Buscar

Prova 1 - Perícia Contábil

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Perícia Contábil (CON40)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX () ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A origem da perícia é muito antiga e nos leva a conhecer a cultura de diversos povos e praticamente complementa os dados históricos da humanidade. Com base nesta afirmação, é possível constatar que a necessidade de verificação dos fatos conduziu a perícia à condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial, mesmo nos mais remotos tempos. Com relação à origem da perícia, analise as seguintes sentenças:
I- A partir do século XV, com o advento do (segundo) Código de Processo Civil, as perícias judiciais contábeis tiveram ampliadas a sua legislação, no sentido de atender a todas as esferas profissionais (medicina, engenharias, entre outras).
II- No Direito Romano, a adequação do direito civil não era devido ao conteúdo material de sua legislação, mas, sim, à estrutura uniforme e racional apenas baseada na aplicação das leis escritas, previamente estabelecidas por tribunais compostos por técnicos.
III- Somente na década de 1940 foi regulamentada a profissão de contador e, na mesma época, oficializado que a perícia é função privativa do contador.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	A necessidade de se fazer uma perícia se manifesta nas imperfeições e inadequações. O profissional que se candidata a exercer a função de perito precisa ter um profundo conhecimento técnico do exercício da contabilidade e maturidade profissional que lhe permita ter vivenciado experiências profissionais tanto no campo da contabilidade como no administrativo. Sobre os tipos de irregularidades que nos levam à realização da perícia, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Administrativas. 
(    ) Operacionais.
(    ) Contábeis. 
(    ) Educacionais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	A atividade pericial contábil é de competência exclusiva do contador, que deve ter amplo conhecimento e experiência do objeto do litígio.  Além disso, deve o perito ter capacidade para pesquisar, examinar,  analisar e fundamentar sinteticamente a matéria. Sobre os aspectos periciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) É a necessidade de obter conhecimento e experiência das coisas. 
(    ) Aquela pela qual uma pessoa que possui conhecimentos e experiência em determinadas matérias e assuntos examina as coisas e os fatos.
(    ) É exclusivamente o total que se pretende detectar. 
(    ) É proibido requerer outra perícia, pois a principal é o fator relevante para o julgamento do litígio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	Não se pode confundir perícia com informe. O informe serve à perícia na geração dos documentos que são elaborados para atender às necessidades do juiz. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Informe é utilizado para suprir as necessidades da arbitragem. 
(    ) Perícia é o conhecimento e a experiência das coisas. 
(    ) Função pericial é aquela em que uma pessoa com conhecimento profundo de determinada matéria examina as coisas e os fatos.  
(    ) Função pericial é aquela em que uma pessoa opina sobre as causas, a essência e os efeitos da matéria examinada. 
(    ) Informe e perícia são a mesma coisa.
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V - V.
	5.
	O Código de Processo Civil ainda não contemplou o conceito de perícia contábil, apesar de estabelecer normas e procedimentos e tratar também da habilitação do profissional. Para conceituar perícia contábil, é necessário que o profissional tenha razões de raciocínio de forma qualitativa e quantitativa sobre determinada realidade patrimonial. Qual a exigência para a formação do conceito de perícia?
	 a)
	A formação do conceito de perícia contábil exige o conhecimento de uma opinião de profissional contábil.
	 b)
	A formação do conceito de perícia não exige conhecimento técnico.
	 c)
	A formação do conceito de perícia deve ser aprovada por um advogado.
	 d)
	A formação do conceito de perícia contábil não exige razões do raciocínio.
	6.
	A empresa que está envolvida em uma atividade pericial necessita disponibilizar diversos documentos para a elaboração da prova pericial. Essa prova pericial é produzida confrontando-se os dados, os fatos e as informações de todos os documentos de forma analítica. No âmbito pericial, qual é o nome dessa pesquisa?
	 a)
	Pesquisa de amostragem.
	 b)
	Pesquisa preferencial.
	 c)
	Pesquisa judicial.
	 d)
	Pesquisa global.
	7.
	A contabilidade de uma organização deve ser elaborada com esmero e deve observar a legislação contábil vigente, prazos, princípios contábeis, enfim, o contador deve ter profundo conhecimento técnico do exercício da contabilidade. As irregularidades administrativas podem demonstrar manifestação voluntária do indivíduo. Sobre quais as causas de imperfeições contábeis, analise as opções a seguir:
I- O grande volume de trabalho. 
II- A complexidade da matéria.  
III- Exigências legais. 
IV- Fraqueza de conhecimento. 
V- Predeterminação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e V estão corretas.
	 c)
	As opções II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	8.
	No exercício da perícia contábil, o profissional da área faz jus à cobrança de honorários, cujos valores devem ser estabelecidos previamente, mediante avaliação dos serviços a serem prestados. Neste contexto, sobre a quem cabe o recebimento dos honorários, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Perito contador judicial.                       
II- Perito contador assistente.                    
III- Perito contador arbitral.                       
IV- Perito contador extrajudicial. 
(    ) Às partes.
(    ) Ao contratante.
(    ) Às partes, conforme indicação.
(    ) Ao autor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	II - IV - I - III.
	 c)
	I - IV - II - III.
	 d)
	III - I - IV - II.
	9.
	A perícia tem por finalidade buscar a verdade real dos fatos, com a aplicação de pesquisa demonstrada de forma técnica e embasada cientificamente na matéria objeto do litígio, para dar suporte informacional ao juiz na formação da sentença. De acordo com os diferentes fins para os quais são realizadas as perícias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:   
(    ) Para fins administrativos. 
(    ) Para fins regimentais.
(    ) Para fins sociais. 
(    ) Para fins de observar se as empresas possuem meios para expandir seus negócios no mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	No caso de uma empresa que realiza procedimentos fraudulentos nas suas operações, ocasionados por um dos sócios que deseja obter vantagens ilícitas, o outro sócio pode requerer dissolução da sociedade e retirar-se desta, mas antes disso esse sócio solicitará uma perícia para investigar o que ocorreu de fato e cobrar as devidas indenizações e restituições que lhe são cabíveis por direito. Neste tipo de situação, o que conduz a atividade da perícia?
	 a)
	O que conduz a atividade da perícia é quando a empresa disponibiliza seus registrospara atender à necessidade da investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos na empresa e conduzir a atividade do levantamento de dados para a sua venda, pois esta é condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial à sua liquidação para a imediata dissolução da sociedade.
	 b)
	A necessidade da investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos na empresa constatada é o que conduz a atividade da perícia, como condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial.
	 c)
	Essa situação ocorre quando os gestores da empresa deverão atender às necessidades para a investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos apenas na contabilidade (que é o centro das informações para a sua gestão) e é isto que conduz a atividade da perícia à condição de instrumento para auxiliar na instauração decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial.
	 d)
	Um dos objetivos da perícia é o de auxiliar e coordenar as operações na contabilização de todos os atos e fatos ocorridos na empresa. O perito conduz a atividade da perícia à condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial, conforme o seu nível de influência nas atividades operacionais da empresa.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando