Buscar

questionario arq - Copia

Prévia do material em texto

Questionário Capítulo 5
14) - A memória RAM, ou memória de acesso randômico, é utilizada por computadores de todo tipo para armazenar informações de forma temporária, usualmente perdidas após o desligamento de uma fonte de energia, seja tomada ou bateria. Mas, vale aprender que há dois tipos de memória RAM principais a serem considerados: DRAM e SRAM. Confira quais são suas diferenças fundamentais. Para Dynamic Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico Dinâmica. Isso significa que ela precisa que a informação seja atualizada o tempo todo para que permaneça armazenada. Com isso, esse tipo de RAM gasta mais energia se comparado com a SRAM. Isso porque a Memória de Acesso Randômico Estática (SRAM) consegue manter os bytes mesmo sem atualização contínua, perdidos somente após a interrupção da fonte de energia. A memória RAM estática é mais econômica, além de entregar mais performance. Mas o problema dessa tecnologia é o preço. Isso porque a SRAM precisa de muito mais transistores para operar, resultando em pentes com até seis vezes menos capacidade de armazenamento do que uma DRAM do mesmo preço. Em memórias cache de processadores e discos rígidos, a preferência é comumente dada à SRAM devido à melhor performance e menor dissipação de calor. Mesmo sendo mais cara, os fabricantes não costumam economizar para evitar problemas mais sérios no armazenamento físico ou flash. Mas memórias do tipo DRAM são naturalmente encontradas em notebooks e desktops de diversas marcas. No final, caso você pretenda adquirir uma memória RAM, a preferência deverá ser sempre por um modelo SRAM, desde que dinheiro não seja o problema. 
15) - A DRAM (Dynamic Random Access Memory) é utilizada como memória principal, e a SRAM (Static Random Access Memory) é utilizada como memória cache.
16) - A DRAM (Dynamic Random Access Memory), é utilizada como a memória principal, pois é possui um baixo custo financeiro pelo fato de ter uma construção mais simples, ou seja, a maior parte da memória encontrada em seu computador será uma memória DRAM. A memória SRAM (Static Random Access Memory) é utilizada como memória cache, possui uma alta velocidade de acesso superando a DRAM assim como o seu tamanho (maior que a DRAM), porém tal tecnologia é muito mais cara e exige um grau de complexidade maior em sua construção comparado com a memória DRAM.
17) - A memória RAM Dinâmica (DRAM) é considera analógica pelo fato de armazenar suas informações ou cargas em pequenos capacitores, onde armazenam uma certa carga de energia que corresponde aos Bits armazenados, porém esses capacitores se descarregam com o tempo gradativamente, já a memória SRAM (Static Random Access Memory) armazena suas informações através de flip-flops, não perdendo sua informação com o tempo, sendo sempre dois valores distintos nunca um intermediário.
18) - Total de bits = T = 256 K =  2^8 x 2^10  = 2^18
1 célula= 8 bits. M = 8 = 2^3
Sendo T= N x M, então N = T/M = 256K/8 = 32 K = 2^15
N = 2^E = 2^15. E= 15
Portanto, o tamanho de cada endereço é 15 bits e o total de células é 32 K.
19-
20- Podemos destacar que apesar das memórias semicondutoras apresentarem maior rapidez, a capacidade de armazenamento em massa (grande quantidade de informação) é
relativamente pequena em relação a outros tipos de dispositivos de
armazenamento, devido ao alto custo na fabricação. O armazenamento dos valores
dos bits em uma memória semicondutora pode ser realizada por flip-flops, como na
SRAM – Static RAM (RAM estática), ou por um circuito de armazenamento de
cargas elétricas, como na DRAM – Dynamic RAM (RAM dinâmica).
Quanto à escrita e leitura dos dados, as memórias podem ser classificadas
em:
- Memória apenas de leitura (ROM – Read Only Memory): programada em
fábrica;
- Memória de leitura programável (PROM – Programable ROM): programável
apenas uma vez, como os CD´s graváveis;
- Memória de leitura programável e apagável (EPROM – Eletrical PROM): é
possível programar e reprogramar.
As memórias que possuem armazenamento volátil são as que perdem os
dados sem alimentação elétrica. Geralmente as RAMs são voláteis e as ROMs são
não-voláteis, mas o advento de novas tecnologias, como a Flash RAM, permitem a
escrita, leitura, e a retenção dos dados por um grande intervalo de tempo.
A unidade básica de armazenamento em uma memória, ou a menor
quantidade de informação que uma memória pode armazenar é denominada célula
de memória. Uma memória semicondutora consiste em uma matriz retangular 
destas células, fabricada na forma de circuito integrado, sendo que cada célula pode
armazenar um bit ou mais. A maioria dos computadores utiliza células de memória
de oito bits
21- O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição e em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas. O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo. O nome mais apropriado seria: Memória de Leitura e Escrita, que está expressa na programação computacional.
22- Primeiramente ROM (memória apenas de leitura) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente (normalmente durante a fabricação).:
A memória ROM está presente em qualquer dispositivo digital, como por exemplo um relógio. Sempre que um computador é iniciado, ele necessita de informações existentes em algum lugar para carregar suas funções básicas e/ou principais de uma forma que elas sempre sejam acessíveis e não se apaguem ao interromper a alimentação. Em um sistema operacional, a ROM é responsável pela BIOS, que por sua vez, é responsável pela inicialização de todos os componentes do sistema (boot), pelo auto-teste e pelos testes da memória e dos componentes do hardware.
Satélites, controles remotos, impressoras, celulares, todos os aparelhos digitais comportam uma ROM para realizarem suas tarefas básicas.
O uso da memória ROM vêm aumentando conforme surgem novas tecnologias, além de serem portadores de firmwares, hoje utilizam-se memórias flash (que também são memórias ROM) para o armazenamento de diversos tipos de dados.
23-

Continue navegando

Outros materiais