Buscar

Tecnologia da construção aula 9

Prévia do material em texto

Na aplicação de revestimentos cerâmicos, as juntas que têm como função compensar a diferença de tamanho das placas cerâmicas, facilitar o alinhamento das placas, acomodar tensões oriundas da dilatação térmica e expansão por umidade sem transmitilas para outras peças e, ainda, facilitar a troca de peças, são denominadas juntas
		
	
	estruturais.
	
	longitudinais de construção.
	 
	de assentamento.
	
	de movimentação.
	
	flexíveis seladas.
	Considere as condições necessárias para a melhoria da produtividade na produção de revestimento cerâmico interno de paredes apresentadas abaixo. I. Panos grandes de revestimento, sem interferências, prejudicam e comprometem a produtividade. II. Uma paginação que leve em conta princípios modulares diminui o número de peças cortadas. III. Uma base regular minimiza a necessidade de acerto geométrico pela camada de assentamento. IV. É produtivo voltar às pequenas áreas inicialmente não liberadas para ajustes, assim como, trabalhar fazendo pequenas quantidades de cada vez. Está correto o que se afirma em
		
	
	I, II e IV, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	I e III, apenas.
	
	II, III e IV, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	O serviço realizado, no prazo mínimo de 10 dias após execução da alvenaria, para a ligação do fundo da viga superior com a alvenaria é denominado
		
	
	reforço da viga
	 
	encunhamento
	
	estruturação
	
	preenchimento
	
	junta de dilatação
	Pisos cerâmicos podem ser assentados com argamassa de cimento e areia. Para prevenir a ocorrência de problemas, é recomendável:
		
	
	o assentamento com observação de folgas, de 1 a 3 mm, entre as peças cerâmicas, em função da localização, interna ou externa, do piso.
	 
	A cada peça deve haver uma junta mínima de 1,5mm.
	
	a adoção de juntas de movimentação longitudinais e/ou transversais, para os pisos internos com área igual ou superior a 50 m².
	
	a solidarização entre o piso cerâmico e as paredes laterais e pilares, evitando movimentações diferenciadas entre o piso e esses elementos.
	
	o emprego de argamassas mais rígidas, com maiores teores de cimento, garantindo a maior aderência para o piso cerâmico.
	Considere as condições necessárias para a melhoria da produtividade na produção de revestimento cerâmico interno de paredes apresentadas abaixo. I. Panos grandes de revestimento, sem interferências, prejudicam e comprometem a produtividade. II. Uma paginação que leve em conta princípios modulares diminui o número de peças cortadas. III. Uma base regular minimiza a necessidade de acerto geométrico pela camada de assentamento. IV. É produtivo voltar às pequenas áreas inicialmente não liberadas para ajustes, assim como, trabalhar fazendo pequenas quantidades de cada vez. Está correto o que se afirma em:
		
	
	I, II e IV, apenas
	
	I e III, apenas.
	
	II, III e IV, apenas
	 
	II e III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	A variada gama de revestimentos de piso disponíveis no mercado exige atenção no momento da especificação pelo projetista. O revestimento deve ser adequado às condições de utilização e manutenção a que será submetido. Também se deve considerar a questão estética e os custos para implantação. Com relação à escolha do revestimento, é correto afirmar:
		
	
	Pisos cerâmicos do tipo PEI 1 são indicados para área com grande movimentação de pessoas e veículos.
	
	Revestimentos de pedras naturais (rochas) são muitos especificados nas obras porque são adequados a qualquer ambiente, independente da resistência mecânica do material.
	 
	Pisos vinílicos são recomendados apenas para uso interno, pois perdem a cor com a exposição ao sol e não resistem à chuva e água, que provocam o seu descolamento.
	
	Os revestimentos cerâmicos do tipo porcelanato esmaltado têm índice de absorção de água superior a 0,5%.
	
	Revestimentos de madeira do tipo tacos ou parquetes são do tipo flutuante (assentados sobre manta plástica).
	(FCC, 2009) Um tanque, com formato retangular medindo 13,00 m × 6,00 m e profundidade de 2,00 m, deve ser revestido com argamassa. O volume de argamassa necessário para revestir esse tanque, considerando a espessura média do revestimento de 15 mm, é de
		
	
	2,16 m³.
	
	2,47 m³.
	
	2,20 m³.
	 
	2,31 m3.
	
	2,00 m³.
	A resistência de determinado piso, é medida pelo método PEI (Porcelain Enamel Institute). Para áreas públicas ou de grande circulação, como shoppings, aeroportos etc. O piso a ser utilizado, deverá ter resistência à abrasão do tipo:
		
	
	PEI 4;
	
	PEI 1;
	 
	PEI 5.
	
	PEI 2;
	
	PEI 3;

Continue navegando