Buscar

TÉCNICAS DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTA - MODULO 6 PARTE 2

Prévia do material em texto

TÉCNICAS DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTA
MÓDULO 6 – TÉCNICA DA OBSERVAÇÃO DA EVIDÊNCIA ANALÍTICA PARTE 2
1 - Marque a alternativa incorreta em relação à técnica procedimentos analíticos.
 a. Compreende a realização de relações, correlações, análises e comparações entre as informações organizacionais a fim de gerar indicativos da existência de distorções inesperadas.
b. Assim como as demais técnicas de auditoria, os procedimentos analíticos têm sua aplicação restrita à fase de execução dos trabalhos. 
c. Os procedimentos analíticos possibilitam ao auditor avaliar informações contábeis mediante comparação com parâmetros ou expectativas identificados ou desenvolvidos pelo auditor.
d. No planejamento das auditorias, os procedimentos analíticos são úteis para definir a época, a extensão e a profundidade dos exames a serem executados.
e. São exemplos de procedimentos analíticos: comparações de dados absolutos; análise vertical ou de índices financeiros; análise horizontal; análise de tendência; relações entre informações financeiras e não financeiras; análise de regressão.
Feedback
Sua resposta está correta.
O uso de procedimentos analíticos é útil em todas as fases do trabalho de auditoria:
No planejamento: contribui para definir o momento, o grau de extensão e a profundidade das técnicas de auditoria na execução dos trabalhos.
Na execução: contribui para obtenção de evidências de forma direta ou complementar com outras técnicas.
Na relatoria: permite que a equipe realize análises comparativas das informações da manifestação do auditado com os parâmetros existentes ou criados pelo auditor.
2 - Assinale a subquestão de auditoria para a qual é essencial a aplicação da técnica procedimentos analíticos para obtenção de evidências que basearão sua resposta e possíveis achados.
a. Os procedimentos de determinação dos preços de referência das aquisições são adequados e suficientes para assegurar contratações vantajosas para o hospital?
b. Os controles que atestam a assiduidade e a jornada de trabalho dos servidores dos setores de Urgência e Emergência são adequados?
c. A relação entre o número de pacientes atendidos mensalmente nos setores de Emergência e Urgência e o custo mensal de operação desses setores é adequada?
d. Os processos de aquisição são operacionalizados com base na real necessidade das áreas de Urgência e Emergência? 
e. As planilhas de custos de manutenção abrangem os componentes de despesa (pessoal, encargos, resultados operacionais) e quantitativos de forma correta?
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A alternativa “c” refere-se a uma subquestão que requer o uso de ferramentas de comparabilidade que podem ser: comparação de dados absolutos, análise horizontal e vertical, análise de regressão e outros. Dessa forma, é essencial o uso da técnica procedimentos analíticos.
3 - Assinale a alternativa que representa um achado de auditoria que possivelmente decorre da aplicação da técnica procedimentos analíticos.
a. A documentação de suporte dos pagamentos efetuados à empresa Sem Compromisso S/A não é autêntica.
b. Os valores provisionados pelo hospital para a conta Devedores Duvidosos não estão considerando os percentuais estabelecidos na legislação.
c. Os custos de operação e manutenção dos equipamentos das Unidades de Urgência e Emergência, de janeiro a agosto de 2019, correspondem a 80% do total gasto nos anos de 2017 e 2018. 
d. Caso os servidores do Setor Financeiro estivessem aplicando todas as conferências e deduções previstas na Portaria nº 66/2018, o valor do contencioso tributário seria 60% menor.
e. A rubrica Custos Operacionais apresenta valores inferiores aos custos efetivamente incorridos durante o mês de dezembro de 2018.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra “c”. Verifique a correspondência correta:
A documentação de suporte dos pagamentos efetuados à empresa Sem Compromisso S/A não é autêntica - análise documental.
Os valores provisionados pelo hospital para a conta Devedores Duvidosos não estão considerando os percentuais estabelecidos na legislação - recálculo.
Os custos de operação e manutenção dos equipamentos das Unidades de Urgência e Emergência, de janeiro a agosto de 2019, correspondem a 80% do total gasto nos anos de 2017 e 2018 - procedimentos analíticos.
Caso os servidores do Setor Financeiro estivessem aplicando todas as conferências e deduções previstas na Portaria nº 66/2018, o valor do contencioso tributário seria 60% menor – reexecução.
A rubrica Custos Operacionais apresenta valores inferiores aos custos efetivamente incorridos durante o mês de dezembro de 2018 - rastreamento.
4 - Julgue a afirmativa a seguir como verdadeira ou falsa:
Permitir o conhecimento e a incorporação de práticas de gestão de organizações que não sejam referência no setor ou segmento é uma das vantagens do processo de benchmarking.
a. Verdadeira
b. Falsa 
Feedback
Sua resposta está correta.
Permitir o conhecimento e a incorporação de práticas de gestão de organizações que sejam referência (e não o contrário) no setor ou segmento é uma das vantagens do processo de benchmarking.
5 - Marque a alternativa incorreta a respeito do benchmarking.
a. Consiste em comparar algum aspecto do desempenho de uma organização com o de outra organização ou mesmo com outra área da própria organização, cujo desempenho positivo possa ser considerado como referência.
b. Pode ser classificada como um tipo da técnica confirmação externa. 
c. A técnica de auditoria assemelha-se conceitualmente ao processo de avaliação de desempenho utilizado em empresas e indústrias.
d. O desenvolvimento de expectativas de análise e de comparabilidade e a análise de dados e informações são dois dos passos para aplicação da técnica benchmarking.
e. Nas organizações, é a busca por melhores práticas de gestão que levem a um desempenho superior.
Feedback
Sua resposta está correta.
A técnica de auditoria benchmarking pode ser classificada como um tipo da técnica procedimento analítico e não de confirmação externa.
6 - Assinale a alternativa que não representa um achado de auditoria originado a partir da utilização da técnica benchmarking.
a. O custo de operação dos setores de Urgência e Emergência do Hospital Federal Acesso Universal à Saúde é 20% menor do que o praticado no Hospital Estadual Mais Saúde, referência nesse tipo de atendimento.
b. A rubrica Custos Operacionais apresenta valores inferiores aos custos efetivamente incorridos durante o mês de dezembro de 2018. 
c. O Hospital Federal Acesso Universal à Saúde possui nível de serviço nos setores de Urgência e Emergência abaixo da média praticada em outros hospitais de mesmo porte.
d. O Hospital Federal Acesso Universal à Saúde implementou indicadores de desempenho alinhados com o que é praticado em outros hospitais de mesmo porte.
e. O nível de satisfação dos pacientes atendidos na Urgência e Emergência está abaixo da média de outros hospitais de mesmo porte do Estado.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra “b”. Para se chegar a esse achado, a equipe provavelmente aplicou a técnica procedimentos analíticos (análise horizontal), fazendo a relação entre a execução do ano de 2019 e os valores gastos nos dois anos anteriores. Nos demais casos, por certo houve a utilização da técnica benchmarking.

Continue navegando