Buscar

modelos atomicos

Prévia do material em texto

· Carlos Eduardo Barbosa de Farias
· 1°D
· modelos atômicos
· Química 
Modelos atômicos
 Os modelos atômicos fazem referência aos átomos. Átomos esses que foram idealizados por Democrito e Leucipo,dois filósofos pertencentes a escola atomista. Democrito e Leucipo defendiam que tudo o que tem volume e massa é composto por partes extremamente pequenas. Eles nomearam essas partes incrivelmente pequenas como sendo Átomos. 
 Analisando a etimologia saberemos que ela faz referência a algo não divisível. Tendo em vista que "A" = Não e "tomo" = divisível, separável. 
 Anos depois de Democrito e Leucipo,foi a vez de John Dalton tentar explicar do que eram formados os átomos que faziam parte da matéria.
⟨teoria atômica de Dalton⟩
 John Dalton, formado em química, nascido na Inglaterra em 1766 e falecido na cidade de Manchester em 1844. Sua vida foi destinada desde cedo à pesquisa científica e ao magistério, tanto que lecionou ou contribuiu para o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento.
 Seu maior legado como cientista, no entanto, foi o desenvolvimento da primeira teoria atômica. Foi por meio de vários experimentos relacionados com a mistura de gases e do conhecimento dos trabalhos propostos por Lavoisier que surgiu a teoria atômica de Dalton em 1808. Jhon Dalton foi o primeiro a defender a famosa lei de Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
 O modelo atômico de Dalton, também conhecido como modelo bola de bilhar,tinha como principais características os átomos serem indivisíveis, maciços ou indestrutíveis e redondos ou "bolas". Porém não para por aí,o modelo de Dalton também caracterizava outros pontos importantes. Podemos destacar: 
· Átomos que possuem tamanho e massa diferentes formam elementos químicos diferentes
· O peso relativo de dois átomos pode ser utilizado para diferenciá-los;
· Uma substância química composta é formada pela mesma combinação de diferentes tipos de átomos;
· Substâncias químicas diferentes são formadas pela combinação de átomos diferentes.
 O francês Lavoisier afirmou, em 1785, que “em uma reação química massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos ”. fato esse comprovado pela teoria de Dalton
Desse modo,se realizarmos a combustão do carvão (C) na presença de gás oxigênio (O2), teremos uma reação química entre um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio. Essa reação formará o gás carbônico (CO2), que possui exatamente os mesmos átomos que compunham as substâncias antes da reação.
 Utilizando o modelo atômico de Dalton, podemos compreender uma substância simples, ou seja, uma que possui átomos com características iguais para assim formar uma molécula.Portanto, temos átomos pertencentes a um mesmo elemento químico.
Na substância F2, por exemplo, temos dois átomos de flúor, por isso, devemos utilizar dois tipos de átomos iguais na representação de acordo com a teoria atômica de Dalton.
 uma substância composta, temos átomos de características diferentes formando a molécula. Portanto, temos elementos químicos diferentes formando uma substância.
A substância H2O, por exemplo, apresenta três átomos: dois de hidrogênio e um de oxigênio. 
⟨Outras contribuições científicas de John Dalton⟩
· Introduziu o conceito de massa atômica;
· Formulou a lei das pressões parciais dos gases (Lei de Dalton);
· Descobriu a deficiência visual denominada de daltonismo;
· Estudou o comportamento de vapores e gases em diferentes temperaturas;
· Descobriu que todos os gases expandem-se (procuram ocupar um determinado local) no espaço da mesma forma.
⟨teoria atômica de Thomson⟩
 Joseph John Thomson (1856-1940) foi um físico britânico. Descobriu o elétron. Recebeu o Prêmio Nobel de Física, no ano de 1906. Joseph John Thomson nasceu em Cheetham Hill, perto de Manchester, Inglaterra, no dia 18 de dezembro de 1856.
 A teoria atômica de Thomson surgiu um pouco após a teoria atômica de Dalton. E a teoria de J.J anulava completamente a teoria do seu predecessor. 
 A teoria desse famoso físico também é conhecida como teoria pudim de passas. 
 Thomson foi o primeiro a descobrir uma particula subatômica. Os elétrons.
 Thomson dizia que o átomo era totalmente positivo e que distribuídos de maneira uniforme tinham-se os elétrons,com carga elétrica negativa. 
 Thomson idealizou seu modelo atômico tendo como base descobertas relacionadas com a radioatividade e experimentos realizados com o tubo de raios catódicos construído pelos cientistas Geissler e Crookes.
 Quando um gás se encontra sob baixa pressão,ele passa a ser um condutor de eletricidade,e este mesmo gás produz um feixe de luz com cargas elétricas que partem do cátodo,parte negativa,rumo ao ânodo,parte positiva.
 Com base nesse experimento, Thomson concluiu que, quando os átomos do material gasoso no interior do tubo eram submetidos a uma alta tensão, seus elétrons eram arrancados e direcionados até o ânodo(parte positiva)
 Com base nos experimentos realizados com o tubo de raios catódicos, Thomson idealizou seu modelo atômico e a constituição do átomo. Podemos listar como principais: 
· O átomo é uma esfera,porém não maciça como defendia Dalton.
· O átomo é neutro, já que toda matéria é neutra 
· Os elétrons não estão presos no átomo,estes, podem ser transferidos para outro átomo em condições específicas
· Como os elétrons que estão espalhados apresentam a mesma carga, existe entre eles uma repulsão mútua, o que faz com que estejam uniformemente distribuídos na esfera.
 
 Dentre as novidades apresentadas por Thomson para o átomo podemos listar com destaque 
· Natureza elétrica da matéria;
· Divisibilidade do átomo;
· Presença de partículas pequenas e com carga no átomo.
⟨modelo atômico de Rutherford⟩
Ernest Rutherford (1871-1937) foi um químico e físico neozelandês, queba partir das suas pesquisas sobre o urânio descobriu a emissão de raios alfa e beta. Algo que contribuiu bastante na sua teoria atômica. nascido em Nelson, Nova Zelândia, no dia 30 de agosto de 1871. Cresceu e fez seus estudos em sua cidade natal.
 O modelo atômico de Rutherford ganhou vida em meados de 1911. Também chamado de modelo sistema solar, foi o terceiro na história da Atomística. Surgiu logo após os modelos de Jhon Dalton e J.J Thomson.
 A construção do modelo de Rutherford ganhou o seu ponta-pe a partir do estudo de algumas propriedades dos raios X, juntamente com o estudo das emissões radioativas, algo que culminou na utilização de radiação sobre um artefato inerte. O experimento realizado por Rutherford possuía a seguinte aparelhagem e organização:
· Aparelhagem A: uma amostra de polônio (emissor de radiação alfa) colocada em um bloco de chumbo. Nesse bloco havia um pequeno orifício por meio do qual ocorria a passagem da radiação;
· Aparelhagem B: lâmina finíssima de ouro posicionada à frente da caixa de chumbo;
· Aparelhagem C: Placa metálica recoberta com material fluorescente (sulfeto de zinco) posicionada atrás, ao lado e um pouco à frente da lâmina de ouro.
 
Representação dos resultados observados no experimento de Rutherford
· Região 1: área que recebeu grande parte da radiação alfa emitida pelo polônio,fato esse que possibilitou a observação do fato de que essas radiações atravessaram a lâmina de ouro sem sofrer desvios consideráveis
· Região 2: várias áreas localizadas atrás da lâmina de ouro, que receberam uma pequena quantidade de radiação alfa, mas que não estavam na direção do orifício de saída da radiação na caixa de chumbo, o que expôs que essas radiações sofreram um grande desvio após a travessia da lâmina de ouro;
· Região 3: áreas localizadas à frente da lâmina de ouro que receberam uma quantidade extremamente pequena de radiação alfa, o que evidenciou que parte da radiação alfa chocou-se com a lâmina e foi rebatida
 Podemos tirar alguma conclusões a partir desse expreimento. As principais são 
· Interpretação sobre a região 1 os átomos apresentavam grandes espaços vazios,ou seja, regiões que nãopossuíam nada capaz de influenciar a radiação alfa;
· Interpretação sobre a região 2: A quantidade pequena de radiação alfa que sofreu desvios passou próximo de uma região positiva do átomo, provavelmente de tamanho pequeno, o que promoveu o desvio.
· Interpretação sobre a região 3: em razãoda baixa quantidade de radiação alfa foi rebatida, isso mostra que elas se chocaram com uma região do átomo extremamente pequena o que mostra que era uma região positiva. 
A partir dessas conclusões e desse expreimento,pôde-se atribuir algumas características a esse modelo atômico. São algumas principais
· 1°] Núcleo 
· Uma região central do átomo que apresenta:
· partículas positivas (os prótons);
· baixo volume;
· maior massa;
· maior densidade do átomo.
· 2°]Eletrosfera
· Regiões do átomo que apresentam:
· imensos espaços vazios entre si;
· Elétrons,de natureza negativa 
⟨modelo atômico de Bohr⟩
 Niels Bohr (1885-1962) foi um físico dinamarquês. Estabeleceu o modelo atômico que lhe valeu o Prêmio Nobel de Física em 1922.
 Niels Henrik David Bohr nasceu em Copenhague, na Dinamarca, no dia 7 de outubro de 1885. Filho de Christian Bohr, professor de Fisiologia na Universidade de Copenhague e de Ellen Adler, descendente de ilustre família judia.
 De acordo com o modelo atômico de Bohf,o átomo possuía o seu núcleo e 7 camadas eletrônicas, designadas pelas letras maiúsculas: K, L, M, N, O, P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados. As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K, L, M, N, O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente. De acordo com o trabalho de Bohr,trabalho esse que complementa o trabalho de Rutherford, foi possível obter-se quatro conclusões. São elas: 
1. cada elétron apresenta uma quantidade específica de energia
 
2. Cada elétron tem uma órbita, essas são chamadas de “estados estacionários”. Ao emitir energia, o elétron salta para uma órbita mais distante do núcleo.
3. Ao consumir uma quantidade específica de energia, a quantidade de energia do elétron aumenta,e diminui quando ele produz energia
4. As camadas eletrônicas, têm um número determinado e são designados pelas letras: K, L, M, N, O, P, Q.
 Uma aplicação para a teoria atômica de Bohr é em uma situação muito comum sempre que um ano acaba. Falamos do réveillon. Mas,qual relação entre o réveillon e a teoria atômica de Bohr ? Simples,A teoria de Bohr afirma que quando um átomo recebe energia, seu elétron passa para um nível de energia maior, permanecendo em nível alto. Ao retornar à sua órbita original, o elétron deve liberar a energia absorvida na forma de luz no espectro visível, denominada fóton. Cada elemento químico terá órbitas com diferentes valores de níveis de energia. Logo,o fóton de energia liberado será específico para cada substância. Sendo assim,cada elemento apresentará sua própria cor ao emitir energia.
Por exemplo, se utilizarmos o oxalato de estrôncio (SrC²O⁴) ou o nitrato de estrôncio (Sr(NO³)²), será formado o íon Sn²+, que terá uma coloração avermelhada. Já se utilizarmos o cloreto de cobre (CuCl²), ou o nitrato de cobre (NH⁴Cu(NO³)³), será formado o íon Cu²+, que apresentará cor verde ou azul.
Estão contidos na tabela abaixo algumas das cores que os elementos químicos apresentam quando sofrem excitação por uma chama:
Arsênio ----->Azul
Sódio	------>Amarelo
Potássio------>Azul ou púrpura
Estrôncio------>Vermelho
Magnésio----->Branco ou prata
Lítio----->Vermelho ou magenta (“rosa choque”)
Bário----->Verde
Ferro----->Dourado
Cálcio------>Amarelo
Alumínio------>Branco
Cobre------>Verde
⟨Referências bibliográficas⟩
1. https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/quimica/teoria-atomica-dalton.htm 
2. https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-atomo-thomson.htm 
3. https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/quimica/o-atomo-rutherford.htm 
4. https://www.ebiografia.com/niels_bohr/ 
5. https://www.soq.com.br/biografias/john_dalton/ 
6. https://www.ebiografia.com/joseph_john_thomson/ 
7. https://www.ebiografia.com/ernest_rutherford/ 
8. https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/modelo-atomico-de-bohr/amp/ 
9. https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/quimica/o-atomo-bohr.htm 
10. https://querobolsa.com.br/enem/quimica/modelo-atomico-de-bohr

Continue navegando