Buscar

Segurança em Tecnologia da Informação 2 Objetiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Segurança em Tecnologia da Informação (GTI08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:514751) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20435938
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O contexto empresarial é altamente dependente da informação e implicitamente à tecnologia da informação. Diante de tal dependência, não é possível imaginar que os ativos informacionais, ao qual se incluem a infraestrutura de hardware e todos os sistemas de informação, possam não estar disponíveis para uso nos momentos em que estes se fizerem necessários. Desta forma, para prover esta disponibilidade, as organizações empreendem esforços e desenvolvem planos que venham a garantir a continuidade de suas atividades. Assim, as melhores práticas prescrevem que seja elaborado o PCN. A partir desta visão, assinale a alternativa CORRETA que não está em conformidade com estes planos:
	 a)
	Cada organização deve estar preparada para enfrentar situações de contingência e de desastre que tornem indisponíveis recursos que possibilitam seu uso.
	 b)
	A organização deverá desenvolver o PCN, que tem o objetivo de contingenciar situações e incidentes de segurança que não puderem ser evitados.
	 c)
	O PCN visa a prover meios da continuidade operacional.
	 d)
	Na prática, o PCN não se mostrou tão eficiente; portanto, deve-se planejar, ao menos, sobre as cópias de segurança. Outro aspecto negativo a ser considerado é o seu alto custo.
	2.
	Analisando a estrutura de sistemas de informação e suas tecnologias, todos os processos, as atividades e as funcionalidades são dependentes das tecnologias, pois todos eles precisam ser processados pelos sistemas informatizados. Outro fator que deve ser analisado é que toda a informação da organização possui um custo, tanto as informações quanto a estrutura que este setor precisa ter para disponibilizar a segurança dos dados. De acordo com Caruso e Steffen (1999), existem duas classes principais de materiais e atividades em processo. Sobre essas classes, análise as seguintes afirmativas:
I- Recuperação desenhada para trazer os negócios de volta, cuidados com incidentes e desastres de processamento.
II- Acervo de informações destinadas a confeccionar as ferramentas de processamento de informação.
III- Sistemas de programas de aplicações ou de controle da atividade e informações relacionadas.
IV- Plano formal que esteja desenvolvido, testado e amplamente divulgado, seguindo normas de processo de informação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARUSO, Carlos A. A.; STEFFEN, Flávio Deny. Segurança em informática e de informações. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 1999.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	3.
	A construção de um PCN, em sua fase de planejamento, deve compreender algumas importantes tarefas para que sua composição atenda plenamente aos requisitos de segurança e retomada de atividades. É fundamental que os processos críticos sejam identificados, que a análise e a classificação dos impactos sejam devidamente realizadas, que a documentação necessária seja gerada, assim como o treinamento e a conscientização de pessoal. Sobre a análise e a classificação dos impactos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome da ferramenta de apoio para esta atividade:
	 a)
	BIA.
	 b)
	CM.
	 c)
	EP.
	 d)
	BRP.
	4.
	Todo processo, seja ele novo ou continuado, precisa de um plano para ser seguido, como também criar normas para a utilização das ferramentas e das informações existentes em uma organização. A documentação dos processos é outro fator muito importante para a área de sistemas de informações. Para que a empresa esteja segura com seus dados e os sistemas sempre em funcionamento, devem ser utilizados os processos do Plano de Continuidade dos Negócios - BCP. A continuidade dos negócios deve conter itens do BCP. Sobre esses itens, analise as seguintes opções:
I- Desenvolvimento do processo de revisão de eventuais riscos e identificação.
II- Análise das alterações de segurança, sua legislação, incidentes e vulnerabilidade.
III- Plano de reinicialização de negócios, teste de emergência e recuperação.
IV- Gestão de crise, plano de recuperação de tecnologia e sistemas de informação. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	5.
	Segurança da informação significa proteger seus dados e sistemas de informação de acessos e uso não autorizados, divulgação, modificação, leitura, gravação, inspeção e destruição. O conceito de segurança da informação está ligado à confidencialidade, à integridade e à disponibilidade da informação. O conceito de segurança de processamento está ligado à disponibilidade e operação da infraestrutura computacional. Esses conceitos são complementares e asseguram a proteção e a disponibilidade das informações das organizações. O impacto da perda e/ou violação de informações para empresa é enorme e pode, em alguns casos, levá-la à falência. Com relação à segurança ambiental das informações, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: http://efagundes.com/artigos/seguranca-da-informacao/. Acesso em: 30 out. 2019.
	 a)
	Sistemas de detecção de incêndio e sensores automáticos, além de brigada de incêndio, devem ser constantemente verificados e treinados.
	 b)
	A parte de climatização na segurança ambiental refere-se ao bem-estar dos usuários na utilização do ambiente apenas.
	 c)
	Em decorrência da necessidade do controle das condições ambientais e de confiabilidade para o sistema de condicionamento de ar, é recomendável a instalação de condicionadores do tipo compacto (self-contained).
	 d)
	A retirada do descarte e do transporte são fatores ambientais que devem ter controles específicos, evitando que informações sejam acessadas indevidamente.
	6.
	Os sistemas de informação computadorizados e o acesso às dependências onde eles se encontram são em muitos casos negligenciados. Muito se ouve falar de criptografia, bloqueio, restrição de acesso e tantas outras técnicas criadas para dificultar o acesso de pessoas não autorizadas a dados sigilosos, no entanto, pouco sobre técnicas de segurança para proteger o hardware sobre o qual esses sistemas estão funcionando. Quando o assunto é colocado em pauta, as informações não são divulgadas como deveriam. Os profissionais e usuários com pouco conhecimento de segurança em informática acabam por desacreditar da possibilidade de ocorrência de graves prejuízos para a empresa. Com relação ao acesso ao físico, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: SILVA, Gilson Ferreira; SCHIMIGUEL, Juliano. Segurança em ambiente de TI: Segurança física da informação em pequenas empresas e estudo de caso em Jundiaí/SP. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, Brasil, mar. 2017.
	 a)
	Um exemplo de barreira física que limita o acesso seria uma sala-cofre ou roletas de controle de acesso físico.
	 b)
	Um firewall pode ser configurado para bloquear todo e qualquer tráfego no computador ou na rede.
	 c)
	Como exemplo de uma barreira física, podemos citar uma simples parede ou até mesmo uma cerca elétrica, já na estrutura lógica, um logon em uma rede.
	 d)
	Quando a empresa define um acesso físico, a segurança lógica acaba sendo desnecessária.
	7.
	Para o sucesso da implementação do plano de contingência em uma empresa, é de suma importância que sejam observadas as funções críticas dos negócios, as quais podem estar enquadradas como de alto, médio ou baixo risco. Com esta avaliação feita, serão aplicadas as proteções mais apropriadas para cada caso. Assim, os planos de contingência de uma empresa devem garantir que:
I- Sejam suficientemente abrangentes para cobrir aspectos físicos, lógicos, de redes,de propriedades intelectuais, de pessoas, transacionais, entre outros.
II- No momento da ocorrência de algum sinistro, a equipe deve realizar o planejamento da solução e da sua recuperação.
III- Estejam previstos testes periódicos destes planos.
IV- Na existência de backups com diversas periodicidades, somente um backup semestral precisa estar atualizado.
V- Os backups possam ser recuperados com pouca ou nenhuma dificuldade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	8.
	Um plano de contingência é um tipo de plano preventivo, preditivo e reativo. Apresenta uma estrutura estratégica e operativa que ajudará a controlar uma situação de emergência e a minimizar as suas consequências negativas. O plano de contingência propõe uma série de procedimentos alternativos ao funcionamento normal de uma organização, sempre que alguma das suas funções usuais se vê prejudicada por uma contingência interna ou externa. Com base na avaliação do plano de contingência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os planos devem ser específicos para cobrir apenas os aspectos lógicos, os demais aspectos não são considerados no plano de contingência.
(    ) O plano deve garantir que as cópias de segurança (backup) estejam atualizadas e sejam de fácil recuperação.
(    ) Os planos de contingências são apenas teóricos, não havendo necessidade de testes ou revisões periódicas.
(    ) O acompanhamento dos procedimentos pode ser facilitado através de relatórios de produção.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	Em sistemas de informação, existe grande possibilidade de que sistemas, servidores e aplicações, por algum momento, ficarem desativados. Os administradores de sistemas, analistas e programadores sempre buscam que os imprevistos não ocorram. As organizações e estes departamentos desenvolvem estruturas físicas e lógicas para suprir qualquer contingência que venha a ocorrer. Exemplo disso é implantar sistemas de backup e possuir configurado sempre mais do que um servidor em funcionamento; estes são os itens mais importantes para o funcionamento de uma estrutura de um Datacenter. Alguns procedimentos devem ser realizados quando servidores, switchs e equipamentos de rede deixam de funcionar. Sobre esses procedimentos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Servidores atualizados, substituição de equipamentos de rede.
(    ) Divulgação dos problemas de rede e conscientização dos funcionários.
(    ) Manutenção da estrutura de rede e restauração dos backups.
(    ) Treinamento dos programas incorporados e utilização de hardware.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	Os administradores de sistemas, analistas e programadores sempre buscam evitar que imprevistos ocorram e que os sistemas, servidores e aplicações não tenham problemas de acesso. Para evitar esses problemas, as organizações desenvolvem estruturas físicas e lógicas para suprir qualquer contingência que venha a ocorrer. Alguns procedimentos devem ser realizados quando servidores, switchs e equipamentos de rede deixam de funcionar. Sobre esses procedimentos que devem ser adotados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Manutenção periódica, backups e restauração das redes.
	 b)
	Servidores atualizados, substituição de equipamentos de rede.
	 c)
	Treinamento dos programas incorporados e utilização de hardware.
	 d)
	Divulgação dos problemas de rede e conscientização dos funcionários.
Parte inferior do formulário

Continue navegando