Buscar

Comércio Exterior (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- A área de comércio exterior é essencial para a economia de um país. De um lado, temos as exportações que geram lucro para as empresas e aumento das divisas para o país. Por outro lado, temos as importações que, em uma via inversa, acabam escoando as divisas. É fato que nenhum país é autossuficiente para atender a todas as necessidades geradas pelo mercado interno. No entanto, o governo pode implementar uma série de medidas para dificultar a entrada de mercadorias no país, estabelecendo alíquotas, aumentando tarifas ou impondo qualquer medida para controlar a importação de determinados produtos. Com relação ao controle do volume das importações, disserte sobre quotas de importação.
RESPOSTA: As quotas nas importações, impostas por países estrangeiros, limitam a quantidade de determinado produto, e isto acaba tornando-se uma barreira. É uma forma de manter o controle do volume das importações de determinados produtos, sendo uma determinação dos países para proteger o mercado interno. Estas restrições podem ocorrer temporariamente, não somente por ser uma ameaça à economia do país, mas também por reduzir o acesso de países competitivos na oferta de determinado produto. Estas importações podem ser carnes, carros, frutas, entre outras.
2- Com a finalidade de compatibilizar as nomenclaturas aduaneiras, foi implantado no comércio internacional pelo Conselho de Cooperação Aduaneira de Bruxelas o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH). Em 1983, o Brasil tornou-se signatário com demais países. Os países do Mercosul sentiram a necessidade de uma nomenclatura unificada, levando assim à criação da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) com base num sistema harmonizado. Um produto é codificado pela NCM nos países-membros do Mercosul, onde a NCM está correlacionada ao Sistema Harmonizado, porém com dois dígitos a mais. Assim, a NCM/SH é composta por 8 dígitos, por exemplo: 7113.20.00 (descrição: metais preciosos). Com base no exposto, disserte sobre o detalhamento da NCM/SH do número da mercadoria citada e suas respectivas classificações.
RESPOSTA: NCM/SH 7113.20.00
71 - São os dois primeiros dígitos do SH, denominado como Capítulo.
13 - Indica a Posição do Capítulo 71 = 7113
20 - Denominada Subposição = 7113.20
00 - Correspondem ao Item e Subitem (NCM) = 7113.20.00
Denominado como Classificação de Mercadorias, a partir de seus elementos é possível determinar o código correspondente na Nomenclatura, obtendo, assim, uma linguagem única entre a descrição do produto e o código numérico.

Continue navegando