Buscar

Guerra da Reconquista na Península Ibérica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerando a imagem e o livro-base Percursos da História Moderna, no que se refere à Guerra da Reconquista, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	C	
Dentre os territórios reconquistados na chamada Guerra da Reconquista, podemos destacar o Condado Portucalense e o Reino de Leão.
Você acertou!
A presença islâmica na Península Ibérica nunca foi aceita pacificamente pelos cristãos do Ocidente: desde o século X, os dirigentes muçulmanos se viam às voltas com focos de rebeldia que vez ou outra eclodiam no Norte. No entanto, foi a partir do século XI que os conflitos entre cristãos e islâmicos se tornaram mais intensos. Aproveitando-se do contexto das cruzadas, nobres europeus — provenientes, sobretudo, da França — passaram a investir seus exércitos contra territórios ibéricos dominados por muçulmanos. Essas investidas caracterizaram o que ficou conhecido como Guerra da Reconquista, pois tinham como pretexto reconquistar a Península Ibérica para os cristãos. Com o apoio da Igreja católica, os nobres, aliados aos cristãos de Astúrias, foram pouco a pouco afastando a presença islâmica da região e estabelecendo reinos cristãos nos territórios reconquistados: o Condado Portucalense, o Reino de Leão, o Reino de Castela, o Reino de Aragão e o Reino de Navarra. O território dos muçulmanos, chamados de mouros pelos europeus, ficou restrito à porção central e meridional da Península. (livro-base, p. 131)

Outros materiais