Buscar

Livros Sagrados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
		UMEF “ILHA DA JUSSARA”
	DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO
	TEMA: O ASPECTO SAGRADO DAS RELIGIÕES
	PROFESSOR: EDMILSON FERREIRA DE SOUZA
LIVROS SAGRADOS
 
Os livros sagrados são registros escritos da relação do ser humano com Deus nas diversas religiões. Sua finalidade é preservar os costumes e rituais de determinada religião através dos tempos e já existiam bem antes da criação dos mais antigos best-sellers mundiais.
Daremos início ao assunto falando sobre o livro sagrado do cristianismo. A Bíblia dos cristãos é um livro singular, inspirado por Deus e escrito por diferentes sacerdotes, reis, escribas, profetas e poetas. Esse conjunto de escritos sagrados chegou até nós, atravessando os séculos, por meio dos cristãos e do povo judeu. A Bíblia é considerada como o livro mais vendido de todos os tempos, alcançando a poderosa marca de 6 bilhões de exemplares. Além desse, a Bíblia conta com outro recorde: é o livro mais traduzido da história, com mais de 2 mil línguas e dialetos. Certamente, nenhuma outra obra foi capaz de chegar à tantos povos quanto a palavra de Deus.  
Existem diferentes versões para a Bíblia e com algumas diferenças entre elas. A principal diferença entre elas está na quantidade de livros ou capítulos existentes, como também na forma de encadernação, formatação, e empacotamento mercadológico. Hoje em dia, é possível encontrar bíblias reduzidas, bíblias rimadas, bíblias infantis, bíblias para a mulher dentre várias outras. De forma geral, existem apenas dois tipos principais de versões bíblicas. De um lado, temos as chamadas “Bíblias da Reforma”, que são aquelas versões utilizadas incessantemente através dos séculos pelos fiéis. Do outro lado, temos as bíblias alexandrinas, que foram introduzidas recentemente entre os protestantes e são baseadas em alguns poucos manuscritos alexandrinos. 
Mas, Independente de suas versões, a bíblia continua sendo um verdadeiro sucesso com o passar dos anos, atraindo a atenção não só dos praticantes do cristianismo, mas também de curiosos, estudiosos e pesquisadores da religião. 
A Bíblia Sagrada nos orienta a compreendermos a dimensão espiritual da vida e de como o relacionamento com Deus pode nos tornar pessoas justas, bem-sucedidas, felizes. E o mais importante: a Bíblia nos ensina que a vida é passageira e que há uma outra vida após a morte: a Vida Eterna.
Outros livros sagrados: Alcorão ou Corão no islamismo; Vedas no hinduísmo; Torá no judaísmo; Tripitaka no budismo.
RITOS SAGRADOS
Pra inicio de conversa, o rito faz parte da vida de todos. Pois o rito é toda ação ou gesto que fazemos de forma repetitiva, e que tem como finalidades reforçar, aprender e lembrar de nossas experiências. No contexto religioso o rito se torna sagrado à medida em que marca uma passagem de estado de vida para outro e torna o fiel cada vez mais em sintonia com o Deus. Os ritos sagrados acompanham nossa vida desde o nascimento até a morte. Cada tradição religiosa, procura manter a fé e esperança de sua comunidade realizando seus ritos. Religião nenhuma sobrevive sem ritos. Cabe a cada um de nós respeitar os ritos sagrados que existem e procurar manter aqueles que fazem parte da religião de cada um. Exemplos de ritos sagrados: o Batismo, a Santa Ceia (nas igrejas evangélicas) ou a Eucaristia (na Igreja Católica), o casamento religioso, a Crisma, o velório e as cerimônias fúnebres etc.
1. 2. 3. 
QUESTIONÁRIO:
1. O que são livros sagrados?
2. Qual é a finalidade dos livros sagrados?
3. Qual é o livro sagrado dos cristãos?
4. Quem inspirou a Bíblia e quem a escreveu?
5. Existem dois principais tipos de versões bíblicas. Quais são elas?
6. O texto afirma que a Bíblia Sagrada nos orienta a compreender a dimensão espiritual da vida. Que tipo de pessoa o relacionamento com Deus pode nos tornar?
7. Qual é o livro sagrado do islamismo? E do judaísmo?
8. O que é um rito?
9. Quando um rito se torna sagrado?
10. Nas figuras numeradas do final do texto, estão representados vários ritos sagrados. Quais ritos sagrados estas figuras representam?

Outros materiais