Buscar

APS ELEMAQ ENGRENAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Nomes: Lucas Alexandre Grahl Ribeiro Turma: M51
 Rodrigo Vinícius Andrioli Ogg Para: 12/12/2015
Curso: Técnico em Mecânica Prof.: Adriano Gonçalves
APS – Elementos de Máquina 1
Engrenagens - Nomenclatura/Curiosidades
1. INTRODUÇÃO
As engrenagens são utilizadas para transmitir movimento de um eixo rotativo para outro ou de um eixo rotativo para outro que translada. Tem como característica a transmissão de movimento com razão de velocidade angular constante. Existem várias opções de engrenagens de acordo com o uso a qual ela se destina.
A maneira mais fácil de se transmitir rotação motora de um eixo a outro é através de dois cilindros. Eles podem se tocar tanto internamente como externamente. Se existir atrito suficiente entre os dois cilindros o mecanismo vai funcionar bem. Mas a partir do momento que o torque transferido for maior que o atrito ocorrerá deslizamento.
 Com o objetivo de se aumentar o atrito entre os cilindros, fez-se necessária a utilização de dentes que possibilitam uma transmissão mais eficiente e com maior torque. Surge assim a engrenagem.
 As engrenagens são peças responsáveis para um bom funcionamento de uma máquina. Seja ela usada para transmitir relação de movimento através de um eixo, mantendo a ordem e o funcionamento de outras peças ao redor. 
]
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Principais tipos de engrenagens:
- Cônicas: Os dentes das rodas cônicas tem formato cônico, o que dificulta a sua fabricação, diminui a precisão e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cônica é usada para mudar a rotação e a direção da força, em baixas velocidades.
- Retos: É o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. É mais empregada na transmissão de baixa rotação do que na de alta rotação, por causa do ruído que produz.
- Hipóides: São empregadas para transmitir movimento e cargas elevadas entre eixos que não se cruzam. Podem ser de diversos tipos de dentados espirais.
- Helicoidais: É usada em transmissão fixa de rotações elevadas, por ser silenciosa devido a seus dentes estarem em componente axial de força que deve ser compensada por mancal ou rolamento. Serve para transmissão de eixos paralelos entre si e também para eixos que formam um ângulo qualquer entre si (normalmente 60 ou 90°).
- Cremalheira: É uma barra de dentes destinada a engrenagens. Assim pode se transformar um movimento de rotação em movimento retilíneo ou vice-versa.
- Parafuso sem fim: Engrenagens sem-fim são usadas quando grandes reduções de transmissão são necessárias. Muitas engrenagens sem-fim têm uma propriedade interessante que nenhuma outra engrenagem tem: o eixo gira a engrenagem facilmente, mas a engrenagem não consegue girar o eixo. Essa característica é útil para máquinas como transportadores, nos quais a função de travamento pode agir como um freio para a esteira quando o motor não estiver funcionando.
2.2 Características geométricas de uma engrenagem cilíndrica de dentes retos:
2.3 Especificações/Nomenclatura
- Circunferência Primitiva: É uma circunferência teórica sobre a qual todos os cálculos são realizados. As circunferências primitivas de duas engrenagens acopladas são tangentes. O diâmetro da circunferência primitiva é o diâmetro primitivo (d).
- Módulo (m): É a relação entre o diâmetro primitivo e o número de dentes de uma engrenagem. O módulo é a base do dimensionamento de engrenagens no sistema internacional. Duas engrenagens acopladas possuem o mesmo módulo. A figura 5.7 mostra a relação entre o módulo e o tamanho do dente. O módulo deve ser expresso em milímetros. 
- Passo Diametral (P): É a grandeza correspondente ao módulo no sistema inglês. É o número de dentes por polegada.
- Passo Frontal (p): É a distância entre dois pontos homólogos medida ao longo da circunferência primitiva. 
- Altura total do dente (a): É a soma da altura do pé com a altura da cabeça, ou seja, ht=a+ b.
- Altura da Cabeça do Dente ou Saliência: É a distância radial entre a circunferência primitiva e a circunferência da cabeça.
- Altura do pé ou Profundidade (b): É a distância radial entre a circunferência primitiva e a circunferência do pé.
- Ângulo de ação ou de pressão (φ): É o ângulo que define a direção da força que a engrenagem motora exerce sobre a engrenagem movida.
- Circunferência de base: É a circunferência em torno da qual são gerados os dentes.
Como:
- Tanto o passo frontal, módulo ou diametral pitch são medidas do tamanho dos dentes. 
- Altura da cabeça ou saliência: é a distância radial da circunferência primitiva à circunferência de cabeça; 
- Profundidade ou altura de pé: é a distância radial da circunferência primitiva à circunferência de pé;
- Profundidade de trabalho (ht ): é a profundidade total de um dente (soma de adendo e dedendo); 
- Folga do fundo do dente: é a quantidade na qual o dedendo(profundidade) excede o adendo (saliência);
- Espessura do dente é a espessura do dente medida ao longo do círculo primitivo.
2.4 Representação de Engrenagem
A representação de engrenagens em desenho técnico é feita de acordo com a norma NBR 11534 /1991, que diz que:
- Como princípio fundamental, uma engrenagem é representada (exceto na seção axial) como uma peça sólida sem dentes, indicando-se apenas o diâmetro primitivo com uma linha, traços e pontos estreitos, conforme NBR 8403 (ver Figuras 1, 2 e 3)
3. CONCLUSÃO
Devido ao crescente aumento da utilização de máquinas cada vez mais complexas nas industrias em geral, a utilização das engrenagens, com sua finalidade de transformação de energia elétrica em mecânica, e também na melhor utilização do torque e melhor desempenho na velocidade de motores, se torna essencial a aplica-las em tais situações. 
A elaboração desse respectivo trabalho nos proporcionou um melhor entendimento do funcionamento das engrenagens, podendo assim entender melhor o funcionamento de cada tipo em específico, para assim podermos averiguar a melhor maneira de aplica-las em situações necessárias, a fim de se obter o melhor resultado final possível.
Podemos concluir assim, que o uso da engrenagem se tornou necessária em praticamente todas as máquinas, desempenhando assim funções e facilitando o melhor desempenho das demais peças de tal máquina.
4. REFERÊNCIAS
1- ENGRENAGEM, Wikipédia. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Engrenagem> Acesso em 09/12/15;
2- ENGRENAGEM – CONCEITOS BÁSICOS, Educação e Tecnologia. Disponível em < http://2000pt.net/educacaotecnologica/engrenagens.pdf> Acesso em 09/12/15;
3- ENGRENAGEM, Demec UFPR. Disponível em < http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM129/Prof.%20Pescador/Engrenagens1.pdf > Acesso em 09/12/15;
4- REPRESENTAÇÃO DE ENGRENAGEM EM DESENHO TÉCNICO, Daelt UTFPR. Disponível em < http://www.daelt.ct.utfpr.edu.br/professores/cassilha/NBR%2011534%20-%20Representacao%20de%20engrenagem%20em%20desenho%20tecnico.pdf> Acesso em 09/12/15.

Outros materiais