Buscar

avaliação III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512266) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20333922
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Na trajetória literária sobre os campos de estudo da sociologia, desde sua origem na modernidade, diversas abordagens de Sociologia foram sendo formadas. Logo, é bem comum encontrarmos escritores e sociólogos diversos descrevendo diferentes ramos da Sociologia. Estes ramos têm seus princípios teóricos, objetos de estudos, propósitos e objetivam desenvolver teorias especializadas em suas áreas, como no caso da sociologia da educação. Nesse contexto, disserte sobre dois aspectos principais sobre a Sociologia da Educação.
	Resposta Esperada:
- Ao estudar sobre os diversos ramos da Sociologia, encontraremos variações, como: Sociologia Urbana, Sociologia da Religião, Sociologia do Conhecimento, Sociologia Jurídica e Sociologia da Educação, entre outras. No entanto, para alguns teóricos, a Sociologia enquanto ciência que investiga a sociedade tem como um dos seus principais temas de estudo a realidade da educação.
- A educação é uma instituição social, é uma necessidade humana e, por isso, envolve normas, regras, valores, leis e atitudes. E estes elementos são transmitidos por meio do trabalho do processo educativo. Todos esses elementos são cruciais na formação da sociologia como ciência. De outra maneira, a Sociologia tem o tema da educação como campo de pesquisa acreditando que qualquer atividade humana é formada por processos educativos. 
- O estudo da Sociologia tem um relevante trabalho capaz de ajudar o entendimento da organização da educação. A compreensão sobre o contexto da educação, a partir de estudos sociológicos, abarca questões amplas sobre a natureza humana e da sociedade. A verificação e o estudo sobre as políticas educacionais também fazem parte do campo da sociologia da educação, bem como os mecanismos de transmissão, avaliação e socialização de conhecimentos.
- O início da Sociologia da Educação ocorreu no século XIX por meio do trabalho do sociólogo Émile Durkheim, em seu livro "Educação e Sociologia", trabalho em que consagrou a educação como o principal tema de investigação da Sociologia.
	2.
	A sociedade de nossa época é identificada como uma sociedade que prioriza consumir, comprar, substituir e descartar. Os impactos mais graves dessa concepção de vida relacionam-se ao meio ambiente, onde é identificada com facilidade a poluição do ar e da água, o desmatamento, o uso irracional dos bens renováveis ou não. Neste contexto, qual é a importância da educação ambiental na sociedade contemporânea?
	Resposta Esperada:
A sociedade de consumo estrutura-se na lógica da criação permanente de novas necessidades, que se resume na invenção constante de novos bens de consumo descartáveis. Esta concepção é disseminada através de estratégias de propaganda e convencimento aos consumidores de que eles são indispensáveis para a manutenção da vida, do status e de um determinado nível e qualidade de vida.
Entretanto, faz-se necessário resistir, construir e experimentar um novo caminho em que sejam levados em conta os conceitos de desenvolvimento sustentável, uso racional de matérias-primas, produtos e recursos energéticos, viáveis ecológica e economicamente, que vão ao encontro das reais necessidades da sociedade e dos seres humanos. Neste contexto, a escola exerce um papel fundamental, pois é importante que, além de abordar os conceitos e demais referências teóricas específicas dessas questões, também seja capaz de oportunizar vivências e experiências práticas que ilustram e deem conta de experiências práticas de alternativas diante dessa realidade.
Parte inferior do formulário

Outros materiais