Buscar

atividade corona vírus

Prévia do material em texto

1° questão
a) O RT-PCR é o teste de diagnóstico do COVID-19, indicado para quem apresenta os sintomas da doença. O teste se baseia na detecção do RNA do vírus SARS-CoV-2 presente nas amostras analisadas. Geralmente a amostra é obtida raspando a nasofaringe. O teste RT-PCR converte o RNA do corona vírus em DNA, o DNA é então ampliado, caso haja a presença de material genético do vírus na amostra, sondas detectam o material genético e emitem um sinal. Este sinal é transmitido pelo equipamento e é convertido em um diagnostico, caso seja positivo o paciente está com COVID-19.
b) A sorologia é um teste diagnóstico da COVID-19 feito através da amostra de sangue do paciente, este teste é feito analisando a imunidade do corpo do paciente em relação ao corona vírus com a detecção de anticorpos IgM, IgA e IgG, presente em pessos que tiveram contato ao SARS-CoV-2. Este teste é feito a partir do 10° dia depois do primeiro sintoma, pois o corpo só produz anticorpos para o vírus quando a infecção está instalada.
Assim como outros exames de sangue laboratoriais, a sorologia é feita através da coleta de sangue venoso. Este sangue coletado é colocado em um tubo esterilizado e em seguida feita a análise por meio de uma reação imunológica através de metodologias conhecidas como ELISA ou quimioluminescência, utilizado para a detecção e quantificação de anticorpos que foram produzidos pelo corpo do paciente.
c) O RT-PCR é uma técnica ideal para o diagnóstico do COVID-19 em seus estágios iniciais de encubação, já a técnica de sorologia é mais adequado para o diagnóstico após os 10 primeiros dias após o primeiro sintomas devido a sua limitação de detecção nos estágios iniciais da doença.
2° questão
Terapia com citocinas – está terapia utiliza as citocinas, que são substâncias produzidas por células do sistema imunológico e ajudam o corpo a combater o câncer, infecções e outras doenças. Elas desempenham um importante papel na resposta imune do organismo. As citocinas podem, também, ser produzidas em laboratórios para o uso em tratamentos de diferentes doenças. As medicações de citocinas podem ser injetadas na veia (intravenosa), abaixo da pele (subcutânea) ou no tumor (intralesionalmente). Dependendo do tratamento, as citocinas podem ser tomadas diariamente, várias vezes por semana ou uma vez por semana. As citocinas são impulsionadores gerais do sistema imunológico. Eles reagrupam as defesas do seu sistema imunológico para combater as células cancerígenas.
Vacinas de células dendríticas – As células dendríticas são células do sistema imunológico que tem a função de regular a imunidade. Estas células são os vigias do sistema imunitário e percorrem todo o organismo na procura de corpos estranhos. Quando alguma anomalia é detectada as células dendríticas vão até os nódulos linfáticos e ativam os glóbulos brancos para que a resposta imunológica se inicie. A terapia com as células dentríticas tem a finalidade de captar agentes estranhos, como por exemplos os tumores, fazendo o organismo ter uma forte resposta imunológica. O essencial nesta técnica está no desenvolvimento de uma vacina com a capacidade de promover uma resposta imunológica forte o suficiente para destruir o tumor.
3° questão
Resposta: A célula infectada pelo vírus secreta interferon que atua de forma parácrina, protegendo as células adjacentes não infectadas e de forma autócrina, inibindo a replicação viral.
4° questão
A quimioterapia (em roxo) possui a menor taxa de sobrevivência dentre as terapias apresentadas devido ser uma terapia agressiva e tóxica para o organismo. A terapia com alvo genético (em azul) apresenta uma melhora em relação a quimioterapia. A terapia de checkpoint imunológico (em verde) melhora a sobrevida média, mas notavelmente também fornece respostas duráveis ​​a longo prazo, elevando a cauda da curva de sobrevivência. Na imunoterapia combinada (em vermelho) vemos que quando combinadas, é provável que essas terapias tenham um efeito terapêutico aditivo ou mesmo sinérgico que não apenas melhoraria potencialmente a sobrevida mediana, mas também aumentaria a cauda da curva de sobrevida, aumentando o número de pacientes que apreciam o benefício clínico a longo prazo
5° questão
1) O corona vírus possui tempo de incubação de 2 a 14 dias, sendo importante o isolamento por no mínimo 14 dias após surgirem os sintomas para evitar o contágio para outras pessoas;
2) O contágio se dá pelo ar através de gotículas de saliva, tosse, espirro, catarro e o toque, ou seja, o vírus é transmitido de pessoa para pessoa, então evitar o contato físico entre as pessoas é uma forma de se evitar o contagio.
3) A principal forma de prevenção até o momento é o isolamento social, ou ficar em casa, para diminuir as chances de contágio.
6° questão
Resposta: Imunidade passiva é a imunidade adquirida através de transferência de anticorpos ou linfócitos de indivíduo imunizado. Um exemplo disso é a passagem de anticorpos maternos para o feto através da placenta.
7° questão
a) Há fatores comuns que podem gerar um falso negativo como por exemplo: coleta de amostras inadequada; equipamento com defeito; erro humano. Porem há fatores específicos do teste de Covid-19 como a quantidade de vírus presente na amostra ser menor do que a capacidade de detecção do equipamento.
b) A metodologia aprovada foi a imunocromatografia que funciona emitindo uma cor derivada de uma reação química entre o antígeno e o anticorpo, obtendo uma resposta conhecida como IGM e IgG.
c) O profissional farmacêutico deve orientar às pessoas que estão realizando o exame de COVID-19 sobre a detecção de anticorpos que só é possível após o sétimo dia depois do surgimento do primeiro sintoma, isto indica caso tenha tido contato anterior com o vírus, e isto não confirma a presença da doença ou que esteja havendo transmissão do vírus. O profissional deve então orientar sobre os cuidados preventivos de higiene e distanciamento social, muito importante para prevenção da doença. Caso seja detectado o estágio grave dos sintomas o profissional deve orientar o usuário a procurar um serviço de referência o quanto antes.
8° questão
Resposta: Os órgãos linfoides são a medula óssea, onde são gerados os linfócitos B e T, e o timo, onde os linfócitos T se desenvolvem; os órgãos linfoides secundários são os linfonodos, o baço, o sistema imune cutâneo e o sistema imune mucoso.
9° questão
O baço é um órgão altamente vascularizado e participa na manutenção do sistema imunológico removendo imunocomplexos e fagocitando microrganismos recobertos por anticorpos (opsonizados).
10° questão
A resposta imune a tumores ocorre através das células T auxiliares que identificam as células cancerígenas provenientes de tumores. As células T auxiliares, são ativas e produzem citocinas, dessa forma elas auxiliam as células B na produção de anticorpos. As citocinas INFN-gama ativam então macrófagos para deter o tumor. Outra célula auxiliada são as células T citotóxicas tumor-específicas, estas reconhecem antígenos de tumores do MHC classe 1 e mediam a lise do célula tumoral. Em tumores que exibem diminuição de antígenos MHC, células NK são importantes na mediação da rejeição tumoral.

Continue navegando