Buscar

Lista4 Aplic DNS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Sistemas de Informação Redes de Computadores Exercício 4 – Camada de Aplicação – DNS 
1) Suponha que, após a execução do comando ping 8.8.8.8, seja apresentada como reposta que o tempo limite do pedido tenha se esgotado. Nessa situação, é correto afirmar que houve falha de DNS ? Justifique. 2) Julgue como V ou F e justifique. a) O serviço DNS (domain name server) é necessário para o funcionamento do serviço de email de uma organização, pois o DNS mantém registros que descrevem o endereço do servidor de email responsável pelo domínio. b) O Domain Name System pode ser visto como uma base de dados onde é possível consultar, entre outras coisas, os servidores de e-mail responsáveis por receber as mensagens endereçadas a um certo domínio. c) O sistema de DNS caracteriza-se por um banco de dados distribuído de registros de recursos (RRs resource records), no qual cada registro de recurso possui um campo de TTL (time to live) que indica o tempo que a entrada deve ser mantida no servidor de nomes autoritativos antes de sua exclusão. d) O DNS utiliza o UDP em consultas, mas não em transferências de zona. Para esta operação, é utilizado o TCP. e) A resolução do nome www.google.com.br para o endereço IP 74.125.234.120 é realizada pelo protocolo de navegação HTTP. f) O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é centralizado, sendo o registro de todos os domínios na Internet controlado por apenas um órgão americano. g) A porta padrão do DNS é a 53. 
 
h) Os serviços DNS são imprescindíveis para a comunicação em redes TCP/IP, já que, sem eles, a camada de rede se torna totalmente inoperante, fazendo que, em nenhuma situação, ocorra comunicação IP. i) O sistema funciona através de uma base de dados centralizada que armazena a informação necessária para efetuar a tradução entre endereços IP e nomes. j) O sistema não permite que diferentes endereços IP estejam associados a um mesmo nome. 
k) No serviço DNS, o protocolo UDP é utilizado para a troca de arquivos de zona entre 
servidores DNS. 
2 
l) A respeito do registro de domínios da Internet no Brasil, realizado pelo 'Registro.br' é 
correto afirmar que são necessários dois servidores DNS configurados para um 
domínio para que o registro deste seja efetivado pela entidade de registro. 3) No serviço conhecido como DNS, quais registros são utilizados para, respectivamente, informar um endereço IPv4 referente a um nome de host, um endereço IPv6 referente a um nome de host e, finalmente, indicar o servidor de mensagens de e-mail em um domínio? a) A AAAA MX b) AAAA A MX. c) MX A AAAA. d) MX AAAA A. e) AAAA MX A 
 4) Base de dados distribuída, organizada hierarquicamente, é uma descrição sucinta do a) Network File System (NFS). b) Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP). c) Remote Desktop Protocol (RDP). d) Peer to Peer (P2P). e) Domain Name System (DNS). 5) O serviço que tem por objetivo realizar a tradução do endereço IP pelo domínio (nome) é conhecido por: a) DNS. b) IP. c) Trace Route. d) Ping e) TCP 6) O sistema hierárquico e distribuído de gerenciamento de nomes utilizado por computadores conectados à Internet, que é utilizado para a resolução ou conversão de nomes de domínios como arpanet.com em endereços IP como 173.254.213.241, é chamado de a) SMTP b) DNS c) Roteador d) Switch e) HTTP 7) O protocolo DNS, usado para transformar nomes de máquinas em endereços de rede, é construído com base em consultas a registros de recursos (RR) que possuem um tipo, como, por exemplo: a) COM, ORG e BR. b) A, NS, AAAA e MX. c) authoritative e non-authoritative. d) GLUE e RECURSIVE. e) question, reply e authority. 
 
3 
8) O DNS (Domain Name System) possui diversos tipos de registros para armazenar as informações de forma estruturada. Os registros que são utilizados para vincular um Nome em um endereço IP, e o utilizado para a criação de um alias (apelido) para um servidor, são conhecidos, respectivamente, por registros a) AB e NS. b) HINFO e MX. c) A e CNAME. d) PTR e SOA. e) MX e NS. 9) O cliente DNS faz solicitação a um servidor DNS utilizando nome completo do host, como, por exemplo, www.algo.com.br. O servidor DNS responde ao cliente o endereço IP do host ou um código de erro, caso o endereço não seja resolvido. Trata- se da resolução de nome DNS do tipo 
a) intercâmbio. 
b) interativa. 
c) reversa. 
d) recursiva. 
e) de domínio. 
10) No endereço http://www.cnpq.br/editais/index.htm, a) o servidor de alto nível é o cnpq e index.htm é o arquivo a ser acessado. b) o servidor de alto nível é o br e index.htm é o arquivo a ser acessado. c) o servidor de alto nível e o www e index.htm é o arquivo a ser acessado. d) o servidor de alto nível e o br e editais é o arquivo a ser acessado. f) o servidor de alto nível e o cnpq e editais é o arquivo a ser acessado. 
 11) Navegando na web, um usuário escreve, na linha de endereço do navegador, a URL do sítio que deseja acessar. Parte da URL correspondente ao endereço do sítio é convertida em endereço IP pelo serviço a) dhcp b) dns c) ftp d) http e) tcp 12) O DNS é um protocolo da camada de 
a) aplicação. 
b) enlace. 
c) interação. 
d) transporte. 
e) atualização. 
 
 
4 
13) Dado um comando ftp ftp.xxxx.com é fato que o endereço após o ftp necessita ser 
traduzido para um endereço numérico para o servidor (IP). Quem realiza essa tradução é o 
protocolo 
a) SMTP. 
b) DNS. 
c) HTTP. 
d) TCP. 
e) FTP. 
 
14) 
 
Com base nas consultas DNS contidas no trecho de código apresentado acima, julgue como verdadeiro ou falto os itens a seguir: 
a) A segunda consulta realizada visou obter um registro do tipo Address e, no 
b) decorrer dessa consulta, o endereço IP de resposta foi 164.41.101.33. 
c) A primeira consulta refere-se a um alias cujo registro de DNS aponta para d) No trecho de código em questão, todas as respostas obtidas são do tipo autoritativo, o que indica que o servidor responsável pelo domínio e) O servidor respondeu às requisições do cliente. 
5 
15) 
 
 
Com base no trecho de código acima, relacionado a uma consulta DNS, julgue como verdadeiro ou Falso os itens que se seguem. 
a) Parte desse código corresponde a uma consulta pelo endereço IP de determinado nome. 
b) Todas as consultas no código resultam em respostas corretas, fornecidas por um servidor que é autoritativo para o domínio em que a resposta apresentada acima é obtida. 
 
 
Fonte: Questões adaptadas de vários concursos públicos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais