Buscar

TRABALHO PEDAGOGIA 2º BIM

Prévia do material em texto

PAGE 
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO ......................................................................................................
42 DESENVOLVIMENTO
2.1 Didática teórica e prática....................................................................................... 5
2.2 A relação teoria e prática no processo de ensino................................................. 6
2.3 Abordagem da teoria a prática ..............................................................................8
3 CONCLUSÃO ......................................................................................................13
4 REFERÊNCIAS....................................................................................................14
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, o eixo temático é a relação teórica e a prática da aplicação dos métodos de ensino, pois o Sistema de Ensino tem sido ao longo dos anos alvo de intensos debates e discussões. Este trabalho visa promover a um pensamento acerca de como o ensino é desencadeado nas escolas, analisando os caminhos do ensino no Brasil. Tendo uma reflexão e uma ação repensada sobre as possibilidades de se obter um processo de ensino-aprendizagem de maneira significativa e bem diversificada, onde o educador é fundamental nessa ação, tendo por finalidade a elaboração de propostas que auxiliem e intervenham de modo positivo para melhorar as condições e ambiente de aprendizagem.
 Ao questionar-se sobre o Sistema de Ensino faz-se necessário compreender as metodologias, e a forma como é passado os conteúdos em sala de aula. É importante dar atenção que as escolas tradicionais são rigorosas em seus ensinamentos, seguindo enfim um currículo rígido. No entanto cabe ao educador fazer ligação entre os textos e a realidade da sociedade, trabalhando contextos, histórias, costumes da comunidade, para assim fazer sentido o que é ensinado para aluno, e não simplesmente ser só mais um conteúdo para prova.
As ferramentas de ensinamento estão além das salas de aula, e inclui famílias, currículos, escolas, Ministérios, exigindo o reconhecimento das relações existentes entre educação, sociedade e teorias pedagógicas. 
Por isso este trabalho tem a proposta de melhor entendimento sobre a questão da pratica cotidiana em sala de aula.
Desenvolvimento
Educar exige todo um processo de atividades que são desenvolvidas a através de teorias e tendências pedagógicas que se norteiam na prática docente, sendo necessário planejar, traçar os objetivos, selecionar os conteúdos, métodos, recursos e pensar como serão avaliado essas ações ou refletir sobre a relação teoria e prática no cotidiano escolar.
A união das propostas teóricas e práticas na formação de profissionais não correspondem apenas aos métodos de aprendizagem, mais consiste em uma posição política que vem assumindo a finalidade educacional da formação humana integral. Uma formação crítica, de análise da relação entre educação e sociedade e de evidências das propostas educativas, que estão a serviço das divisões de classes sociais. Uma realidade de formação de sujeitos presentes na educação que requer atenção, pois como afirma Aranha (2006, p. 32) “a educação não pode ser compreendida fora de um contexto histórico- social concreto”. 
No entanto, as formas como acontece à relação teoria e prática nem sempre estão alinhadas ao serviço de sua integração. Candau (2013) enfatiza que existem várias maneiras de se compreender a relação em que a teoria e a prática passam a se desenvolver, ela propõe que essa relação se faz por uma visão dividida e uma visão de unidade, nas quais vão se formando concepções e ações educativas. 
2.1 DIDÁTICA TEÓRICA E PRÁTICA
No processo da educação profissional a didática deve ser baseada no fato de que todo ato educativo tem especificidade própria, e pode variar de acordo com as circunstâncias do contexto em que está inserida. 
Ao se apropriar do conhecimento, o educador pode contribuir com reflexões teóricas que proporcionam compreensões da aprendizagem, escolhendo assim as melhores formas de se realizar o seu trabalho, sempre encontrando possibilidades para vencer desafios, para que se possa desenvolver a sua atividade com segurança e qualidade. 
A didática teórica é desenvolvida nos programas da disciplina, que visam à ação educativa. São pressupostos abstratos que se acumulam sobre o processo de ensino, buscando torná-los mais eficientes. Didática prática é aquela que é vivenciada pelos educadores nas escolas a partir de trabalho prático em sala de aula, dentro da organização escolar, relacionada com as exigências sociais. A didática teórica não tem por compromisso comprovar os elementos teóricos estudados em livros ou experimentados em laboratórios, mas tem em vista o aluno, seus interesses e necessidades práticas.
O desafio fundamental para o profissional da educação é distinguir e compreender a teoria na sua própria prática e assim originar condições para que, diante dessa teoria, modificar o ponto de vista, as atitudes e posturas que influenciam a atuação em seu exercício educacional. 
2.2 A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO 
É importante salientar que um bom educador não se constitui apenas de teoria, embora ela tenha sua importância. A formação de um educador é baseada no resultado da relação teoria e prática, e a partir da ação e da reflexão que estrutura. 
Entender essas diferentes concepções de aprendizagem, não significa apenas ler o que diferentes teóricos e pensadores escrevem ou falam sobre o ensino e a aprendizagem, significa buscar melhor compreender a prática educativa de uma forma que ao se fazer reflexão sobre a mesma possa se discutir e agir para transformá-la. Essa aproximação entre teoria e prática nos mostra nova horizontes que nos dão possibilidades de buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos.
O educador somente poderá ensinar quando aprender e, para isso, é preciso ter conhecimento, que é adquirido através de troca de experiências. Para tanto, é necessário ter humildade para admitir que não se sabe tudo e avaliar atitudes positivas e negativas.
Ao se fazer uma análise as práticas pedagógicas, não se pode se aquietar diante da separação que existe entre a teoria e a prática, onde se cria um círculo vicioso onde é constatado que a formação do educador é construída antes e durante o caminho profissional do mesmo, e que também se faz no social onde a formação depende tanto das teorias, quanto das práticas que são desenvolvidas na vida escolar.
Compreender que o processo de ensino e aprendizagem, apesar da formação oferecida em sala de aula ser fundamental, deve se compreender que só ela não é suficiente para preparar os alunos. É necessária a inserção na realidade do cotidiano escolar com a prática pedagógica.
Quando o educador toma posse do conhecimento e se beneficia das contribuições teóricas referentes às compreensões de aprendizagem, escolhe as melhores ferramentas de trabalhar, vence as dificuldades e vê com clareza novas possibilidades de uma atuação de qualidade.
A fase do estágio nos permite aos poucos perceber como se da à prática da instituição, pois coincide com a realidade do cotidiano dos alunos, e isso sempre deverá acontecer de maneira bem fundamentada onde será preciso considerar cada realidade onde ocorrerá a prática pedagógica, com suas características emocionais, culturais, socioeconômicas e tudo que o ambiente proporcionar.
O desenvolvimento e a transformação do mundo somente serão possíveis quando os educadores tiverem consciência de seu papel na sociedade e da importância de valorizar o aluno como um todo.
2.3 ABORDAGENS DA TEORIA A PRÁTICA
Pimenta (2005, p.26) afirma que o saber do educador não é formado apenas pela prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Mediante esta afirmação fica claro que, a teoria tem uma importância fundamental, pois ao nos apropriarmos da fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão dentro de uma açãocontextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os diversos contextos do cotidiano. A interação dialógica entre saberes gera o desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipatória.
A prática pedagógica eficaz é resultado de uma abordagem teórica muito rica, ocasionada por uma pesquisa gradativa e pela aplicação de determinados conceitos no dia a dia do educador. É interessante salientar que o educador só pode ensinar de fato depois de obter o conhecimento necessário para passar a seus alunos.
Por acaso você já imaginou a prática pedagógica sem uma base teórica? Certamente que isso seria uma loucura, pois cada educador iria agir de acordo com suas concepções acerca do ensinamento. E as metodologias adotadas poderiam não surtir o efeito esperado, deixando muitos alunos no meio do caminho.
Para que servem os pensamentos dos teóricos educacionais? A resposta é a seguinte: os educadores precisam entender quais são as diferentes concepções sobre a aprendizagem. Outro benefício é que a base teórica proporciona ao educador o poder de buscar a compreensão da prática pedagógica vigente de maneira que ela consiga ser observada, estudada e modificada pelos educadores, caso seja necessário.
Importante ressaltar que quando há essa aproximação da teoria e a prática, os educadores se veem diante de novas possibilidades que visam ao surgimento de novas práticas de ensino. Essa adequação é imprescindível para uma assimilação mais efetiva por parte dos alunos.
A prática pedagógica eficaz é resultado de uma abordagem teórica muito rica, ocasionada por uma pesquisa gradativa e pela aplicação de conceitos no dia a dia do educador. 
Embora um não exista sem o outro, é importante salientar que a separação entre a teoria e a prática seja necessária. Isso se explica pela compreensão que os educadores devem ter do aspecto teórico e que a partir disso, possa ter condições de estabelecer o seu fazer pedagógico.
Isso significa buscar nas bases teóricas as diretrizes ideais para o ensino, mas sem se desvencilhar das condições impostas pela realidade de cada escola ou região. Usa-se a teoria e sua aplicabilidade de acordo com o que é possível no cotidiano do aluno, do educador e da instituição.
Vale salientar que quando um educador compreende o aspecto teórico e usa isso para a aplicação na prática pedagógica com seus alunos, a possibilidade de promover a transformação necessária é enorme. Educar por meio de fundamentações é essencial para a formação de cidadãos esclarecidos e com a consciência de seu lugar no mundo.
Contudo, é possível lançar um olhar sobre o passado e refletir sobre a ação e sobre a reflexão na ação, na intenção de compreender os eventos que antecederam no transcorrer dos processos de ensino e aprendizagem. Reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão na ação consistem o reconstruir do fazer apenas mentalmente para então analisar retrospectivamente suas características e processos (SCHÖN, 1995), de forma que o educador, distanciando-se de sua prática pedagógica, contemplando, analisando e reelaborando, possa transformar enquanto concepção e enquanto proceder – pois "as transformações das práticas só se efetivam na medida em que o educador amplia sua consciência sobre a própria prática" (PIMENTA, 1996, p. 23).
O desenvolvimento da capacidade de refletir na ação e sobre a ação constitui um elemento fundamental na formação do educador e na promoção das bases necessárias ao seu autodesenvolvimento permanente e progressivo, sem as limitações impostas pelo medo de "fazer experiências, cometer erros, tomar consciência dos erros, e tentar de novo, de outra maneira" (SCHÖN, 1995, p. 89).
A escola que valoriza as ações didáticas tem maior probabilidade de proporcionar ao educando apropriados métodos para o aprendizado e, aos educadores, a possibilidade do desenvolvimento das competências necessárias para implementar as ações requeridas. 
A ação didática do educador deve despertar o prazer de aprender nos alunos por meio de uma prática pedagógica criativa e inovadora. O estímulo do professor pode ser o elemento principal em despertar nos alunos o prazer pelos estudos. Ao iniciar o ano letivo, o aluno está cheio de expectativas e, durante o processo, pode aumentar ou diminuir esse encanto em função da capacidade do educador em mantê-lo estimulado. Lopes (1996) pondera que a ação didática deve ser capaz de tornar compreensível para o aluno tudo aquilo que o educador está explicando, assim contribuindo para a redução do fracasso escolar.
A utilização de técnicas didáticas fundamentadas na teoria e prática pode contribuir significativamente para que o processo de ensino e aprendizagem torne-se prazeroso. Santo (2012, p. 164) reitera que “o processo de ensino-aprendizagem não terá êxito se for enfadonho”. 
A unicidade teoria e prática pressupõem entre os dois pólos, relações de interdependência e reciprocidade. Pois, se é na prática que a teoria tem seu nascedouro, sua fonte de desenvolvimento é na teoria que a prática busca seus fundamentos. A teoria isoladamente não gera transformações, não produz novas e inovadoras realidades, porque ela somente se concretiza por meio da prática.
E, então, não há princípio, não há fim, é como uma espiral em progressiva expansão, em gradual ascensão. Mas, a unicidade teoria e prática precisa se revelar e se fazer presente na ação desenvolvida pelo educador no interior da sala de aula. O que exige estabelecer como horizonte de referência um processo de formação de educadores inicial ou continuada centrado no desenvolvimento da capacidade de "reflexão crítica na e sobre a prática" (SCHÖN, 1995,p. 88), mantendo como pressuposto que a ação pedagógica é um processo de mediação dos múltiplos e variados saberes, tendo como horizonte possível e desejado o transformar da realidade contextual.
Ensinar, portanto, assume uma nova perspectiva sob o ponto de vista da unicidade teoria e prática. Mais do que transmitir informações, ensinar é assegurar aos alunos a apropriação crítica, significativa e ativa dos conhecimentos. 
Mas, as transformações a serem construídas pelos educadores individualmente e coletivamente são numerosas, pois pressupõem a capacidade de superar os limites pessoais impostos por suas experiências de vida e de formação.
A prática pedagógica, na perspectiva da unicidade teoria e prática, precisa abandonar o panorama que a tem caracterizado enquanto sucessão de tendências que se sobrepõem e, geralmente, se interpõem, sem atingir o que é essencial para a formação daqueles a quem se destina, na certeza de que "o homem se faz, fazendo a história" (SILVA, 1983, p. 27).
A formação do educador inicial e continuada precisa superar o mero incorporar de modelos, a simplicidade de reproduzir as informações, o memorizar dos dados, passando a promover as condições necessárias para superar uma visão
sincrética, percepção ingênua da realidade, fundamentada no senso comum pelo alcançar de uma visão sintética concepção clara e unificada dessa realidade, mas fundamentada no senso crítico através da mediação decorrente de análise baseada no saber elaborado.
CONCLUSÃO
Como afirmam Esteban e Zaccur (2002), a prática aponta para as questões do cotidiano escolar, e a teoria ajuda a olhar, a interpretar e a propor alternativas que se transformam em novas práticas, que é um ponto de partida para novas indagações. Alimentando assim o processo reflexivo que amplia os conhecimentos construídos. Dessa maneira, a relação teoria e prática, se da a aproximação da realidade e construção do conhecimento.
A compreensão da didática entre teoria e prática, fica então subentendida como necessária no processo de ensino e aprendizagem.
Vale ressaltar a relação entre educador e conhecimento. O aluno como destinatário da ação educativa perde-se em meio às dificuldades das tensões do processo. A relação educadora e aluno têm muita importância, pois, quanto mais o educador se aproxima do aluno, mais influência tem sobre seu comportamento e a aprendizagem.
O ensino requerdo educador uma forma motivadora, uma didática que atenda a superação das dificuldades, para que o educador construa sua própria trajetória de formação e a aquisição dos saberes: disciplinar, pedagógicos, curriculares e os da experiência profissional. Ensinar é um processo complexo e para alcançar seu objetivo que é a aprendizagem do aluno, devem ser adotadas metodologias que permitam ao educador a construção de uma identidade voltada para a relação multidimensional da teoria e prática para favorecer na construção do conhecimento.
Esta pesquisa aprofundada sobre esse tema cheio de leques permitiu irmos alem do que realmente vemos em nossas escolas, nossos educadores e como são suas diretrizes foi muito interessante e satisfatório realizar esse trabalho.
REFERÊNCIAS
SANTOS, M. G. A relação teoria e prática na formação do pedagogo à luz do materialismo histórico-dialético. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016, 298p.
PIMENTA, S.G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. 
PIMENTA, S.G. (Org.)Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez,2009.
CANDAU, Vera Maria (Org). Rumo uma Nova Didática. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.
ESTEBAN, Maria Tereza; ZACCUR, Edwiges. A pesquisa como eixo de formação docente. In: ESTEBAN, Maria Tereza; ZACCUR, Edwiges (Orgs). Professora-pesquisadora uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002
curso de Pedagogia 2° semestre modalidade 100%on line
elaine cristina botaro de moraes
teoria e pratica relacionada À sala de aula no dia a dia.
Botucatu-SP
2020
elaine cristina botaro de moraes
teoria e pratica relacionada À sala de aula no dia a dia.
Trabalho de pedagogia apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Educação Inclusiva LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais Educação e Tecnologias Homem, Cultura e Sociedade.Práticas Pedagógicas: Identidade Docente.
Orientadores: Prof.ª Juliana Chueire Lyra
Sandra Cristina Malzinoti Vedoato
Luana Pagano Peres Molina
Amanda Larissa Zilli
Marcio Gutuzo Saviani
Marcia Bastos de Almeida
Botucatu-SP
2020

Continue navegando