Buscar

Ciências Moleculares e Celulares Unidade 1 Parte 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ciências Moleculares e Celulares – Unidade 1 Parte 3
Características da células procariontes e eucariontes
Do ponto de vista estrutural, podemos diferenciar dois tipos de células: procariontes (protos – primitivo; carion – núcleo) e eucariontes (eu – verdadeiro; carion-núcleo), também chamadas de eucélulas. Nesta webaula, compreenderemos as características de cada uma delas.
Todas as células apresentam elementos essenciais: citoplasma, membrana plasmática ou membrana celular e material genético, que constituem a informação hereditária e que regulam todas as atividades celulares e características que são passadas para os descendentes.
No entanto, uma das diferenças dos dois tipos de células (procariontes e eucariontes) é a forma que o material genético se apresenta.
Constituição estrutural das células procariontes
Sobre as células procariontes, temos algumas características:
*Não apresentam um sistema de membranas que compartimenta o citoplasma. 
*Seu DNA se apresenta na forma de anel.
*Não estão associadas a proteínas (histonas).
*Têm formato geralmente simples, em esfera, bastonete, ou em hélice, podendo formar, em alguns casos, colônias. 
*Sua forma é definida por uma parede extracelular que sofre síntese no citoplasma e se posiciona na superfície externa da membrana plasmática. 
*Não se dividem por mitose e seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação que leva à formação de cromossomos visíveis ao microscópio óptico durante a divisão celular. 
*Em alguns casos, a membrana plasmática se invagina e se enrola, formando estruturas denominadas mesossomos.
 
*A maioria dos procariontes é heterotrófica, ou seja, depende de uma fonte externa de alimentos e realiza essa alimentação por absorção com vários mecanismos de fermentação e de respiração.
Atenção!
Outras organelas presentes nas células procariontes são os ribossomos no citoplasma, que podem ligar-se a moléculas de RNAm, constituindo polirribossomos. É possível encontrar também a nucleoide, uma estrutura que possui dois ou mais cromossomos idênticos circulares, presos a diferentes pontos da membrana plasmática.
Um ponto muito importante para as células procariontes é a existência de uma cápsula de proteção, uma camada rígida formada por uma série de polímeros orgânicos que se deposita no exterior da sua parede celular, a presença de plasmídeos, que podem transmitir genes de uma bactéria para outra, aumentando a possibilidade de mutação destas.
Constituição estrutural das células eucariontes
Sobre as células eucariontes, temos algumas características:
*As células eucariontes de animais, vegetais, protozoários e fungos, apesar de se diferenciarem em alguns aspectos, são semelhantes por apresentar núcleo definido e organizado. 
*São células ricas em membranas, que as deixam com um citoplasma compartimentado.
*Apresentam muitas organelas que atuam em diferentes processos.
*Podem ser comparadas a pequenos órgãos, intracelulares. 
*O material genético está separado do citoplasma por uma membrana dupla chamada de carioteca.
*Os filamentos de DNA estão associados a proteínas histonas, formando fios espessos chamados de cromatina, e dentro da cromatina estão os nucléolos.
*Apresentam mitocôndrias, peroxissomos, lisossomos, aparelho de Golgi, retículo endoplasmático liso e rugoso, centríolos, cílios, flagelos, cloroplastos, parede celular, entre outras.
O sistema de organelas e membranas nas células eucariontes possibilitou maior crescimento celular, especialização nos processos, divisão de tarefas entre os componentes celulares e eficiência metabólica, diversidade de rotas metabólica, maior proteção do material hereditário e facilidade no contato e na aglomeração intermolecular.
Em síntese, as células eucariontes são usualmente maiores e estruturalmente complexas. As organelas presentes no citoplasma apresentam papéis específicos definidos por reações químicas. A presença ou ausência de determinadas organelas definirá se a célula é vegetal ou animal.
Comparação entre célula animal e vegetal
A seguir, para terminarmos os estudos desta webaula, veja um quadro que apresenta uma comparação entre a célula animal e vegetal, ambas eucariontes.
Por fim, vale ressaltar que todos os seres vivos são formados por células e, com a evolução destes, chegamos à diversidade atual. Assim, quando estudamos a estrutura e o metabolismos de um tipo qualquer de célula, estamos estudando também um pouco de todos os outros organismos, uma vez que todas as células se parecem.

Outros materiais