Buscar

ATIVIDADE 08 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		1
        Questão
	
	
	"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência." MARX. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977, p. 23.
 Com relação ao trecho acima, assinale a única alternativa correta:
		
	
	A infraestrutura ou base material é determinada pelas ideologias
	 
	O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral.
	
	A transformação da base econômica não altera a esfera da superestrutura
	
	Trata-se do princípio da dialética que é fundamental para a perspectiva da história na teoria de Marx
	
	Na produção social de sua existência, a consciência dos homens não se altera ao longo do processo histórico, apenas as relações de produção
	Respondido em 08/09/2020 09:05:38
	
Explicação:
Para Marx, na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, e independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. Sendo que o conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	(Uffs 2011) O processo de integração e de circulação de merca¬dorias para muito além das fronteiras nacionais existe há muito tempo e não é suficiente para caracterizar algo novo. Marx e Engels já escreveram sobre isso na obra Manifesto Comunista, ainda em 1848, na qual mostram o avanço do capitalismo no mundo. Nesse sentido, podemos dizer que esse antigo processo de circulação de mercadorias é hoje designado:
		
	 
	Globalização da Economia.
	
	Política Neoliberal.
	
	Revolução Administrativa.
	
	Revolução Industrial.
	
	Legitimação do Capital Internacional
	Respondido em 08/09/2020 09:06:09
	
Explicação:
O termo globalização, apesar de novo, não traduz um fenômeno necessariamente novo, pois sinaliza o intercâmbio de atividades diversas, como as econômicas, políticas e culturais.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Como Fenômeno analisado por Marx, as mercadorias adquirem uma forma fantásticas, e são capazes de oferecer mais que utilidade, trazem felicidade, poder, status; pois ocultam as relações de produção e ganham aparência de vida própria. A premissa neste caso corresponde ao conceito marxista de:
		
	
	Burguesia
	
	Menos valia
	
	Mais valia
	 
	Fetichismo
	
	Proletariado
	Respondido em 08/09/2020 09:07:03
	
Explicação:
Karl Marx utilizou o termo fetichismo para atribuir à imagem na modernidade, como o homem tratava as mercadorias tais como sapatos, bolsas, etc., estas, que com o tempo deixavam de ser um produto estritamente humano para tornarem-se objeto de adoração, a mercadoria deixa de ter a sua utilidade atual e passa a atribuir um valor simbólico, quase que divino, o ser humano não compra o real, mas sim a transcendência que determinado artefato representa.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Segundo Marx, a divisão social do trabalho revela duas classes que se contrapõem. No modo de produção capitalista, as classes que exprimem este antagonismo dual são (adaptado de UNICENTRO 2011):
		
	
	a nobreza e a burguesia.
	
	os senhores e os escravos.
	 
	a burguesia e o proletariado.
	
	o clero e a burguesia.
	
	os servos e os senhores.
	Respondido em 08/09/2020 09:07:24
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	A ideia de alienação na sociologia de Marx é também apontada como um momento, no capitalismo, onde os homens perdem-se a si próprios e a seu trabalho. Sobre a alienação, assinale a alternativa INCOPRRETA.
		
	
	O trabalhador, alienado, é estranho ao produto de sua atividade, que pertence a outro. A consequência é que, quanto mais o trabalhador se esgota no trabalho, mais poderoso fica esse estranho mundo que não lhe pertence.
	
	O resultado imediato desta alienação do trabalhador da vida, da humanidade, é a alienação do homem pelo homem.
	 
	A alienação atende aos interesses tanto da classe trabalhadora quanto da burguesia. O produto que o homem mesmo se torna, garante-lhe seu sustento.
	
	A alienação do trabalhador relativo ao resultado, ao produto da sua atividade é vista como alienação da atividade produtiva.
	
	Como consequência da alienação da atividade produtiva, o trabalhador aliena-se também do gênero humano.
	Respondido em 08/09/2020 09:07:54
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	O ponto de partida do materialismo histórico de Marx são ¿os indivíduos reais, a sua ação e as suas condições materiais de existência, quer se trate daquelas que encontrou já elaboradas quando do seu aparecimento, quer das que ele próprio criou (...) A primeira condição de toda a história humana é, evidentemente, a existência de seres humanos vivos. (QUINTANERO: 2003, P. 31) Considerando o texto acima e seus conhecimentos acerca do assunto, analise, abaixo, o que se entende por materialismo e por histórico no contexto do materialismo histórico concebido por Marx: Assinale a alternativa que apresenta corretamente as definições de MATERIALISMO e HISTORICO:
		
	 
	Materialismo porque somos o que as condições materiais (as relações de produção) nos determinam a ser e a pensar. Histórico porque a sociedade e a política não surgem de decretos divinos nem nascem da ordem natural, mas dependem da ação concreta dos seres humanos no tempo.
	
	Materialismo porque somos o que as vontades divinas (as relações de fé e devoção) nos determinam a ser e a pensar. Histórico porque a sociedade e a política surgem de decretos divinos e nascem da ordem histórico-natural.
	
	Materialismo porque somos apegados às coisas materiais e as condições materiais (as relações de produção), determinando a nossa maneira de ser e pensar. Histórico porque a sociedade é apolítica, surgem de decretos divinos e nascem da ordem natural, independente da ação concreta dos seres humanos no tempo.
	
	Materialismo porque somos o que as condições naturais (as relações de leis naturais) nos determinam a ser e a pensar. Histórico porque a sociedade é naturalmente a política e surgem de decretos divinos, definindo, assim, nossas na sociedade.
	
	Materialismo porque somos o que as condições espirituais (relações de elevação espiritual) nos determinam a ser e a pensar. Histórico porque a sociedade e a política não surgem da ação do homem, mas da vontade divina.
	Respondido em 08/09/2020 09:08:29
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Segundo Marx, a sociedade capitalista aparece como um grande ¿depositário¿ de mercadorias. Marx faz tal análise, denunciando que: I- o trabalho dedicado à produção da mercadoria fica encoberto, aparecendo a mercadoria com um poder próprio, tornando-se um fetiche ¿ Fetichização da mercadoria. II- a mercadoria torna-se aparentemente um ser vivo animado, enquanto o homem torna-se coisa, objeto do capitalismo ¿ reificação do trabalhador. III- Na produção capitalista, o excedente de valor produzido é devolvido ao trabalhador, e assim, o trabalhador pode se beneficiar da exploração de seu próprio trabalho. Das afirmativas expostas, pode-se dizer que:
		
	 
	Somente a III está incorreta
	
	Todas estão corretas
	
	Todas estão incorretas
	
	Somente a I está correta
	
	Somente I e II estão incorretas
	Respondido em 08/09/2020 09:09:23
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	-¿A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar ecomo devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer.¿ (Chauí,M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980). Numa interpretação marxista da ideologia, é certo afirmar que:
		
	
	A ideologia sempre atua como uma forma de conscientização das classes dominadas.
	
	A ideologia, geralmente, evidencia a verdadeira realidade para conscientizar as pessoas acerca da realidade
	
	Ideologia é um sistema de ideias que independem da classe social, e portanto não possui relação com a classe dominante
	 
	A ideologia atua por meio de uma ilusão, e como tal, é capaz de criar uma representação abstrata e invertida do real, criando uma aparência social.
	
	A ideologia, diferentemente alienação, não permite que os homens aceitem uma realidade ¿invertida¿, alheia à sua condição.

Continue navegando