Buscar

Comércio Exterior AV1

Prévia do material em texto

1- Os blocos econômicos são formados com a união de países, tendo como objetivo principal o fortalecimento do comércio entre eles, resultando na melhora de vida de seus habitantes através da geração de renda e proporcionando o desenvolvimento destes países onde ocorre a intensificação do comércio nos respectivos blocos. Os blocos econômicos se distinguem em conformidade com os acordos estabelecidos entre os países-membros de cada bloco, sendo eles: Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum, União Econômica e Política. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A Zona de Livre Comércio consiste na eliminação ou redução das tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países integrantes do bloco, sendo a primeira fase de formação de um bloco.
( V ) O Mercado Comum envolve a livre circulação de produtos, bens, pessoas, capital e trabalho; desta forma, os habitantes de um país podem trabalhar em outro país do bloco como cidadão legalizado.
( F ) A União Aduaneira é a terceira etapa da formação de um bloco. Nessa etapa, é estabelecida a redução ou a eliminação das alíquotas do imposto de importação. Não permite a livre circulação de países-membros e o bloco tem uma única política tarifária para todos os países pertencentes ao bloco.
( V ) Na etapa da União Econômica e Política, os países buscam padronizar suas legislações e suas políticas econômicas, como a legislação trabalhista e de defesa do consumidor, e estabelecer um banco central como também uma moeda única.  
2- O processo de importação faz parte da dinâmica econômica dos países. Ele ajuda, entre outras coisas, na aquisição de novas tecnologias, no combate à inflação e na inovação dos processos produtivos. Levando em consideração as necessidades de importação, analise as sentenças a seguir:
I- É o ato de comprar em um outro país e introduzir em nosso território, procedimento este conhecido como nacionalização de mercadoria. CORRETA
II- Quando as importações superam as exportações, a balança comercial passa a operar em superávit. ERRADA
III- A importação é fundamental para proporcionar ao país a oportunidade de suprir as suas faltas de determinados recursos naturais, insumos, bens de capital e mercadoria para o consumidor final. CORRETA
IV- Os produtos importados, quando competem com os produtos nacionais, forçam os fabricantes nacionais a melhorarem sua qualidade, variedade e a oferecê-los a preços mais baixos. CORRETA
3- Há séculos as mercadorias atravessam mares e oceanos, e hoje o mercado internacional tornou-se competitivo. Com isso, surgiram os blocos econômicos que são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Sobre as características do Acordo Mercosul, assinale a alternativa CORRETA:
a) A alíquota de importação é padronizada para as mercadorias comercializadas internacionalmente entre países signatários do Acordo Mercosul. CORRETA
b) A diferença entre os idiomas dos países-membros do Mercosul tem constituído forte obstáculo ao processo de integração. ERRADA
c) O Mercosul é uma união aduaneira perfeita. ERRADA
d) A tarifa externa comum do Mercosul cobre todos os produtos importáveis. ERRADA
4- Os avanços da tecnologia permitem comunicações imediatas com as mais distintas regiões do planeta, possibilitando que os mais diversos negócios sejam efetuados, diariamente, com empresas de variados e distantes países. No passado, a indústria nacional era protegida por barreiras que hoje já não existem. Isso faz com que empresas estrangeiras possam concorrer com as empresas brasileiras dentro de nosso próprio país. A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, ou para preservar as suas posições no mercado interno. As exportações de mercadorias e serviços são muito importantes para a geração de divisas (reservas internacionais), ajudam a balança comercial de um país e representam as importações e as exportações de bens entre os países. Com relação à exportação de produtos e serviços, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Exportar um produto é o ato de vender mercadoria e serviços para outro país, isto é, além do território nacional e/ou de nossas fronteiras. 
( F ) O aumento das vendas, gerado pela exportação, resulta em aumento de receita. Além disto, vale lembrar que estas vendas têm um grande peso tributário, gerando um aumento na arrecadação de impostos.
( V ) O aumento das vendas, gerado pela exportação, resulta em aumento de receita. Além disto, vale lembrar que estas vendas não são tributadas.
( V ) Fazer vendas ao exterior significa interagir com culturas, costumes, mercados e regras diferentes das que uma empresa está habituada, trazendo diferencial competitivo e potencial de ganhos às empresas.
5- Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal que tem como objetivo fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de importação e exportação. Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as sentenças a seguir:
I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho. CORRETA
II- Recolhimento de tributos. ERRADA
III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente. CORRETA
IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos. CORRETA
6- Foi com os fenícios que as comercializações entre países aconteceram. Assim, atravessaram mares e oceanos para fazer o intercâmbio de produtos e mercadorias entre os povos de uma região a outra. No entanto, com o passar dos séculos, muitas mudanças ocorreram para se ter uma negociação clara e aberta entre países. Nos dias atuais, os países procuram a proteção dos produtos estrangeiros de diversas formas. Não podemos importar qualquer tipo de mercadoria ou produção sem obedecer às regras internacionais de comercialização. Sobre as barreiras ao comércio internacional, analise as afirmativas a seguir:
I- As barreiras técnicas são as características técnicas que os países apontam sobre os produtos como condição para poderem entrar no país, com o objetivo de manter o controle dos produtos importados pelos órgãos anuentes. CORRETA
II- É considerado dumping quando uma empresa vende seu produto para um determinado país com valor menor do que o valor aplicado para o mesmo produto ou similar em seu próprio mercado interno. CORRETA
III- As barreiras tarifárias favorecem o importador na redução dos custos. Com isso, os preços aplicados no mercado são imbatíveis, dificultando para o produto estrangeiro competir no mercado. ERRADA
7- A evolução do comércio exterior se apresenta por meio de eventos fundamentais, como a Conferência de Bretton Woods, realizada em julho de 1944;, o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, estabelecido em 1947 e em 1995 substituído pela Organização Mundial do Comércio (OMC) com incumbência básica de aplicar as regras de livre comércio. No final da década de 1950, deu-se início aos processos de consolidação dos blocos econômicos. Os blocos econômicos se efetivaram pela redução ou até mesmo isenção de impostos e tarifas alfandegárias nas transações entre os países-membros, considerando que a integração econômica entre países contribuiu para o crescimento das empresas e de diversos setores das economias do país, contribuindo para o progresso da economia. Sobre os objetivos principais da integração regional, analise as sentenças a seguir:
I- Expandir mercados: a integração regional resulta no aumento do mercado e das transações comerciais dos países. CORRETA
II- Explorar economias de escala e maior produtividade: a expansão dos mercados oferece para as empresas a oportunidade de aumentar sua escala de operações, tanto na produçãoe quanto nas vendas. CORRETA
III- Atrair investimentos diretos e dentro do bloco: as empresas optam em investir nos países que fazem parte do bloco econômico, pelo tratamento preferencial que obtêm e pela facilitação de exportação. CORRETA
IV- Fortalecer a posição defensiva e política: a integração regional permite aos países membros do bloco econômico uma posição defensiva mais forte em relação a outros países. CORRETA
8- Para proteção comercial, os países estabelecem barreiras tarifárias. Embora não haja uma definição precisa para barreira comercial, esta pode ser entendida como qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior. As barreiras técnicas são barreiras comerciais derivadas da utilização de normas ou regulamentos técnicos. Com relação às barreiras não tarifárias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ecológica. II- Técnica. III- Subsídio. IV- Sanitária.
( III ) Doação de dinheiro por parte do governo para cobrir os custos de produção. 
( II ) Mesmo apresentando preço competitivo e de qualidade, se o produto não apresentar as exigências técnicas estabelecidas e conferidas pelos órgãos governamentais anuentes, o produto não entrará no país consumidor. 
( IV ) Este tipo de barreira possibilita que alguns países acusem injustamente outros países de que seus produtos, como remédios e alimentos, estejam prejudicando a saúde da população e, assim, interrompam a corrente de comércio. 
( I ) Este tipo de barreira possibilita que um determinado país acuse indevidamente outro de estar prejudicando seu meio ambiente através do produto que está sendo comercializado e, desta forma, proíbe sua entrada. Para que não haja algum impacto ambiental, é necessário ter certificado ecológico para a comercialização internacional.
9- No momento de importar, uma das maneiras que os países têm para evitar a contaminação de doenças e pragas à sua população é através das barreiras sanitárias e fitossanitárias, minimizando, assim, os possíveis impactos de epidemias e doenças vindas do exterior por meio da importação de vegetais, animais etc. No entanto, o uso excessivo deste tipo de barreira pode ser um meio para justificar políticas protecionistas que estão na contramão dos acordos comerciais internacionais. Deste modo, se um país for prejudicado por práticas protecionistas deste tipo de barreira, ele pode procurar um órgão competente internacional. Qual é esse órgão internacional?
a) Câmara do Comércio Internacional (CCI). ERRADA
b) Organização Comercial Internacional (OCI). ERRADA
c) Organização Mundial do Comércio (OMC). CORRETA
d) Organização das Barreiras do Comércio Internacional (OBCI). ERRADA
10- Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, estende-se também à integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles, podendo beneficiá-los, e ter um crescimento maior e em conjunto. A criação dos blocos econômicos foi de grande importância para o comércio internacional. Com relação ao processo de formação de blocos econômicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A zona de livre comércio é a etapa inicial de um processo de formação de bloco econômico.
( F ) A quarta etapa é o Mercado Comum, no qual as fronteiras são abertas para as pessoas e os investimentos.
( V ) Na etapa de união econômica, é estabelecida a moeda única.
( V ) Na etapa de união aduaneira, os países pertencentes ao bloco acordam as alíquotas do imposto de importação, para produtos importados extra-bloco são iguais.

Continue navegando