Buscar

educação de jovens e adultos 2

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Naira Barth Corrêa (1593369)
	
	Disciplina:
	Educação de Jovens e Adultos (PED13)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:639116) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19051369
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Alguns dos problemas que se enfrenta nas escolas e classes destinadas à EJA decorrem exatamente dessa organização curricular que separa a pessoa que vive e aprende no mundo daquela que deve aprender e apreender os conteúdos escolares. No caso da EJA, um outro agravante se interpõe e se relaciona com o fato de que a idade e as vivências social e cultural dos educandos são ignoradas, mantendo-se nestas propostas a lógica infantil dos currículos destinados às crianças que frequentam a escola regular. Referente às questões de infantilização na EJA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A educação, tanto de crianças como a de adultos, não tem contornos definidos (a não ser aproximados). Por essência, é um processo de desdobramento do ser humano e da cultura imprevisível em seu curso.
(    ) A prática pedagógica utilizada em sala de aula de forma não condizente com o perfil dos educandos da EJA, por conta de atividades utilizadas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tratando adultos em processo de escolarização básica como se fossem crianças.
(    ) O desafio nesse sentido é sem dúvida, perceber o aluno em sua complexidade, entendê-lo como parte de uma sociedade que o forma e é formada por esses tantos sujeitos da educação.
(    ) Procurasse levar em conta o mundo vivido dos educandos da EJA para a construção do saber em sala de aula, o que implica apreender seus conhecimentos prévios e sua experiência com relação ao assunto estudado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	2.
	Entre as diversas razões que levam as pessoas adultas ou jovens a buscarem a EJA, podemos pontuar algumas que norteiam todo o processo de desenvolvimento dos sujeitos. Estes fatores de peso acabam contribuindo para essa tomada de decisão e se constituem em reais motivos para a volta à escola. Assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as razões para o retorno à escola:
	 a)
	A necessidade de contribuir na formação dos filhos, melhores salários, poder dirigir ônibus e caminhão.
	 b)
	A realização pessoal, a ameaça do desemprego, o auxílio aos filhos nas tarefas escolares.
	 c)
	Melhoria nos salários dos filhos, a ameaça do desemprego, a necessidade de contribuir na formação dos filhos.
	 d)
	A necessidade de contribuir com os filhos, o sonho de fazer uma faculdade, para conseguir manter o emprego.
	3.
	Os cursos destinados à Educação de Jovens e Adultos devem oferecer a quem os procura o compromisso de desenvolver as competências básicas para a aprendizagem dos conteúdos escolares, bem como a possibilidade de ampliar a consciência com relação ao estar no mundo, à capacidade de participação social, no exercício da cidadania. Sobre o que esta afirmativa especificamente condiz, analise as seguintes sentenças:
I- As especificidades que envolvem a avaliação nas aulas com turmas de EJA.
II- O espaço físico, a sala de aula de Educação de Jovens e Adultos.
III- A estrutura curricular da Educação de Jovens e Adultos.
IV- A lei que disciplina a idade para ingresso em turmas de EJA.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	4.
	A EJA tem se constituído como lugar social e historicamente reservado aos setores populares. Assim, os alunos, na maioria das vezes trabalhadores, pobres, subempregados, oprimidos, excluídos, são reconhecidos como classe social dominada, cuja reprodução da hierarquia social é legitimada na hierarquia escolar. Esse fato poderia justificar a ideia de que a EJA está vinculada a um reducionismo no ensino-aprendizagem, a uma formação aligeirada, de baixa qualidade e que não estimula a permanência dos sujeitos. Ao pensar a educação crítica e transformadora para os sujeitos da EJA, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os sujeitos da EJA devem ser compreendidos em suas diversidades por meio de aproximação de suas realidades e do entendimento de suas trajetórias, projetos/expectativas e dinâmicas plurais de (con)vivências.
	 b)
	Trata-se de atuar sobre indivíduos para transformar sua cultura, para dar-lhes novos instrumentos e ferramentas.
	 c)
	Os programas de alfabetização, implementados para Educação de Adultos à margem do sistema educacional, são suficientes para contribuir com os propósitos do desenvolvimento socioeconômico e de constituição de políticas públicas.
	 d)
	As atividades compensatórias e de suplência são importantes componentes de programas de desenvolvimento.
	5.
	A educação de jovens e adultos em sua estrutura também dá espaço para a educação especial. O Estado tem o dever de adotar mecanismos para que este público venha a ser presenteado com este modelo de ensino. Sobre as diretrizes adotadas pelo Estado para a educação especial na EJA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É dever do Estado garantir um sistema de inclusão nos níveis educacionais, com igualdade e sem discriminação.
(    ) É dever do Estado adotar mecanismo de ensino até os 20 anos de idade.
(    ) É dever do Estado realizar classificação com relação à sua clientela.
(    ) É dever do Estado garantir o aprendizado no decorrer de sua vida e da não exclusão do sistema educacional aos clientes com deficiência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	6.
	A proposta curricular para a EJA, ao alcançar sua compreensão para além das "grades" curriculares, percebe a importância da cidadania e do direito à educação, que não se atém apenas à oferta de vagas e propostas pedagógicas, cujos conteúdos são fechados em si mesmos, mas contribui para garantia de uma educação de qualidade. Nesse aspecto, criaram-se estratégias em prol dessa ação. Sobre essas estratégias, analise as sentenças a seguir:
I- Agregar elementos que podem trazer à tona e mostrar sob outro ângulo o contexto dos sujeitos aprendizes, seu modo de viver, sua cultura e atuação na sociedade.
II- Congregar novas ideias e formas democráticas à prática educativa numa concepção emancipatória e transformadora, determinando a responsabilidade político-pedagógica dos profissionais da escola.
III- Apresentar ações planejadas para serem desenvolvidas no sentido de evitar dialogar sobre trabalhar os conflitos, buscando sempre as relações competitivas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	Em educação de adultos, o currículo enquanto ciência crítica trabalha com questões éticas, políticas e sociais e não só com questões técnicas e instrumentais. Por essa perspectiva, o trabalho do professor no campo da EJA é cada vez mais carregado de intencionalidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ensinar e educar implica responsabilidade pedagógica, política e moral, mas apenas dentro da escola, não envolvendo o coletivo porque o binômio ensinar/educar é um ato personalizado em EJA. 
(    ) O foco da educação de adultos é neutralizar saberes científicos porque, como afirma Freire, os saberes do cotidiano são mais importantes e dão o sentido da sobrevivência ao adulto aprendiz.
(    ) O processo de ensino-aprendizagem é uma relação predominante de troca de saberes, exigindo metodologias que promovam novas atitudes em sala de aula e o cotidiano escolar passaa ser espaço de intercâmbios de repertórios, de visão do mundo, de confrontos, de ajuda mútua e a consequente ampliação das capacidades individuais. 
(    ) O cotidiano é a expressão real e concreta, pois o conhecimento se constrói a partir da relação com o outro e com o objeto a ser conhecido, onde o aluno se reconhece no outro num movimento de ida e volta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	O currículo voltado a um curso PROEJA precisa proporcionar situações para que os docentes criem novas formas de relação e para que os alunos se apropriem de novos conhecimentos. Nesse sentido, o conhecimento obtido por uma formação concomitante, a exemplo do Ensino Médio e Técnico, estimula o educando por mais aprimoramento. Todavia, há fragilidades nos programas que devem ser reconhecidos e melhorados. Quais são essas fragilidades?
	 a)
	Excesso de ações e programas voltados à EJA.
	 b)
	A forma descontínua que programas e ações das políticas governamentais se organizam.
	 c)
	O grande número de pesquisas e de produção de conhecimento para subsidiar a formação dos educadores.
	 d)
	O fluxo contínuo de programas, não dependendo totalmente dos partidos políticos.
	9.
	A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Na Educação de Jovens e Adultos, o perfil do professor se configura por algumas capacidades. Quais são elas?
	 a)
	Planejamento como competência básica para atuação em espaços de diversidade étnica.
	 b)
	Empreendedorismo entre o saber e o saber fazer, extrapolando a dimensão técnica e científica com vistas à instrumentalização do aluno para enfrentamento do cotidiano competitivo neoliberal.
	 c)
	Desenvolver práticas educativas na perspectiva da diversidade religiosa, interagindo empaticamente por meio do diálogo, considerando a relação interpessoal entre professor e aluno condição essencial para a aprendizagem na busca do resgate da autoestima que produz o consumo dos saberes historicamente acumulados.
	 d)
	Trabalhar com conteúdos de natureza diversa das áreas do conhecimento integrados e a comunidades de aprendizagem, dialogando com a comunidade local na perspectiva de valorizar os saberes da infância daquele contexto.
	10.
	A escola que queremos trabalhará no sentido de que jovens, adultos e idosos assimilem ativamente os conhecimentos (formando habilidades e hábitos) e adquiram convicções fundamentais de solidariedade e igualdade entre os seres humanos, assim como hábitos de convivência, de luta, de trabalho, de conquista individual e coletiva. Nessa perspectiva, deseja-se que os sujeitos na EJA desenvolvam algumas habilidades. Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Técnicas para o trabalho artesanal.
	 b)
	Profissionalização acadêmica.
	 c)
	Espírito crítico, pluralista e solidário.
	 d)
	Conhecimentos específicos e sistemáticos.
Prova fi
Parte inferior do formulário

Continue navegando