Buscar

16

Prévia do material em texto

1.
		Quanto as implicações forenses, três quadros de alteração patológica do humor apresentam importante repercussão. São eles :
	
	
	
	Transtorno de personalidade antisocial, esquizofrenia e depressão
	
	
	Depressão pós-parto, Depressão Maior e Transtorno Bipolar.
	
	
	Esquizofrenia, Parafilias, Narcisismo.
	
	
	Depressão, Esquizofrenia e Transtorno Bipolar.
	
	
	Borderline, Retardo Mental e Demência.
	
Explicação:
.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Para o Dr. Thomas Szasz, médico psiquiatra húngaro, falecido em 2012, era um crítico da psiquiatria clássica das sociedades modernas. Para ele, é necessário que a concepção de doença mental seja revista de forma crítica. Parte do pensamento deste médico pode ser compreendida a partir do vídeo Dr. Thomas Szasz e a Psiquiatria, disponibilizado em nossa disciplina. Considerando as ideias de Szasz, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	A medicalização psiquiátrica não é um tratamento, mas um envenenamento.
	
	
	É necessário combater a coerção psiquiátrica no mundo atual.
	
	
	Nenhuma doença ou desvio do comportamento é uma doença.
	
	
	O Trastorno do Défict de Atenção (TDA), embora seja uma doença mental, não necessita de tratamento.
	
	
	Rotular uma criança como doente mental é uma estigmatização.
	
Explicação:
Para Szasz, transtornos mentais não podem ser vistos como doenças mentais. Na realidade, a classificação dos desvios do comportamento como doenças mentais estão em função de um perspectiva coercitiva da psiquiatria, de um domínio médico. Nesse sentido, o Transtorno do Déficit de Atenção, bem como outros "transtornos" de comportamento, não devem ser vistos como doenças.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Drª Joana conquistou uma vaga em escritório de advocacia renomado. Dedicava 12 horas do seu dia ao trabalho, entendendo que sua presença era imprescindível para alcançar suas metas de reconhecimento e ascensão profissional. Completos três anos no escritório, com promessa de assumir uma chefia de departamento, a Drª se descobre grávida. Trabalhou durante todo o período de gravidez, entretanto, a aproximação do nascimento do bebê veio acompanhada de transformações no humor da Drª, o que foi atribuído a alterações hormonais típicas da gravidez. O parto ocorreu em seu apartamento, seu filho foi encontrado algumas horas depois, ainda com o cordão umbilical, jogado no jardim do prédio. Quanto á psicose puerperal é incorreto afirmar:
	
	
	
	d) O risco aumenta se existe história de transtorno de humor na paciente ou na sua família;
	
	
	a) A psicose puerperal ou pós-parto, desencadeada pelo parto, assemelha-se às psicoses (estado mental em que o indivíduo perde o contato com a realidade) de curta duração;
	
	
	e) Do ponto de vista da prática do delito, tem grande importância a possibilidade de ocorrerem alucinações auditivas, com vozes ordenando à paciente que esta mate o bebê.
	
	
	b) A psicose puerperal pode ocorrer no período de até doze anos após o parto, tempo em que o filho deixa de ser criança e a mãe passa a entendê-lo como companheiro
	
	
	c) Uma síndrome clínica caracterizada por delírios e depressão graves; os pensamentos sobre a vontade de ferir o bebê recém-nascido não são incomuns e representam um perigo real;
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Assinale a alternativa ERRADA sobre as caraterísticas de um indivíduo mentalmente saudável, de acordo com Fiorelli; Fiorelli; Malhadas Junior (2015):
	
	
	
	Enfrenta os desafios e mudanças da vida cotidiana.
	
	
	Compreende que é perfeito
	
	
	Funções mentais superiores preservadas.
	
	
	Vivencia uma vasta gama de emoções.
	
	
	Entende que não pode ser tudo para todos.
	
Explicação:
Não existe um indivíduo perfeito. Ter consciência dos problemas, dificuldades e necessidasdes, portanto, da imperfeição, é condição para busca de relações com os outros e para vida em sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma das atualizações mais recentes à Constituição Federal, incluído pela Emenda Constitucional 65 de julho de 2010, em relação aos Direitos da Infância e Juventude, foi a criação do(a):
	
	
	
	Estatuto da Juventude
	
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente
	
	
	Conselho Tutelar
	
	
	Código de Menores
	
	
	Convenção sobre os Direitos da Criança
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Considere a relação entre o transtorno mental e algumas possíveis características:
I - Transtorno obsessivo-compulsivo. Características: comportamento ritualístico envolvendo repetição de um comportamento estereotipado.
II - Transtorno de ansiedade. Características: ausência de sentimento de prazer e perda do interesse pelas atividades.
III - Mania. Características: otimismo exagerado, autoestima aumentada e a falta de controle sobre os atos.
IV - Transtorno de estresse pós-traumático. Características: percepção pelo indivíduo de que tudo o que acontece é por sua influência e sente-se perseguido por uma pessoa.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	I, III, apenas
	
	
	I, II, III, apenas
	
	
	II, III, apenas
	
	
	I, III, IV, apenas
	
	
	I, IV, apenas
	
Explicação:
Ausência de sentimento de prazer e perda do interesse pelas atividades são caracterísiticas da depressão.
Percepção pelo indivíduo de que tudo o que acontece é por sua influência e sente-se perseguido por uma pessoa de perturbações do pensamento e da percepção.

Continue navegando