Buscar

FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Prova Online

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100776 - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O argumento do sonho não é suficiente para pôr em dúvida que
 
a )
 um triângulo sempre tem três lados.
b )
 o que é escrito com lápis pode ser apagado.
c )
 os cachorros têm quatro patas.
d )
 estou fazendo uma prova de Filosofia.
QUESTÃO 2
A tese de que há uma separação radical entre juízos de fato e juízos de valor significa que a conclusão de um raciocínio moral deriva
a )
 exclusivamente de premissas morais.
b )
 de premissas contraditórias.
 
c )
 de premissas factuais e morais.
d )
 exclusivamente de premissas factuais.
QUESTÃO 3
Sobre as noções conceituais em torno da explanação científica, podemos dizer corretamente que
 
a )
a realidade pode ter muitas explanações, por exemplo, religiosas, morais, científicas etc. Uma explanação não rejeita, necessariamente, outra; assim é que uma explanação moral não entra em conflito, necessariamente, com uma explanação científica.
b )
 uma vez que não há mais na ciência a pretensão da objetividade, a explicação científica pode basear-se na subjetividade do cientista.
c )
para efeitos da explanação científica, neutralidade é sinônimo de objetividade científica, ou seja, onde há neutralidade há necessariamente objetividade científica, o que equivale dizer também que toda observação objetiva e científica tem neutralidade de valores e opiniões.
d )
todas as generalizações, inclusive as descritivas, são interessantes para a ciência, pois esta tem por objeto toda e qualquer generalização. Um exemplo de generalização descritiva é, por exemplo, aquela que diz que todas as pedras são duras.
QUESTÃO 4
Qualidades secundárias dos objetos são, por exemplo,
a )
 propriedades mentais, como pensamentos, opiniões etc.
b )
 propriedades que envolvem medidas, como sua extensão.
 
c )
 as cores que possuem, como amarelo, vermelho, azul etc.
d )
 as quantidades matemáticas que elas expressam.
QUESTÃO 5
Indivíduos tipológicos são
 
a )
 modelos para comportamento individual e dizem respeito a um papel social.
b )
 entes sociais reais, como a Igreja, o Estado, as escolas.
c )
 pessoas realmente existentes, cujo comportamento é determinado pela natureza humana.
d )
 tipos de organização social que permitem a manifestação da vontade individual.
QUESTÃO 6
Sobre os aspectos gerais da obra de Descartes, assinale a alternativa correta.
a )
O método da crença sistemática é o adotado por Descartes. Segundo esse método, toda hipótese deve ser confirmada por meio de crenças que ajudem a comprová-la, fortalecendo-a e livrando-a de qualquer dúvida.
 
b )
Descartes faz uso sistemático da dúvida como um método epistemológico, para se obter conhecimento. Considerado por muitos como fundador da filosofia moderna, para ele, seguro é o conhecimento que resiste a toda e qualquer dúvida.
c )
Podemos dizer que, em Descartes, a dúvida ocupa um papel central em suas análises. Segundo essa concepção, toda dúvida deve ser refutada, posto que ela atrapalha a ideia de verdade universal a que os filósofos procuram chegar com suas análises.
d )
Segundo a hipótese do Gênio Maligno de Descartes, não há nenhuma sentença ou verdade segura contra a enganação do Gênio Maligno, pois esta é uma hipótese sem possibilidade de contestação.
QUESTÃO 7
Em relação ao dedutivismo, podemos afirmar que
a )
 a forma mais comum de dedutivismo é a indução por simples enumeração, muito utilizada pelos cientistas sociais na contemporaneidade.
b )
 o dedutivismo é uma forma de explanação, não necessariamente científica, mas mais relacionada à explanação do tipo moral.
 
c )
no dedutivismo, a prova empírica de uma hipótese vem após a formulação de uma teoria, que não é necessariamente uma generalização. No dedutivismo, as teorias são hipóteses, sendo importante testá-las, para evitar que falsas hipóteses virem falsas teorias.
d )
no dedutivismo, há a pretensão de se chegar a uma lei geral, de averiguar a pertinência das hipóteses sugeridas pelo cientista social e, com isso, elaborar teorias gerais sobre aspectos da vida social.
QUESTÃO 8
Sobre o ceticismo, é correto afirmar que
 
a )
uma atitude cética é importante na medida em que não imaginamos saber o que não sabemos, não damos falsas explicações ao que não conhecemos. Cético é aquele indivíduo que descrê da possibilidade de se conhecer algo ou de determinar se tais crenças são verdadeiras ou não.
b )
o ceticismo não tem importância para a produção do conhecimento, pois a epistemologia, tanto a geral quanto as específicas, tem seus próprios métodos de produzir conhecimento e o ceticismo não se relaciona com esses métodos.
c )
 o ceticismo é sinônimo de discordância de opiniões: onde há discordância de opiniões, há dúvida sobre o tópico que é alvo da discussão e, como consequência, há necessariamente a produção de um pensamento cético sobre o assunto.
d )
de acordo com o estudado, Hume se utiliza integralmente do ceticismo de Descartes, no tocante à utilização do método da dúvida para chegar a sentenças verdadeiras.
Parte inferior do formulário

Continue navegando