Buscar

Biologia Aplicada FAEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 01:
O tratamento de esgoto visa à remoção dos poluentes presentes em esgotos sanitários e industriais, chamados também de águas residuárias, a fim de devolvê-las ao corpo d’água sem alteração da sua qualidade.
Existem dois tipos de tratamento de esgoto e efluentes por processos biológicos, o aeróbio e o anaeróbio. Descreva os dois tipos de tratamento apontando suas diferenças.
Para responder a questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.
	O tratamento aeróbio utiliza técnicas que dependem da respiração aeróbica dos micro-organismos, a qual ocorre quando existe oxigênio livre dissolvido no meio, funcionando como receptor final de elétrons nas reações químicas de oxidação da matéria orgânica.
	No tratamento anaeróbico os micro-organismos realizam a respiração anaeróbica, na qual o oxigênio não está presente. Neste caso, os micro-organismos utilizam outros compostos químicos (Nitritos, nitratos, sulfatos, etc) como a aceptores finais de elétrons nas reações de oxidação da matéria orgânica, e, como produtos da respiração anaeróbia, geralmente são liberados na forma gasosa o CO2, CH4 (Gás metano).
	Enquanto o tratamento Anaeróbio utiliza bactérias que não necessitam de oxigênio para sua respiração, no tratamento aeróbio os microrganismos degradam as substancias orgânica, que são assimiladas como alimento e fonte de energia, mediante processos oxidativos.
Tratamento Biológico Aeróbio
Diferente do tratamento anaeróbio que utiliza bactérias que não necessitam de oxigênio para sua respiração, no tratamento biológico aeróbio os microorganismos degradam as substâncias orgânicas, que são assimiladas como "alimento" e fonte de energia, mediante processos oxidativos.
 
Nesse processo, o efluente precisa ser submetido a temperaturas específicas, estar com o pH e oxigênio dissolvido (OD) controlado, além de  obedecer a relação da massa com os nutrientes de Demanda Biológica de Oxigênio (DBO) que variam com a biota formada em cada estação.
As bactérias responsáveis por este processo de eliminação da matéria orgânica são, em sua maioria, heterótrofas aeróbias e facultativas e promovem a remoção da matéria orgânica com mais eficiência.
Os sistemas aeróbios mais comuns são lagoas aeradas, filtros biológicos e os sistemas de lodos ativados que propiciam a melhor eficiência em remoção de cargas.
Tratamento Biológico Anaeróbio
Entre os sistemas de tratamento anaeróbio, existem as lagoas anaeróbias, os tanques sépticos, os filtros anaeróbios e os reatores de alta taxa, capazes de receber maiores quantidades de carga orgânica por unidade volumétrica, como os reatores UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) ou RAFAs (Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente).
Dependendo do tipo de efluente a ser tratado, há risco de emissão de odores nesses sistemas. Esse risco pode variar dependendo do tipo de efluente a ser tratado, do controle operacional do sistema e características dos equipamentos utilizados.
O processo anaeróbio converte parte da matéria orgânica em gás carbônico e metano, por isso também é recomendada a existência de queimadores de gases, já que esse tipo de gás contribui 21 vezes mais que o gás carbônico para poluir a camada de ozônio.

Outros materiais