Buscar

teste 03

Prévia do material em texto

1
        Questão
	
	
	O CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente é um órgão integrante do SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente. E sobre o mesmo é incorreto afirmar-se que:
		
	 
	não consta o direito de legislar ou imputar despesas orçamentárias
	
	É o principal órgão na fixação dos chamados padrões ambientais
	
	Tem tripla função: deliberativa, consultiva e recursal
	 
	É integrado por representante de governos, de empreendedores e da sociedade civil organizada
	
	Está encarregado de elaborar as novas leis ambientais
	Respondido em 18/08/2020 21:13:02
	
Explicação:
O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA, foi instituído pela Lei 6938/81. O Conselho é um colegiado representativo de cinco setores, a saber: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	A Constituição Federal de 1988 abordou o tema meio ambiente, dedicando-lhe o capítulo VI, que contempla não somente o conceito de ambiente natural, mas também muitos outros importantes conceitos relacionados ao tema ambiental. Em relação ao Art. 225 desse capítulo, podemos afirmar que:
		
	 
	cabe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação atividade potencialmente causadora de significativo impacto ambiental, estudo prévio de impacto ambiental.
	
	o meio ambiente é tratado como um bem de uso individual que deve ser preservado e mantido para as próximas gerações, sob a tutela do Poder Público.
	
	o artigo estabelece que uma vez a penalidade (administrativa, penal ou criminal) cumprida, o infrator pode ser desobrigado a reparar o dano ambiental.
	
	a lei indica como os únicos patrimônios nacionais os biomas da Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Pantanal Mato-Grossense.
	 
	cabe somente ao Poder Público garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as atuais e futuras gerações.
	Respondido em 18/08/2020 21:19:35
	
Explicação:
Cabe ao Poder Público e também à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente. O meio ambiente é bem de uso comum (coletivo); as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional.
Assim, a alternativa correta é: "cabe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação atividade potencialmente causadora de significativo impacto ambiental, estudo prévio de impacto ambiental."
 
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, o chamado Código Penal Ambiental, sistematizou as leis que existiam e tratavam desses temas. A Lei de Crimes Ambientais é hoje uma importante aliada da sociedade na proteção do meio ambiente e da melhoria de sua qualidade. Com relação a esse instrumento legal, podemos afirmar, exceto:
		
	
	a conduta que ignora normas estabelecidas, como uma atividade que não possui uma licença ambiental, ainda que não gere poluição, também é considerado crime ambiental.
	
	prevê aplicação de penas restritivas de direito, de prestação de serviços à comunidade, ou de multa, dependendo do potencial ofensivo do crime praticado.
	 
	podem ou não ser considerados crimes ambientais a omissão ou sonegação de dados técnico-científicos num processo de licenciamento.
	
	são considerados crimes ambientais as agressões ao meio ambiente e seus componentes, que ultrapassarem os limites estabelecidos por lei.
	
	a Lei foi criada em resposta a uma crescente preocupação da sociedade com os cenários de problemas ambientais que se desenvolveram com o passar do tempo.
	Respondido em 18/08/2020 21:46:45
	
Explicação:
O fato de fazer afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-científicos são considerados crimes previstos nos art. 66-69 da Lei de Crimes Ambientais.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A Constituição Federal de 1988 definiu as competências dos integrantes da federação (União, Distrito Federal, estados e municípios), incorporando ao texto artigos que disciplinam como legislar em situações locais. Considerando essas definições de competência, é possível afirmar que:
		
	
	a competência dos estados, municípios e Distrito Federal para legislar sobre questões ambientais não está submetida à Constituição Federal.
	
	todas as competências se excluem quando o órgão fiscalizador ambiental, de nível federal, toma a frente de processos de licenciamento.
	 
	a iniciativa teve o objetivo de promover a descentralização da proteção ambiental, dando aos integrantes da federação competência para legislarem sobre suas questões ambientais.
	
	aos municípios compete a tarefa de legislar de acordo com os princípios estabelecidos pela União e pelo Distrito Federal, ao contrário dos estados, que legislam sem obedecer a tais princípios.
	
	cabe aos estados promover o adequado ordenamento territorial mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	Respondido em 18/08/2020 21:48:49
	
Explicação:
Com base na Resolução CONAMA nº 237/97, cabe aos Municípios a competência para o licenciamento ambiental da maior parte das atividades, incluindo todas aquelas cujos impactos fossem localizados e as demais delegadas pelo Estado. Entretanto, em sua maioria, os Municípios não possuem estrutura e capacitação técnica para tal. Assim, o Licenciamento Ambiental fica sob a responsabilidade dos Órgãos Estaduais de Controle Ambiental.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Com relação ao que foi instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente  PNMA (Lei nº 6.938/81), podemos dizer das alternativas abaixo: I O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) é um órgão federal regulamentador e normativo, ligado a Presidência da República. II O Conama é o responsável pela emissão de licenças ambientais definitivas no caso de obras públicas realizadas em zonas de fronteira do país. III  O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é um órgão executor e fiscalizador com atuação na área municipal de licenciamento. IV  Todos os órgãos ambientais municipais e estaduais devem seguir o que está estabelecido pelos princípios da PNMA.
		
	
	A III e a IV estão erradas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Somente a I e a IV estão corretas.
	
	Somente a II e a III estão corretas.
	
	A II e a IV estão erradas.
	Respondido em 18/08/2020 21:58:33
	
Explicação:
As afirmativas II e III estão incorretas, tal como explicado a seguir:
AfirmativaII: o IBAMA é responsável pelo licenciamento ambiental de empreendimentos situados conjuntamente no Brasil e em país limítrofe;
Afirmativa III: o IBAMA é um órgão executor e fiscalizador com atuação em nível nacional.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Segundo o Código Penal Ambiental , Lei Federal 9605, conclui-se que:
		
	
	Causar dano a um animal silvestre que vive em floresta de preservação permanente é crime contra a flora.
	 
	A concessão de licença ou autorização em desacordo com as normas ambientais é um crime ambiental.
	
	Causar dano a algumas árvores da floresta de preservação permanente onde vivem animais em extinção é crime contra a fauna.
	
	A empresa que gera poluição por fumaça causando danos às pessoas está sujeita a multa e interdição mas não é crime ambiental.
	 
	Uma empresa de produtos tóxicos operando sem a devida licença ambiental está sujeita a interdição e multa, mas não é crime ambiental se os impactos negativos estiverem nos limites previstos.
	Respondido em 18/08/2020 21:59:41
	
Explicação:
Danos a animais silvestres é crime conta a fauna e danos a florestas em preservação é crimecontra a flora.  A poluição que gera danos é crime ambiental. Operar sem a licença ambiental necessária é crime ambiental.
A única opção correta é: concessão de licença em desacordo com as normas ambientais é um crime ambiental.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Uma empresa do ramo de fabricação de sabões e detergentes contratou uma consultoria para renovação de sua Licença de Operação junto ao órgão oficial de controle ambiental. Ao preencher os formulários, o consultor foi solicitado pela empresa a não reportar parte dos resíduos sólidos perigosos que são gerados no processo produtivo. Com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), este procedimento pode configurar:
		
	 
	Crime contra a administração ambiental
	
	Crime contra a fauna
	
	Infração administrativa
	
	Crime contra o ordenamento urbano
	 
	Crime contra a flora
	Respondido em 18/08/2020 21:33:03
	
Explicação:
Fazer afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-científicos são considerados crimes previstos nos art. 66-69 da Lei de Crimes Ambientais.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Em relação à Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A avaliação de impactos ambientais é contemplada pela PNMA, porém a lei nada dispõe sobre a recuperação de áreas degradadas.
	
	Os princípios da PMNA são orientadores da ação governamental e estão previstos no artigo 2º da Lei 6938/81.
	
	A Lei 6938/1981 criou o SISNAMA - Sistema Nacional de Meio Ambiente.
	
	O zoneamento das atividades potencialmente poluidoras é um dos tópicos da PNMA.
	
	Podemos citar como exemplos de instrumentos da PNMA a intervenção ambiental, de controle ambiental e de controle repressivo.

Continue navegando