Buscar

DIREITO PENAL CONSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opção correta:
		
	
	o Código Penal prevê, para os crimes de calúnia, de difamação e de injúria, o instituto da exceção da verdade, que consiste na possibilidade de o acusado comprovar a veracidade de suas alegações, para a exclusão do elemento objetivo do tipo.
	
	caso o querelado, antes da sentença, se retrate cabalmente da calúnia ou da difamação, sua pena será diminuída. Caracterizado o delito de injúria, o juiz pode deixar de aplicar a pena, no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria
	
	para a configuração do crime de difamação, o fato imputado deve ser sempre falso
	
	caso o querelado, antes da sentença, se retrate cabalmente da calúnia ou da difamação, sua pena será diminuída.
	
	a pessoa jurídica pode, em qualquer hipótese, ser sujeito passivo do crime de injúria.
	
	
	
	 2a Questão
	
	No que se refere ao roubo com emprego de arma, é correto afirmar:
		
	
	Majoritariamente, hoje o Superior Tribunal de Justiça orienta-se pela configuração dessa circunstância legal no emprego de arma de brinquedo.
	
	Majoritariamente, hoje a mais consagrada doutrina brasileira considera que a arma de brinquedo não caracteriza essa circunstância legal.
	
	Sua natureza mais exata é de circunstância qualificadora, computável sempre na primeira fase do método trifásico de apuração da pena, não constituindo, portanto, causa de aumento que, como tal, se computa na terceira fase respectiva.
	
	Em princípio, não se comunica aos demais agentes.
	
	Seu efeito legal próprio incide nas penas do latrocínio.
	
	
	
	 3a Questão
	
	¿X¿ é negro e jogador de futebol profissional. Durante uma partida é chamado pelos torcedores do time adversário de macaco e lhe são atiradas bananas no meio do gramado. Caso sejam identificados os torcedores, é correto afirmar que, em tese,
		
	
	responderão pelo crime de difamação, nos termos do art. 139 do Código Penal, entretanto, com o aumento de pena previsto na Lei n.º 7.716/89.
	
	responderão pelo crime de preconceito de raça ou de cor, nos termos da Lei n.º 7.716/89.
	
	responderão pelo crime de injúria racial, nos termos do art. 140, § 3.º do Código Penal.
	
	não responderão por crime algum, tendo em vista que esse tipo de rivalidade entre as torcidas é própria dos jogos de futebol, restando apenas a punição na esfera administrativa.
	
	responderão pelo crime de racismo, nos termos da Lei n.º 7.716/89.
	
	
	
	 4a Questão
	
	Nos estritos termos do CP, aquele que faz ligação clandestina de energia elétrica junto a poste instalado na via pública e a utiliza em proveito próprio
		
	
	comete fato típico equiparado a apropriação indébita.
	
	comete estelionato.
	
	comete fato típico equiparado a furto.
	
	não comete crime algum, por falta de expressa previsão legal.
	
	nenhuma das assertivas anteriores
	
	
	
	 5a Questão
	
	José e Maria estavam enamorados, mas posteriormente vieram a descobrir que eram irmãos consanguíneos, separados na maternidade. Extremamente infelizes com a notícia recebida, que impedia por completo qualquer possibilidade de relacionamento, resolveram dar cabo à própria vida. Para tanto, combinaram e executaram o seguinte: no apartamento de Maria, com todas as portas e janelas trancadas, José abriu o registro do gás de cozinha. Ambos inspiraram o ar envenenado e desmaiaram, sendo certo que somente não vieram a falecer porque os vizinhos, assustados com o cheiro forte que vinha do apartamento de Maria, decidiram arrombar a porta e resgatá-los. Ocorre que, não obstante o socorro ter chegado a tempo, José e Maria sofreram lesões corporais de natureza grave. Com base na situação descrita, assinale a afirmativa correta.
		
	
	José e Maria respondem por tentativa de instigação ou auxílio ao suicídio, em concurso de agentes.
	
	José e Maria respondem por tentativa de homicídio.
	
	José e Maria respondem por instigação ou auxílio ao suicídio, em concurso de agentes.
	
	José responde por tentativa de homicídio e Maria por instigação ou auxílio ao suicídio.
	
	José responde por lesão corporal grave e Maria responde por nada, pois sua conduta é atípica.
	
	
	
	 6a Questão
	
	No que se refere aos crimes contra a paz pública, assinale a alternativa INCORRETA
		
	
	Para configuração do crime de associação criminosa não se exige a realização do fim visado, mas tão somente o simples fato de figurar como integrante da associação
	
	Como a nova redação do tipo penal previsto no art.288 do Código Penal brasileiro exige a associação de apenas três pessoas, esta se caracteriza como norma mais severa e, assim, irretroativa neste aspecto.
	
	O crime de constituição de milícia privada não exige, para sua configuração, um elemento subjetivo especial, podendo a prática recair sobre qualquer crime previsto no ordenamento jurídico brasileiro.
	
	O crime de constituição de milícia privada caracteriza-se como delito plurissubjetivo ou de concurso necessário.
	
	O art.288-A do Código Penal brasileiro constitui um tipo penal aberto, posto que o legislador deixara de definir o que se pode entender por ¿organização paramilitar¿, ¿milícia particular¿, ¿grupo¿ e ¿esquadrão¿.
	
	
	
	 7a Questão
	
	Anacleto, na condução de veículo automotor, ao dar carona ao seu cunhado Beto à casa de sua irmã, distraiu-se ao acender um cigarro e acabou por atropelar o pedestre Cezar, provocando-lhe importantes traumatismos. Em seguida, induzido por Beto, Anacleto deixou de prestar socorro a Cezar que sofreu grave lesão corporal, qual seja, a perda do membro inferior direito em decorrência dos ferimentos sofridos. Ante o exposto é correto afirmar que as condutas de Anacleto e Beto configuram respectivamente:
		
	
	lesão corporal culposa em concurso material com a omissão de socorro, previstas no Código de Trânsito e exclusivamente pela prática de omissão de socorro, também prevista na lei n.9503/1997;
	
	lesão corporal culposa, funcionando a omissão de socorro como causa especial de aumento de pena, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro e omissão de socorro, prevista no art. 135 do Código Penal;
	
	lesão corporal culposa, funcionando a omissão de socorro como causa especial de aumento de pena, nos termos do Código de Trânsito e conduta atípica.
	
	lesão corporal culposa em concurso material com a omissão de socorro, tipificados pelo Código de Trânsito brasileiro e omissão de socorro, prevista no art. 135 do Código Penal;
	
	lesão corporal culposa, funcionando a omissão de socorro como causa especial de aumento de pena, nos termos do Código de Trânsito e às mesmas sanções, porém na qualidade de partícipe.
	
	
	
	 8a Questão
	
	Jorge pretendia matar sua irmã, Ana, para passar a ser o único beneficiário de herança que ambos receberiam. No dia do crime, Jorge fica à espreita enquanto Ana sai da garagem em seu carro. Ocorre que, naquele dia não era Ana que estava ao volante, como ocorria diariamente, mas sim seu namorado. Ana se encontrava no banco do carona. Jorge sabia que sua irmã sempre dirigia seu próprio carro e, assim, tinha certeza de que estaria mirando a arma na direção de Ana, ainda que não conseguisse enxergar o interior do veículo devido aos vidros escuros. Jorge atira no veículo, mas o projétil atinge o namorado de Ana, que vem a falecer. É correto afirmar que Jorge praticou:
		
	
	o crime de tentativa de homicídio doloso qualificado contra Ana e de homicídio culposo contra o namorado de Ana.
	
	o crime de tentativa de homicídio doloso qualificado contra Ana e de homicídio qualificado contra o namorado de Ana.
	
	apenas o crime de homicídio culposo contra o namorado de Ana.
	
	apenas um crime de homicídio doloso qualificado, e a pena a ser aplicada ainda será agravada pelo fato de Ana ser sua irmã.
	
	apenas um crime de homicídio doloso qualificado, mas não incidirá na hipótese a circunstância agravante em razão de ser Ana sua irmã, uma vez que foi o namorado desta última quem veio afalecer.
	
	
	
	 9a Questão
	
	Com relação aos delitos contra a honra, leia atentamente as situações hipotéticas apresentadas: I.funcionário público oferece representação contra colega entendendo-se ultrajado na sua honra, (em sua dignidade). Acionado criminalmente, o colega retratou-se. A referida retratação é irrelevante para o Direito Penal. II. dois indivíduos, por motivo irrelevante, iniciam violenta discussão em um bar, no curso da qual um deles, despeja um copo de cerveja na cabeça do outro. A sua conduta configura o delito de injúria real. III. a exceção da verdade caracteriza-se como incidente processual ou forma de defesa indireta que deve ser oposta no momento da resposta preliminar obrigatória prevista no Art.396-A, do Código de Processo Penal. IV. no caso de ofensas praticadas no mesmo contexto fático sempre incidirá concurso de crimes entre os crimes de calunia, difamação e injuria. É correto o que consta APENAS em:
		
	
	I e III.
	
	I, II e IV.
	
	I, III e IV.
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	
	
	 10a Questão
	
	O médico Leonardo, sob a justificativa de injetar um analgésico em Lindinalva, grávida de dois meses, aplicou-lhe anestesia geral e, aproveitando-se da incapacidade de resistência da paciente, realizou, em comum acordo com o namorado da paciente, um procedimento abortivo sem que a gestante tivesse consentido. Ante o exposto é correto afirmar que as condutas de Leonardo e do namorado de Lindinalva contemplam os delitos de:
		
	
	partícipe do autoaborto de Lindinalva e autor do delito de aborto praticado por terceiro sem o consentimento da gestante.
	
	coautores do delito de aborto praticado por terceiro sem o consentimento da gestante.
	
	partícipe e autor do delito de aborto praticado por terceiro sem o consentimento da gestante.
	
	partícipe do autoaborto de Lindinalva e autor do delito de aborto praticado por terceiro com o consentimento da gestante.
	
	atípica e autor do delito de aborto praticado por terceiro sem o consentimento da gestante.

Continue navegando