducativas, análise, aplicação de ações ou no diagnóstico situacional. Existem alguns conselhos atuantes como os envolvidos com a política pública setoriais da educação, saúde, habitação e assistência social. Sobre os princípios que fundamentam os conselhos de direitos, descreva as características da impessoalidade.
	Resposta Esperada:
A impessoalidade preconiza que o administrador público precisa agir de forma imparcial, sem objetivos que tragam benefícios particulares, mas que atendam e beneficiem aos interesses de todo o país.

Continue navegando