Buscar

questoes projeto (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ELABORE 10 QUESTÕES SOBRE A PRODUÇÃO DO ÁCIDO SULFÚRICO E SOBRE PETRÓLEO E RESPONDA1 resposta
1-Quais as aplicações do ácido sulfúrico? Na produção de fertilizantes, papel, corantes, medicamentos, tintas e explosivos 
2-Quais as etapas da produção industrial do ácido sulfúrico? -Obtenção de dióxido de enxofre -O dióxido de enxofre é convertido em trióxido de enxofre -Produção de ácido sulfúrico pela reação entre o trióxido de enxofre e água 
3-Qual a cor do ácido sulfúrico? Ele é incolor 
4-Qual o processo para a solução de água e ácido sulfúrico? Primeiro se coloca o ácido, depois a água 
5-O que é o petróleo? É uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela lenta decomposição de pequenos animais marinhos, que foram soterrados em um ambiente com pouco oxigênio 
6-Quais as principais características do petróleo? Líquido escuro, viscoso, inflamável e menos denso que a água 
7-Quais as classificações do petróleo? -Base parafínica -Base naftênica -Base aromática -Base mista 
8- Para que serve o petróleo? Principalmente para a geração de energia pela facilidade com que seus componentes sofrem combustão 
9-Em quais combustíveis o petróleo é a matéria prima? Gasolina, gás liquefeito de petróleo, querosene, óleo diesel, nafta petroquímica e asfalto 10- Quais as etapas da extração do petróleo?e como elas funcionam? -Prospecção (localização do petróleo com a detonação de explosivos e análise de ondas de choque que se propagam no solo) -Perfuração ( É feita após um estudo detalhado e marcação do local) -Extração (Através de bombas de extração o óleo é sugado das jazidas) 
11- O que são os polímeros? São macromoléculas constituídas por unidades menores, os monômeros. 
12-Quais os tipos de polímeros? -Naturais -Sintéticos -De Adição -De condensação -De rearranjo
1) Qual o primeiro passo para criar um modelo de projetos? É definir quais são as informações importantes que precisam ser cadastradas a cada novo trabalho. 2)Explique passo a passo como construir do zero um modelo de projeto eficiente: O primeiro passo para criar um modelo de projetos é definir quais são as informações importantes que precisam ser cadastradas a cada novo trabalho: nome do projeto, tipo de projeto, destino, justificativa; para que fazer ? objetivo; obter o que ? organização/cliente; estrutura, programa,tempo,área executora;qual produto, descrição; falar sobre essa necessidade... Depois analisar o púbico alvo e as restrições e por fim passar pelo jurídico. 
3) É preciso diluir o ácido, se sim quais cuidados deve ter? O ácido é vendido na forma concentrada, as indústrias e os laboratórios dificilmente trabalham com ele nessa concentração, precisando diluí-lo, ou seja, aumentar a quantidade do solvente, mas esse processo deve ser feito com extremo cuidado, porque a água reage violentamente com o ácido sulfúrico se forem misturados de forma errada, levando a graves ferimentos e queimaduras. Deve-se usar os equipamentos de proteção individual e adicionar bem lentamente o ácido sobre a água, nunca o contrário!! 
4)Por que o ácido sulfúrico é importante para as indústrias? O ácido sulfúrico é muito importante industrialmente, sendo usado em vários processos. Devido a sua importância econômica, muitas vezes o seu consumo pode indicar o grau de desenvolvimento de um país 
5)Quais as aplicações do ácido sulfúrico? Na produção de: fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio; papel; corantes; fibras de raiom; medicamentos; tintas; inseticidas; explosivos, Na produção de outros ácidos; nas indústrias petroquímicas para o refino de petróleo; em baterias de automóveis (acumuladores de chumbo). 
6) O que é o petróleo e quais suas principais características? O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. As principais características do petróleo são: líquido escuro, viscoso, inflamável e menos denso que a água. 
7) Como ocorre a formação do petróleo? A formação do petróleo ocorre pela pressão da água, onde os fitoplânctons se transformam em petróleo, num processo demorado e em condições especiais. 
8) Qual a composição química do petróleo? O petróleo é uma substância natural formada por vários compostos orgânicos, especialmente, hidrocarbonetos. Alguns dos hidrocarbonetos encontrados no petróleo são: metano (CH4), butano (C4H10) e octano (C8H18).
 9) O que são polímeros ?? Os polímeros são macromoléculas constituídas por unidades menores, os monômeros. Os monômeros ligam-se entre si através de ligações covalentes.O termo polímero deriva do grego, poli "muitas" e meros "partes".Os meros são as unidades que se repetem em um polímero. O monômero é a molécula constituída por um único mero e o polímero é constituído por vários meros. A polimerização é o nome dado a reação de formação dos polímeros. O grau de polimerização refere-se ao número de meros em uma cadeia polimérica. 
10) Quais são os tipos de polímeros? Quanto ao número de monômeros: Homopolímero e Copolímero. Quanto á natureza: naturais e sintéticos. Quanto ao método de obtenção: de adição, de condensação e de rearranjo. Quanto ao comportamento mecânico: Elastômeros ou Borrachas, plásticos, fibras E há também os biodegradáveis.
1-Cite três aplicações na indústria aonde é usado o ácido sulfúrico? R: -fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio; medicamentos, insceticidas 2-Quais as três etapas para ocorrer produção industrial do ácido sulfúrico? R: 1- Obtenção de dióxido de enxofre (SO2(g)); 
2-O dióxido de enxofre é convertido em trióxido de enxofre (SO3(g)): 3-Produção de ácido sulfúrico pela reação entre o trióxido de enxofre e água 
3-O que é o petróleo e para que serve? Trata-se de um hidrocarboneto, tipo de composto orgânico formado por carbono e hidrogênio, cuja combustão (ou queima) gera grande quantidade de energia. Esta reação ocorre entre um combustível, neste caso o petróleo, e um reagente, como o ar por exemplo, e libera o calor utilizado para produzir a energia que consumimos. Atualmente, o petróleo é a principal fonte energética utilizada no mundo. Por meio do seu refino, processo que basicamente separa em frações e elimina impurezas, são produzidos a gasolina, o óleo diesel, o querosene e a nafta, matérias primas fundamentais para a indústria petroquímica. Seu processamento dá origem a tecidos sintéticos, inseticidas, medicamentos, tintas, explosivos e ao plástico, base para inúmeros produtos do nosso dia a dia. 
4- O petróleo pode acabar? O petróleo é um recurso natural não renovável, isso significa que ele vai acabar dentro de algumas décadas. Devido à descoberta recente de novas jazidas, alguns especialistas não precisam uma data para seu fim. Embora outros afirmem que ele pode durar por, aproximadamente, mais cinquenta anos. 
5 - Analise as afirmativas sobre as características do petróleo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. (F) O petróleo é uma fonte energética renovável, e sua utilização não é nociva ao meio ambiente. (V) A formação do petróleo ocorre em milhões de anos, sendo um processo de alteração da matéria orgânica vegetal ou animal. (F) O petróleo é não uma substância natural formada por vários compostos orgânicos, especialmente, hidrocarbonetos. (V) Entre as várias utilidades do petróleo estão a produção de combustíveis (gasolina e diesel), além de produtos como o plástico. (F) Primeiramente, o petróleo passa por processos químicos, como filtração e decantação, que retiram a água e impurezas, por exemplo, areia, argila e pedaços de rocha. Após isso, os derivados do petróleo são obtidos no processo de refino. As frações são separadas em torres de destilação, sob pressão atmosférica e a vácuo. 
6- Que fatores determinam a presença de petróleo no subsolo? R: A existência de acumulações de petróleo depende das características e do arranjo de certos tipos de rochas sedimentares no subsolo. Basicamente, é preciso que existam rochas geradoras que contenham a matéria-prima que se transformaem petróleo e rochas-reservatório, ou seja, aquelas que possuem espaços vazios, chamados poros, capazes de armazenar o petróleo. Essas rochas são envolvidas em armadilhas chamadas trapas, compartimentos isolados no subsolo onde o petróleo se acumula e de onde não tem condições de escapar. A ausência de qualquer um desses elementos impossibilita a existência de uma acumulação petrolífera. Logo, a existência de uma bacia sedimentar não garante, por si só, a presença de jazidas de petróleo. 
7- Qual a diferença entre polímeros e monomeros? Os monômeros são pequenas moléculas únicas, o termo mono deriva de um, essas moléculas podem ser de qualquer tipo e origem, desde que seja apenas as unidades mínimas. O termo polímero pode ser usado para qualquer agrupamento de moléculas.

Continue navegando