Buscar

Técnicas de orçamento de capital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Débora Oliveira Paiva			Prontuário: 170253X
Técnicas de Orçamento de Capital
Respostas
1. Existem várias Técnicas de Orçamento de Capital (TOC). As técnicas mais usadas são; o período de payback (PB), o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR). O PB corresponde ao tempo que a empresa demora em recuperar o investimento inicial. Quanto menos tempo, demorar a recuperação do investimento (PB menor), melhor. O PB deve ser confrontado com um padrão limite estabelecido pela empresa. Uma das vantagens do PB é sua facilidade de cálculo e seu rápido entendimento. Suas principais deficiências são: não considerar explicitamente o valor do tempo e o fato de não levar em consideração os fluxos de caixa que ocorrem após o período de PB, além do estabelecimento do critério padrão.
O VPL e a TIR diferentemente do PB, são técnicas que levam em consideração o valor do dinheiro no tempo. 
O VPL corresponde ao valor descontado de todos os fluxos monetários que compõem o projeto de investimento. Quando o VPL é positivo, isto indica que o valor atualizado dos recebimentos é maior que os investimentos atualizados (ou que o investimento inicial), e portanto, deve-se aceitar o projeto. 
A TIR é a taxa de desconto que iguala as entradas com as saídas previstas de caixa, no momento 0, a taxa de desconto que torna o VPL nulo. A aceitação ou rejeição de determinada proposta de investimento é decidida em função do processo de comparação da TIR obtida, com a rentabilidade mínima requerida pela empresa para seus investimentos. Se a TIR exceder (ou igualar) o percentual mínimo desejado pela empresa, considera-se o investimento economicamente atraente devendo ser aceito, caso contrário deve ser rejeitado.
Outra técnica na qual podemos pontuar é o fluxo de caixa descontado onde o mesmo é um aliado muito importante das tomadas de decisão, sendo uma metodologia utilizada em qualquer situação em que o dinheiro seja aplicado em um ponto e recebido em outro, no futuro. Em outras palavras: o FCD trabalha com o valor do dinheiro no tempo.
O método do Fluxo de Caixa Descontado é uma técnica de orçamento de capital (como Payback e Taxa Interna de Retorno) e é utilizado para determinar o valor presente de uma empresa, ativo ou projeto com base no dinheiro que pode gerar no futuro. O FCD parte do pressuposto de que o investimento gera fluxo de caixa durante um determinado período.
2. Payback:
Vantagem
É atraente porque considera os fluxos de caixa, e não os lucros contábeis. Ao medir quão rapidamente a empresa recupera seu investimento inicial, o período de payback leva implicitante em conta a distribuição dos fluxos de caixa no tempo e, portanto, o valor do dinheiro no tempo.
Desvantagem
A principal deficiência do período de payback reside no fato de que o período apropriado de recuperação é apenas um número determinado subjetivamente. Não pode ser especificado em vista do objetivo de maximização de riqueza porque não se baseia no desconto de fluxos de caixa para determinar se acrescenta valor a empresa.
Valor Presente Liquido (VPL): 
Vantagem
Uma das maiores vantagens em se utilizar o método VPL está em verificar se o projeto irá aumentar o valor da empresa. Projetos com VPL negativos diminuirão a rentabilidade de uma organização.
Além disso, o Valor Líquido Atual considera o valor temporal do dinheiro. Toda vez que uma organização utiliza o dinheiro de hoje para um retorno futuro, o método VPL aparece como uma boa escolha para análise de viabilidade do investimento.
Isso porque ele permite à empresa levar em consideração o valor do dinheiro no dia em que ele sai do caixa e no dia em que voltará. Somado a isso, o VPL considera também quando o projeto começará a render. Enquanto alguns projetos trarão lucro logo no primeiro ano outros precisarão de no mínimo três para ter um fluxo de caixa positivo, por exemplo.
Então, para a lista de vantagens podemos acrescentar que o Valor Presente Líquido revela em quanto tempo um projeto produzirá renda e qual o valor da mesma. Com isso é possível analisarmos se o investimento aumentará o valor da empresa
Desvantagem
Uma das principais limitações do cálculo de VPL é quando se comparam dois projetos de tamanhos diferentes. Isso porque como a resposta é em valores monetários, a saída de VPL é determinada pelo tamanho da entrada.
Outra desvantagem do VPL é que sua precisão é de acordo com a informação introduzida. Isso significa dizer que os administradores devem saber exatamente a taxa de desconto, os valores do fluxo de caixa e quando o fluxo girará. Na maioria das vezes é impossível ter essas informações com precisão.
Por último, sozinho, o método VPL não consegue fornecer os ganhos e perdas de um projeto. Para verificar a viabilidade de um investimento são utilizados outros indicadores complementares, como a Taxa Interna de Retorno (TIR).
Taxa de retorno de investimento (TIR):
Vantagem
Considera o valor do dinheiro no tempo e é fácil para comparar projetos de investimentos, pois leva em conta a escala e a vida dos projetos, devido ao seu caráter relativo (resultado expresso em percentual) e não absoluto, como o VPL.
Desvantagem
Pressupõe a reinversão dos valores à própria TIR (resultando em taxas “sub” ou superestimadas).
Pode haver múltiplas taxas de retorno, ou mesmo não ter solução, dependendo do fluxo de caixa do projeto.
Não é recomendada em situações de projetos com fluxo de caixa não convencional.
Fluxo de caixa descontado (FDC):
Vantagem
Uma grande vantagem do método de Fluxo de Caixa Descontado é que por meio de sua análise é possível reduzir um investimento a um Valor Presente Líquido (VPL). Se esse valor for positivo, o investimento deverá ser um gerador de dinheiro. Caso contrário, ou seja, se negativo, o investimento não renderá bons frutos e representará perda de dinheiro.
Além disso, o FCD permite que sejam feitas escolhas entre investimentos significativamente diferentes, sendo que aquele com maior VPL será a alternativa mais lucrativa (mais abaixo veremos como fazer o Fluxo de Caixa Descontado).
Ainda como vantagens, temos que o método FCD é orientado para o futuro, sendo que depende muito mais de expectativas futuras do que resultados históricos. Adicionalmente, ele é influenciado em menor medida por fatores externos voláteis.
Desvantagem
Justamente por lidar com projeções é que para alguns especialistas e estudiosos a análise de FCD traz alguns gap’s. O principal deles é que a avaliação somente será acurada se suas projeções também o forem. Caso as estimativas não representarem a realidade, o Valor Presente Líquido será errado e o resultado muito provavelmente será danoso para a empresa.
Referência
PEÑALOZA, Verônica. GUERRA, Diego de Sousa. Uso das Técnicas de Orçamento de Capital em Empresas de Fortaleza. Um estudo exploratório. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2006. 9 f. Fortaleza. Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2006. p. 2-3. Disponível em: << http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr510340_8096.pdf>>. Acesso em: 22 de Abr. 2019.

Outros materiais