Buscar

apol 5 sociologia organizacional e resposnsabilidade social e empresarial

Prévia do material em texto

Sociologia Organizacional
Responsabilidade Social e Empresarial
Apol 5 nota 100,
Questão 1/5
Leia o texto abaixo:
BUROCRACIA EMPERRA PESQUISAS DE REMÉDIOS NO BRASIL
Por Fabiana Cambricoli, Agência do Estado
 
“A demora na aprovação de pesquisas clínicas por órgãos federais fez o Brasil deixar de participar de 112 estudos de novos medicamentos, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 9, durante o lançamento da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, associação que reúne médicos, pacientes e indústria, criada para fomentar a pesquisa no Brasil e pressionar o governo para aprimorar a legislação e os procedimentos relacionados ao tema. 
De acordo com a entidade, o prazo médio para a aprovação de um estudo de uma nova droga é de cerca de um ano no País, contra 60 dias, em média, em locais como os Estados Unidos. Para que uma pesquisa aconteça no Brasil, ela deve ser aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
‘Pelo tamanho da população e da economia, o Brasil costuma ser convidado para fazer parte dos grandes estudos, mas como a pesquisa tem de ser realizada ao mesmo tempo nos vários países participantes, nós acabamos perdendo o prazo pela demora dos órgãos reguladores e a nossa participação é cancelada’, afirmou Vitor Harada, membro do comitê gestor da Aliança.
A Anvisa afirma que, em recente audiência realizada no Senado, se comprometeu a apresentar proposta que possa melhorar os prazos atuais. A Conep não respondeu”.  
 
Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/burocracia-emperra-pesquisa-de-remedios-no-brasil-2 
 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a disfunção burocrática representada no caso:
	
	A
	A rotinização, pois os indivíduos são mero executores.
	
	B
	A desumanização, pois as pessoas são parte de uma engrenagem.
	
	C
	O ritualismo burocrático, pois existem normas, regulamentos e procedimentos-padrão.
Você acertou!
O caso apresenta uma situação em que o objetivo final (participação em pesquisas) foi prejudicado em função das regras, regulamentos e procedimentos-padrão envolvidos. Portanto, trata-se de um caso de ritualismo burocrático (normas, regulamentos e procedimentos-padrão), em que os fins para os quais os procedimentos foram criados ficarem relegados à segundo plano, impedindo muitas vezes as organizações de atingirem seus objetivos;
	
	D
	As oligarquias, pois a separação entre dirigentes e dirigidos.
Questão 2/5
CO2 tem de começar a cair logo, diz IPCC
 O painel de clima da ONU lançou seu alerta mais contundente até agora dizendo que, se as emissões de CO2 não começarem a cair nesta década, será difícil impedir o planeta de ficar  graus centígrados mais quente, limite mais arriscado do aquecimento global.
Para que o planeta tenha 66% de chance de evitar cruzar essa fronteira, as emissões de carbono precisa cair até 70% por volta de 2050 e chegar a zero em 2100, aponta o relatório-síntese do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática).
A pesar do tom grave adotado pelo documento, apontando que a atual trajétoria  ascendente das emissões resultará de impactos  irreversíveis, o relatório tentou passar uma mensagem otimista. Dos muitos cenários avaliados em simulações do AR5, só uma pequena fração parecia impedir um aumento de 2 graus centígrados, mas foi essa que o IPCC escolheu enfatizar agora.
 
Disponível em: Folha de São Paulo   CIÊNCIA e saúde 03 de novembro de 2014 C5
 
De acordo com as informações acima, verifica-se que:
 
Assinale a alternativa CORRETA
	
	A
	 I. As emissões de CO2 nada têm a ver com o aquecimento global.
A alternativa I falsa. Quanto maior a emissão de CO2 mais aquecimento global.
	
	B
	
II. Para preservar o planeta é necessário que a porcentagem de emissões do CO2 sejam decrescentes. 
Você acertou!
A afirmativa II  Certa. Pelas razões expostas.
	
	C
	III. Quanto maior for a queda de emissões de CO2, menor a chance de preservação do planeta.
A afirmativa III  falsa. Pelo contrario, quanto maior a queda de gás carbônico, maior a chance de preservação.
	
	D
	A afirmativa IV  falsa. Pois se a porcentagem de queda das emissões não decrescer, o ambiente continua comprometido e piorando. 
Questão 3/5
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a correspondente ao conceito acima.
	
	A
	Auditoria de conformidade Legal
Você acertou!
Gabarito:
A resposta correta é Auditoria de conformidade Legal, conforme slides da aula 05.
	
	B
	Auditoria de desempenho Ambiental
	
	C
	Auditoria de sistema de gestão Ambiental
	
	D
	Auditoria de Descomissionamento
Questão 4/5
Uma das questões mais alarmantes atualmente é a crise ambiental que ocorre em nosso planeta. A sociedade global, apesar dos sinais de crise evidenciados, continua a explorar de forma predatória os recursos naturais visando o crescimento econômico. A suportabilidade natural da Terra está sendo ultrapassada gerando riscos que afetam a vida e a qualidade de vida dos seres humanos. Infelizmente falar em crise num mundo que há muito tempo perdeu a capacidade de causar alarme parece não despertar maiores interesses para que medidas efetivas sejam realmente tomadas.
 
Disponível em: LEX HUMANA - ISSN(E) 2175-0947. A Crise Ambiental na Sociedade de Risco. Sidney Guerra. http://seer.ucp.br/seer/index.php?journal=LexHumana&page=article&op=view&path%5B%5D=27&path%5B%5D=26
I. A exploração predatória dos recursos naturais está pondo em risco a qualidade de vida das pessoas.
 
PORQUE
 
II. Para sobreviver, a sociedade necessita explorar ao máximo a natureza para melhorar as condições de vida, mesmo que alguns recursos se extingam.
 
A respeito das das asserções, assinale a opção CORRETA.
 
	
	A
	As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção A errada. Para sobreviver (II), a sociedade não necessita acabar com os recursos naturais. Isso, sim, levaria ao fim da humanidade.
	
	B
	A asserção II é verdadeira, justificando a afirmação I.
A asserçaõ B  errada. A asserção II é falsa porque a extinção dos recursos levaria à extinção da vida ( I ).
	
	C
	Você acertou!
A asserção C  certa. A depredação da natureza põe em risco a vida das pessoas (I), e a sociedade, para sobreviver necessita administrar corretamente os recursos naturais, mas não a ponto de extingui-los (II).
	
	D
	A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.
A asserção D  errada. É certo que a exploração prdatória dos bens da natureza nos levaria a extinção (I).
	
	E
	As asserções I e II são falsas.
A asserção E  errada. Ver as razões apresentadas.
Questão 5/5
I - É possível afirmar que o estudo das organizações modernas sob a perspectiva estruturalista leva em consideração os sujeitos, os processos e o ambiente (interno e externo) no qual se desenvolvem, sem levar em consideração suas influências mútuas. 
II - É possível afirmar que para o estruturalismo o estudo das organizações formais é mais importante do ponto de vista da estrutura social que o estudo das outras formas de organização. 
III - É possível afirmar que uma das ideias fundamentais do estruturalismo é a busca pela compreensão do ‘todo’, sendo assim, uma das suas críticas às Escolas anteriores é justamente sua visão fragmentada dos elementos que compõem uma organização. 
IV - É possível afirmar que o Estruturalismo reuniu as principais temáticas das Escolas anteriores, buscando apresentar soluções para as eventuais falhas de compreensão daquelas ao estudar as organizações modernas
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	Você acertou!
	
	D
	s afirmativas I e II estão erradas, porque o estruturalismo entende que todos os componentes de uma organização são interdependentes e exercem influências uns sobre os outros. Nessa perspectiva, levando-se em consideração o ambiente no qual as organizações estão inseridas, pode-se dizer que todos os tipos de organização são importantes por exercerem diferentes papéis no interior da estrutura social, segundo suas diferentes finalidades e objetivos.

Continue navegando